O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Erro ao iniciar projeto

Iniciado por lucasmota, 13/05/2018 às 15:43

13/05/2018 às 15:43 Última edição: 13/05/2018 às 15:47 por King Gerar
Boa tarde galera.

Comprei recentemente o RPG Maker MV na Steam. Ao criar meu projeto aparentemente funcionava tudo certo. Só que sempre que tento testar o jogo acontece um erro que não encontrei em lugar nenhum como resolver. Vou tentar descrever o erro:

1 - Quando abro o jogo em modo de teste pela primeira vez após ligar meu computador e ele abre normalmente;
2 - Uma vez aberto, ele funciona perfeitamente por uns 5 segundos. Daí ele congela a tela onde estiver por uns 10 segundos. Depois volta e funciona normalmente;
4 - Fecho o jogo de teste;
5 - Abro o teste novamente. 5 segundos após abrir ele congela novamente a tela por uns 10 segundos, porém, independente de em qual tela estiver, nesse "momento de congelamento", a tela mostra um PRINT em TELA CHEIA da primeira vez que aconteceu o problema lá no item 1!

Durante esse "momento de congelamento" eu não consigo minimizar a tela do PRINT, nem sobrepor ela com Alt+TAB.
O cursor do mouse aparece normalmente e o som do jogo continua como se nunca tivesse parado.
Nesse "PRINT" que fica em tela cheia  mostra inclusive a barra do windows, relógio (no horário do 1º travamento), etc.

Versão do RPG Maker MV 1.5.2 (já tentei usar a versão Beta 1.6.0).
Não usei nenhum plugin ainda (como eu disse, comprei o programa ontem e estava apenas testanto as funcionalidades).
Não criei nenhum evento.

Meu PC:
Processador: Core i3 3.4 Ghz
RAM: 6 GB  1333 Mhz
Placa de Vídeo: GTX 1050Ti 4GB

Eita.  :sera:
Desse modo me parece impossível que você consiga gravar o erro para postar aqui, certo? Isso acontece em qualquer projeto ou apenas nesse? Seu drive de vídeo está atualizado?

Oxe, dessa eu não tinha ouvido falar ainda.

Bom, mesmo tu não tendo colocado nenhum plugin, pelo que me lembro o MV já vêm com alguns plugins pré-instalados em projetos que tu começa, daí se tu não tiver removido-os, eles ainda estão lá. Não lembro quais são, mas talvez não seja um bug, somente o efeito de um destes plugins (por mais estranho que pareça). Verifique se não é causa de algum dos plugins de lá. Tente deletá-los e testar novamente para ver se se livra do erro.

Se não der certo, haveria como gravar um vídeo mostrando esses 4 passos? Uma vez que tu tem uma GTX 1050Ti, tu pode usar o ShadowPlay do NVidia GeForce Experience que ele consegue pegar a tela em fullscreen e com o jogo travado. Mas adianto que duvido muito que isso possa ter algo a ver com teu hardware.

13/05/2018 às 15:55 #3 Última edição: 13/05/2018 às 16:19 por Corvo
Sim o driver de vídeo está atualizado. Já tentei desinstalar e reinstalar o RPG Maker e o problema persiste. Vou tentar gravar a tela com o celular que acho que da pra entender melhor o problema.

Já tentei deletar os plugins que já vem no programa também. Nada resolveu

Aqui o vídeo do problema. Desculpem pela imagem ruim e barulhos de fundo  :facepalm:

Ah e isso não ocorre só nesse projeto. Já tentei deletar e criar novos projetos e inclusive baixar projetos na oficina da steam e acontece o mesmo.
Também tentei finalizar o jogo e criar o arquivo pra executar ele. Funcionou mas durante o jogo acontece a mesma coisa  :flipstable:

13/05/2018 às 16:35 #4 Última edição: 13/05/2018 às 16:43 por Corvo
Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez em que isso acontece.  :sera:
Em último caso eu suspeitaria de vírus, sugiro dar uma verificada bem vasta na máquina. Começando pelo gerenciador de tarefas para saber se tem algo suspeito iniciando junto com o PC. Veja se isso acontece apenas com o MV e se outros programas também apresentam o erro. Inclusive com outras versões do RM cujo funcionamento é semelhante. Você pode usar a versão de testes mesmo sendo que a do RMXP é bem pequena, dá pra baixar rapidinho.

Quando tento baixar diz que a página não está funcionando. Vou rodar um antivirus fazendo uma limpeza profunda, e se não resolver pretendo até formatar o computador pra ver se resolve isso.
Tava muito empolgado pra criar um projeto mas é brochante se deparar com um bug desse já no start  :sad:

Citação de: Corvo online 13/05/2018 às 16:35
Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez em que isso acontece.
Num é!? To me sentindo um cientista tentando combater uma bactéria com antibióticos.

