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[Atualizado]Pixel Game Maker MV anunciado para PC

Iniciado por LeonM², 09/05/2018 às 23:25

09/05/2018 às 23:25 Última edição: 10/05/2018 às 09:31 por LeonM²

Na ultima publicação da revista Weekly Famitsu, foi revelado dos criadores de RPG Maker MV, o Pixel Game Maker MV.

Pixel Game Maker MV será uma ferramenta para desenvolvimento de jogos de ação 2D no mesmo estilo e qualidade dos jogos de ação da era 16 bits, Super Nintendo e Sega Genesis.

O desenvolvimento está em cerca de 70%



Mais informações:
> PGMMV será lançado no Japão, neste verão(nosso inverno), por 9,800 yen (R$ 321,44 em conversão livre, pela Steam o valor pode cair cerca de 40-50%, provavelmente).
> Você poderá criar um jogo de qualquer estilo livremente, de side-view para topdown, e facilmente adicionar multijogador local offline para até 4 jogadores;
> Não é necessário conhecimentos em programação para qualquer ação, e alem de jogos de rolagem de ação padrão (creio que estejam falando de shooters ou beat'em up), também será possível criar Metroidvania, ou até mesmo jogos de corrida de alta velocidade e física elaborada como jogos da serie Sonic Hedgehog;
> Amplitude da manipulação de imagens, você pode casualmente aumentar, diminuir, e girar as imagens. Também é possível usar videos para fundo de cenário (pelo menos foi isso que entendi). Imagens e musica de outros programas da série Maker podem ser usados;
> Dependendo de como usa-lo, poderá até fazer jogos de tiro. O programa ira suportar expansão de funcionalidade por plugins;
> Pixel Game Maker MV será jogável/usável na BitSummit Vol. 6 no dia 12 de Maio (quem tiver mais informações sobre isso poste que eu adiciono ao tópico).


[Atualizado 10/05]
Já saiu o site oficial.
https://tkool.jp/act/en/index.html
O nome oficial é Pixel Game Maker MV, ele ira usar JS e será focado em jogos pixel perfect, 16 bits. Entretanto não há nada confirmado sobre limitações gráficas similares ao 2k3.
Ele vai estar na Steam Early Access neste verão, novamente nosso inverno.

Sobre a BitSummit:
CitarBitSummit é o maior festival de jogos indie no Japão, realizado em Kyoto! Você pode se divertir jogando e jogando cerca de 100 títulos de jogos que foram lançados durante o desenvolvimento, nacionais e internacionais passando pela seleção, antes do lançamento! Além disso, os jurados selecionarão vários jogos dos jogos exibidos e um prêmio será concedido! Não há dúvida de que você pode encontrar jogos atraentes que você ainda não conhece! Conteúdo atraente como eventos de palco, comida, venda de mercadorias, etc. também são enriquecidos!


Fonte: https://gematsu.com/2018/05/action-game-maker-mv-announced-for-pc
Obrigado Gematsu pela matéria original que traduzi.
Demais agradecimentos no próprio link da fonte.
Qualquer erro na tradução avisem, em itálico e entre parenteses são adições minhas.
Corvo pelo link do site oficial e pela info sobre a BitSummit.




Só um comentário meu, vai virar mais modinha ainda jogos Metroidvania.

Se já é um inferno criar plugins multiplataforma, imagina programar tomando cuidado com o modo de jogo :/
De qualquer forma, até que enfim uma novidade. Estou interessado só na linguagem que isso vai usar.
Obs: A arte está fenomenal, aliás.

Pesquei a matéria que traduziram para a que você traduziu.

Pelas imagens me parece mais promissor que o próprio MV. Não sei se essa limitação quanto aos gráficos será uma limitação, de fato. Mas seria interessante se fosse. Evitaria que o pessoal tascasse imagens aleatórias no jogo e fizesse uma bagunça - como todos fizemos no início. O 2k3, por exemplo, só aceita imagens 16bit no próprio editor. Ou seja, o seu jogo vai manter um mínimo de harmonia e um tamanho razoável quer você queira ou não.

Gostei do que foi mostrado na matéria (a versão em japonês tem mais detalhes). Física, eventos organizados visualmente, tiles com tamanho personalizável. Mas nada sobre a linguagem, deve sair em Js, infelizmente. O preço já não me incomoda. Em promoção isso deve sair por setenta reais ou menos. Acho difícil esse 'Pixel Game Maker' competir com Construct2, Clickteam e GameMaker, mas não custa tentar. Vamos ver no que dá.

Ah, já tem site, mas está vazio.

Citação de: Corvo online 10/05/2018 às 08:16
Pesquei a matéria que traduziram para a que você traduziu.

Pelas imagens me parece mais promissor que o próprio MV. Não sei se essa limitação quanto aos gráficos será uma limitação, de fato. Mas seria interessante se fosse. Evitaria que o pessoal tascasse imagens aleatórias no jogo e fizesse uma bagunça - como todos fizemos no início. O 2k3, por exemplo, só aceita imagens 16bit no próprio editor. Ou seja, o seu jogo vai manter um mínimo de harmonia e um tamanho razoável quer você queira ou não.

Gostei do que foi mostrado na matéria (a versão em japonês tem mais detalhes). Física, eventos organizados visualmente, tiles com tamanho personalizável. Mas nada sobre a linguagem, deve sair em Js, infelizmente. O preço já não me incomoda. Em promoção isso deve sair por setenta reais ou menos. Acho difícil esse 'Pixel Game Maker' competir com Construct2, Clickteam e GameMaker, mas não custa tentar. Vamos ver no que dá.

