O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tileset dentro d'água e iluminação - somente por parallax?

Iniciado por Svartvinger, 14/05/2018 às 10:25

Oi!
Sou novo no RPG maker MV, costumava usar o XP muitos anos atrás.
To com umas dúvidazinhas:

1

Nessa imagem vemos um pedaço do tileset, a porção de terra, dentro da água. Preciso de um tileset específico pra isso? Digo, quando eu tento colocar uma porção de terra assim dentro da água, ele automaticamente coloca o "chão" em baixo. Tem como fazer isso no próprio MV ou preciso usar parallax?
Eu vi alguns tutoriais sobre, mas realmente não quero ficar usando photoshop.

2

Iluminação como na imagem da pergunta de cima, ou essa: é só por parallax também?
Digo, se quiser colocar iluminação nas tochas, ou vindo das janelas, tenho que usar parallax?

Obrigado :D

Not Yet.

1 - Pode ser que sim e que não. O autor pode ter utilizado um autotile no centro para criar a parte do terreno sobre a água e depois ter aplicado o parallax por cima. Ou pode ter feito tudo só com parallax mesmo, é o mais provável. Para burlar a marcação de terreno automática do editor você deve pressionar 'Shift' enquanto coloca os tiles. Desse modo o tile central do gráfico será colocado ignorando as coordenadas do autotile e, com isso, sem incluir o 'chão' junto.
2 - Isso não me parece parallax, só uma imagem sobrepondo o mapa mesmo. Parallax seria se todo o mapa, incluindo terreno, fosse feito externamente. Nesse caso seria só mostrar a imagem com a iluminação, sombreamento e esses trechos desfocados mesmo.

Na 1 eu chutaria que é somente com tileset, pq no canto da imagem da pra ver escrito "Ancient Dungeons Tiles", então imagino que essa água vem em um dos arquivos da DLC. Eu já comprei algumas DLCs, mas devo dizer que apesar de gostar muito da qualidade dos tilesets sempre acho as imagens de divulgação meio enganosas.
No 2 concordo com o corvo, são imagens sobrepondo o mapa.

Caramba, essa dica do shift é muito valiosa!

Obrigado mesmo!
Eu achei esse ancient dungeon no rpgmakerweb mesmo, mas não tinha certeza sobre o lance do parallax!

E aqueles mapas que por exemplo, tem iluminação entrando pelas janelas ou até nas tochas - é por imagem também?

Obrigado mesmo pelas respostas, galera aqui é rápida! :)
Not Yet.

Depende do mapa. Para ficar fácil identificar: a intenção dos mapas em parallax é fugir da grade do RPG Maker. Ou seja, se o mapa não segue um padrão 'quadriculado' na área passável, é quase certo de que é parallax. A iluminação já não segue esse padrão porque, tanto em parallax quanto no mapeamento normal, é feita do mesmo modo: imagens sobrepondo o terreno e os personagens. Nesta área você encontra as várias galerias do pessoal. Tente ver alguns exemplos e identificar o que é parallax e o que é mapeamento comum, serve como exercício. o/

Poxa, obrigado mesmo Corvo!

Vou dar uma olhada sim, assim que chegar em casa vou dar uma estudada!

Galera aqui é muito bacana, obrigado mesmo pelo suporte!

Abração
Not Yet.