Agora saquei. O jogo, mesmo executado em modo janela, trava e a print do primeiro travamento é que fica ocupando a tela toda. Bom, eu realmente não faço ideia do que pode ser, talvez nem seja problema do programa e agora já dá pra voltar a cogitar sim ser alguma incompatibilidade com seu sistema.

Tu consegue acessar o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt Gr + Del) quando trava? Se sim, confere se não há alguma aplicação indesejada ou que possa estar conflitando. Talvez haja algum serviço que funcione pelo atalho de alguma tecla que tu aperta quando está testando o jogo.
E qual a resolução da tua tela? Aparentemente é 4:3, um formato que já está sendo abandonado a alguns anos aí por jogos, acredito que por programas também. Talvez seja incompatibilidade com esse formato. Se quiser testar isso, muda a resolução para alguma do formato 16:9 se for possível e vê se há alguma melhora.

Citação de: King Gerar online 13/05/2018 às 16:49
Citação de: Corvo online 13/05/2018 às 16:35
Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez em que isso acontece.
Num é!? To me sentindo um cientista tentando combater uma bactéria com antibióticos.

Agora saquei. O jogo, mesmo executado em modo janela, trava e a print do primeiro travamento é que fica ocupando a tela toda. Bom, eu realmente não faço ideia do que pode ser, talvez nem seja problema do programa e agora já dá pra voltar a cogitar sim ser alguma incompatibilidade com seu sistema.

Tu consegue acessar o gerenciador de tarefas (Ctrl + Alt Gr + Del) quando trava? Se sim, confere se não há alguma aplicação indesejada ou que possa estar conflitando. Talvez haja algum serviço que funcione pelo atalho de alguma tecla que tu aperta quando está testando o jogo.
E qual a resolução da tua tela? Aparentemente é 4:3, um formato que já está sendo abandonado a alguns anos aí por jogos, acredito que por programas também. Talvez seja incompatibilidade com esse formato. Se quiser testar isso, muda a resolução para alguma do formato 16:9 se for possível e vê se há alguma melhora.

A resolução da minha tela é 1280 x 1024. No programa está a resolução padrão 816x624, mas já tentei mudar pra escalas maiores e menores também, não resolveu.

Quando está na tela travada eu consigo sim dar Ctrl+Alt+Del, mostra a tela com as opções do Windows, so que se ao selecionar o gerenciador de tarefas simplesmente volta pra tela onde está o PRINT travado, até acabar o tempo restante e só ai mostra a tela normal com o gerenciador de tarefas aberto.

Os processos que ficam abertos durante o teste de jogo relacionados ao MV são:
Game.exe *32
Game.exe *32
Game.exe *32
Game.exe *32
GameOverlayUI.exe *32
GameOverlayUI.exe *32
RPGMV.exe *32

Vale lembrar que eu só consigo ver o gerenciador de tarefas depois que o travamento passa e o jogo continua rodando normal, então não consigo ver se durante a tela travada tem algum outro processo rodando.

Citação de: lucasmota online 13/05/2018 às 17:06
[...]A resolução da minha tela é 1280 x 1024. No programa está a resolução padrão 816x624, mas já tentei mudar pra escalas maiores e menores também, não resolveu.[...]
Tu mudou a do jogo ou a da tua tela. Digo para mudar a da tela, no caso, pra 1280x720, provavelmente.

Quanto aos processos, se for um problema com algum deles, não será por parte de algum dos processos do MV. Imagino algo do tipo de um programa de captura, só que não boto muita fé nisso, porque daí aconteceria em outros momentos e com outras aplicações.

Se não obtiver êxito nas tentativas, desinstala ele e tenta reinstalar a versão standalone do site oficial. É um trial mas ao menos para testar se não é específico do programa na versão da Steam.

Provavelmente tu já tentou rodar no modo administrador também, né?

13/05/2018 às 17:37 #9 Última edição: 13/05/2018 às 17:48 por lucasmota
Citação de: King Gerar online 13/05/2018 às 17:16
Citação de: lucasmota online 13/05/2018 às 17:06
[...]A resolução da minha tela é 1280 x 1024. No programa está a resolução padrão 816x624, mas já tentei mudar pra escalas maiores e menores também, não resolveu.[...]
Tu mudou a do jogo ou a da tua tela. Digo para mudar a da tela, no caso, pra 1280x720, provavelmente.

Quanto aos processos, se for um problema com algum deles, não será por parte de algum dos processos do MV. Imagino algo do tipo de um programa de captura, só que não boto muita fé nisso, porque daí aconteceria em outros momentos e com outras aplicações.