Ah, já tem site, mas está vazio.
Aparentemente já entrou mais informações no site, parece que vai ser uma engine voltada para jogos pixel perfect, não sei quanto a limitação similar ao 2k3, mas provavelmente não vai ter tal limitação.
E sim infelizmente vai ser JS, mas parece que vai ter extensão do editor por plugins, talvez editores customizados, mas só suposição minha.
O nome é Pixel Game Maker MV.
Obrigado por ir mais a fundo, eu to com a internet a 30kbps e não pude ir atras de mais informação.
Vou atualizar o tópico. Agradeço o link do site.

Me esqueci do tal BitSummit. Aparentemente é:

CitarBitSummit é o maior festival de jogos indie no Japão, realizado em Kyoto! Você pode se divertir jogando e jogando cerca de 100 títulos de jogos que foram lançados durante o desenvolvimento, nacionais e internacionais passando pela seleção, antes do lançamento! Além disso, os jurados selecionarão vários jogos dos jogos exibidos e um prêmio será concedido! Não há dúvida de que você pode encontrar jogos atraentes que você ainda não conhece! Conteúdo atraente como eventos de palco, comida, venda de mercadorias, etc. também são enriquecidos!

Podemos dizer que é a 'BGS' local. A Kadokawa com certeza terá um estande com demonstrações do programa por lá.

Não me interesso pelo programa porque nunca foi minha intenção criar jogos desse gênero, mas me interessa estarem surgindo novas engines pra criação fácil de jogos amadores, já saiu um Visual Novel Maker e agora esse Pixel Game Maker... podemos interpretar isso como um aumento no interesse do pessoal em criação de jogos (ao menos no Japão, mas uma hora chega aqui) além de aumentarem as chances de daqui a pouco jogos nessas engines estarem se destacando no cenário indie.

Infelizmente vai ser JS de novo :flipstable: Nem pra ser C++ ou C#.
Bem, de qualquer forma vale mais a pena comprar isso aí que o MV. Embora não esteja muito feliz com o que eles fizeram ultimamente, tô interessado pela artwork deliciosa.

Spoiler
Citação de: Sotelie online 10/05/2018 às 12:59
Infelizmente vai ser JS de novo :flipstable: Nem pra ser C++ ou C#.
Bem, de qualquer forma vale mais a pena comprar isso aí que o MV. Embora não esteja muito feliz com o que eles fizeram ultimamente, tô interessado pela artwork deliciosa.
[close]

Eu preferia até Ruby em vez de JS, mas C# seria realmente muito bem vindo também.
Se algum dia estiver por 50 reais e eu tiver dinheiro provavelmente vou comprar, eu fiquei bem interessado, apesar do JS.


Spoiler
Citação de: Uhtred online 10/05/2018 às 10:15
Não me interesso pelo programa porque nunca foi minha intenção criar jogos desse gênero, mas me interessa estarem surgindo novas engines pra criação fácil de jogos amadores, já saiu um Visual Novel Maker e agora esse Pixel Game Maker... podemos interpretar isso como um aumento no interesse do pessoal em criação de jogos (ao menos no Japão, mas uma hora chega aqui) além de aumentarem as chances de daqui a pouco jogos nessas engines estarem se destacando no cenário indie.
[close]

Os recursos apresentados foram bem interessantes, não diria que ela é voltada para algum estilo de jogo fixo pois o RPG Maker já foi usado para varios jogos diferentes, então os limites vai de quem usar mesmo.



O maior diferencial que me chama atenção é o foco no pixel perfect, se tiver uma resolução alterável sem estragar, distorcer os gráficos, de forma que mantenha os pixels proporcionais, ao contrário da maioria dos RM's, já seria um excelente diferencial que iria me fazer ignorar o fato de usar JS.

Outra coisa que chama bastante atenção é o editor de partículas. Entretanto eu creio que será similar ao sistema de animação do RPG Maker, eu realmente espero que seja algo novo, mas vindo deles não esperaria algo muito diferente.

Mas é bom ver que estão variando do RPG Maker, como o Uhtred falou, saiu o VNM, agora esse PGMMV, eu não me surpreenderia em ver no futuro alguma engine para jogos de corrida similar a Top Gear ou Rock'n Roll Racing, ou então uma engine para jogos de estratégia.

12/05/2018 às 12:43 #8 Última edição: 12/05/2018 às 12:45 por King Gerar
Opa, coisa nova chegando aí! Acho que eu nem veria se não fosse tu ter postado aqui. Me espanta não terem dado muita bola para a novidade na RMWeb, talvez por não ser a Degica a publica, a galera lá não quer levantar muito o assunto.

Eu realmente não sei o que esperar, mas minhas expectativas estão baixas. To bem servido com a Construct 2 se for voltado a plataformas mesmo, e imagino que eu não abandonaria ela para pegar um "RPG Maker de plataforma". A galera lá parece aprender muito devagar e por mais que lancem versões novas dos produtos, cada versão fica faltando uma coisa ou outra.

O interessante, ao que parece, é que a programação vai acontecer por fluxogramas, que é bem mais intuitivo. Se não me engano a VN Engine já funciona meio que por esse caminho. Quanto às cores, pela primeira screenshot do site oficial e se for possível mesmo colocar vídeo como background eu acho que vão seguir com os 16 milhões de cores mesmo. E, francamente, me virem com limite gráfico já seria motivo de crítica.

Ah, e é bom dar atenção ao fato de o acesso antecipado é que será lançado na próxima estação, não é o programa completo.

Seria bom mover o tópico à área principal da comunidade, mas sem tu poder editar lá vai ficar impossível atualizar o tópico.