O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como fazer mapa Parallax seguir o personagem no Maker MV

Iniciado por Deusgone, 16/04/2018 às 10:10

16/04/2018 às 10:10 Última edição: 23/04/2018 às 16:05 por Corvo
Primeiramente bom dia, galera eu sou novo no rpg maker, comecei por agora, e estou no MV porque queria fazer algo de forma com que futuramente pudesse rodar em dispositivos móveis e etc, a questão é que eu não sou muito de usar o sistema de criação de mapas do próprio programa, e decidir fazer um mapa no photoshop programa qual uso desde criança e dou aula em uma instituição física, desenhei o mapa todo em 48x48, coloquei a imagem tava certinha , mas quando inicio o jogo o personagens só andam por um pedaço do mapa, o resto não da pra ver, como se ela ficasse presa e não corre-se junto com os personagens.

OBS: Vi que no VX ACE tem um script chamado Tilelock, mas não achei nada do tipo pro MV.

Bem vindo Deusgone, vamos ao problema:
Você quer que a imagem do mapa fique fixa enquanto o jogador caminha sobre ela, certo? Se for este o caso, O MV facilita bastante. Você só precisa colocar um ponto de exclamação no início do nome do arquivo. Por exemplo: !mapa01.png. Agora, se o personagem está preso, você precisa colocar um tile passável transparente por onde for permitido que o jogador se mova. No database, na configuração de tiles, basta marcar um quadro sem imagem alguma com uma bolinha e, no mapeamento, colocar esse quadro sobre a imagem.

16/04/2018 às 10:27 #2 Última edição: 16/04/2018 às 10:42 por Deusgone
Citação de: Corvo online 16/04/2018 às 10:22
Bem vindo Deusgone, vamos ao problema:
Você quer que a imagem do mapa fique fixa enquanto o jogador caminha sobre ela, certo? Se for este o caso, O MV facilita bastante. Você só precisa colocar um ponto de exclamação no início do nome do arquivo. Por exemplo: !mapa01.png. Agora, se o personagem está preso, você precisa colocar um tile passável transparente por onde for permitido que o jogador se mova. No database, na configuração de tiles, basta marcar um quadro sem imagem alguma com uma bolinha e, no mapeamento, colocar esse quadro sobre a imagem.

Cara você é onipresente né? Obrigado pela atenção e pela velocidade rsrs, eu sou muito newbie nisso ainda, só manjo de photoshop e programas de design, ainda não usei muito o rpg maker por ter pouquissimo tempo livre, estou esperando o fim do semestre na faculdade pra me dedicar ao máximo, muito OBRIGADO de coração, vou testar isso hoje mesmo, quanto ao tamanho pra ficar exatamente é só multiplicar a altura e a largura pelo valor de pixels do mapa certo? Ex: meu mapa é 48x48, logo a altura e largura são iguais então, 48x48 = 2304x2304 ?

Citação de: Corvo online 16/04/2018 às 10:35
Pô, eu queria ser onipresente, mas lá no Canadá.  :rick9:

Exatamente. Isso poque o MV usa 48x48 como tamanho padrão para um tile. Se o seu mapa possui 48 tiles horizontais por 48 verticais a imagem - para completar todo o espaço - deverá ter 2304 pixel de altura e largura. Sempre que você fizer uma imagem que vá aparecer no mapa é bom levar esse número em consideração. Só tome cuidado: mapas em parallax muito grandes podem tornar seu jogo pesado. E não se preocupe, conforme for se familiarizando com a ferramenta você vai ver que ela é bem fácil de se usar.

Esteja à vontade para perguntar sempre que uma dúvida aparecer. o/

Muito obrigado novamente, eu fiz o mapa só pra treinar o mapeamento mesmo, depois que eu começar a criar  os que irei usar no projeto, vou postar alguns pra a galera me dar algumas dicas do que melhorar, acredito que um feedback é sempre bem vindo, mas irei precisar de ajuda realmente pra criar personagens, eu sou péssimo com isso, até pensaria em usar os do gerador do MV, mas eles são estranhamente pequenos e redondinhos, queria uns maiores do tamanho dos personagens de ragnarok por exemplo.

Pô, eu queria ser onipresente, mas lá no Canadá.  :rick9:

Exatamente. Isso poque o MV usa 48x48 como tamanho padrão para um tile. Se o seu mapa possui 48 tiles horizontais por 48 verticais a imagem - para completar todo o espaço - deverá ter 2304 pixel de altura e largura. Sempre que você fizer uma imagem que vá aparecer no mapa é bom levar esse número em consideração. Só tome cuidado: mapas em parallax muito grandes podem tornar seu jogo pesado. E não se preocupe, conforme for se familiarizando com a ferramenta você vai ver que ela é bem fácil de se usar.

Esteja à vontade para perguntar sempre que uma dúvida aparecer. o/