Se não obtiver êxito nas tentativas, desinstala ele e tenta reinstalar a versão standalone do site oficial. É um trial mas ao menos para testar se não é específico do programa na versão da Steam.

Provavelmente tu já tentou rodar no modo administrador também, né?

Eu tentei mudar a resolução apenas do jogo. e sim, eu só executo o programa como administrador.
Daí mudei a resolução do computador pra 1280x720. Aparentemente havia resolvido. Eu dei uns 3 pulos de comemoração. Fechei o RPG Maker. Entrei aqui pra responder o tópíco e enquanto to digitando todo bobo que tinha dado certo, aparece a tela travada com o print do jogo travado por uns 10 segundos, com o RPG Maker Fechado e a resolução da tela em 1280x720

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (cada k é uma lágrima)
Então não resolveu tbm
Meu PC ta me trolando vey, só pode  :flipstable:

EDIT: percebi uma mudança, a diferença entre antes e agora é que antes ocorria o travamento no inicio do jogo, agora ocorre depois que o jogo é fechado

EDIT2: Agora mesmo na resolução 1280x720 ta travando no inicio igual sempre foi... Vou formatar essa porcaria ou dar de martelo no monitor pq não sei mais o que tentar nisso

Não, pera, ao menos descobrimos algo novo. Se a print apareceu com o RPG Maker fechado é menos provável que isso seja trabalho do RPG Maker. Continuou aparecendo a print com o programa fechado? Se sim, ela aparece somente uma vez ou de tempos em tempos? Se houver uma periodicidade entre as aparições já seria uma informação nova a acrescentar e se ela não depende do RPG Maker para aparecer, aí vamos para o estudo que o Poe disse, que talvez seja uma infecção ou malware.

Já que não aparece nenhum processo suspeito depois de fechar o jogo e durante o problema não é possível ver, você olhou antes? Tipo, abrindo o gerenciador e depois testando o jogo?

Eu já observei sim o gerenciador de tarefas antes de testar o jogo e não tem nenhum processo que não seja os de costume.

Depois do primeiro travamento eu já deixei o jogo aberto rodando por alguns minutos e não se repetiu, ele só trava de novo quando fecho o teste e abro o teste novamente.

Coloquei o EsetNOD32 pra escanear profundamente o sistema, todos os discos e a memória virtual. 40min de escaneamento e 0 ameaças encontradas.
Se nada resolver até amanha vou formatar e colocar o Windows 10, atualmente uso o Windows 7 Ultimate, eu to com tanta sorte que até meu reembolso da steam foi negado porque já gastei umas 10h no jogo só tentando resolver isso  :flipstable:

Citação de: lucasmota online 13/05/2018 às 17:56
[...] até meu reembolso da steam foi negado porque já gastei umas 10h no jogo [...]
Então, eu ia recomendar isso.

Eu fico triste porque não curto alguém vir no fórum procurar suporte e sair daqui sem o problema estar resolvido. Até recomendaria tu procurar suporte no fórum gringo, que é o oficial e lá estão a galera que desenvolve e atualiza os códigos do programa. Só que assim, pelo que vi lá até hoje, quando aparece um desses erros extraordinários aí eles pedem uma caralhada de log e uma perguntação sobre o sistema que tu acaba desistindo. Ou ninguém responde no tópico. Mas tu pode tentar se não estiver tão a fim de formatar o PC. Outra opção é testar outras versões do programa, mais antigas, no caso.

Eu uso o RPG Maker MV no Windows 7 desde que comprei o programa, no lançamento, e nunca tive problema nenhum, muito menos esse do tipo. Na casa dos meus pais tenho ele funcionando no Windows 10, e funciona tão bem quanto, então quanto a sistema operacional tu pode ficar tranquilo. Eu ainda suspeito mais do monitor, mas a menos que tu tenha algum outro aí não há o que fazer.

Em todo caso, tomara que a formatação resolva.  :wow:

Antes de postar o problema aqui eu estava procurando a solução nos fóruns gringos e na própria steam. Só que nos fóruns não achei nenhum problema nem ao menos parecido com esse, e na steam vi 1 único caso de um gringo que relatou o mesmo problema, o tópico de 2016 se não me engano e a única resposta do tópico era alguém comentando que já tinha mais de 1 ano e ninguém respondeu a dúvida do cara que postou  :facepalm:

Mesmo que até agora não tenha resolvido, eu curti muito o fórum porque mesmo se deparando com um problema nunca visto vocês tentaram desvendar esse mistério e ajudar, então pode ter certeza que ainda vão me ver por aqui enjoando com dúvidas kkkkkk
Espero que sejam dúvidas mais bobas em vez desses problemas insolúveis hausehuasuehasu  :-.-: