O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tela PRETA ao mudar de mapa

Iniciado por lucasmota, 18/05/2018 às 12:32

18/05/2018 às 12:32 Última edição: 16/06/2018 às 23:47 por Corvo
Eae pessoal, pra resumir meu problema, criei 3 mapas no MV:
Mundo = Feito no editor do MV
Cidade 01 = Feito via Parallax
Cidade 02 = Feito no editor do MV

Os 3 mapas funcionam, só que quando adiciono evento de teleporte da "Cidade 01 --> Mundo" a tela fica preta.
O estranho é que os teleportes ida e volta com a Cidade 02 funcionam normalmente, e o teleporte "Mundo --> Cidade 01" funciona, só que os primeiros 3 segundos no mapa a tela fica distorcida com os pixels todos desorganizados, e depois o mapa se ajeita.

Edit: Não consegui inserir as imagens então postei os links delas no google drive  :facepalm:
https://drive.google.com/open?id=1xG9v_OcvVOEfw_hsrkPTISX1MfjwbtFW

https://drive.google.com/open?id=1elsNUNbEUekXnqkFGsPnxMX3fw9X1l_W

https://drive.google.com/open?id=1XrzQ2h0yiCd7SnhAMRtP_Tdjm7T4tqSB

https://drive.google.com/open?id=1Tw9TjuC0WlJvYjxqjmCVFnMDD8-nKJlM

O que você quer dizer com "o mapa funciona"? Você coloca pra começar o jogo nele e ele carrega direito?
Não manjo nada d parallax, mas já tive problemas tipo esse que tu diz dos primeiros segundos a imagem parecer distorcida, pode ser q ela seja pesada e demore pra carregar, mas é bem um chute meu.
Isso da tela preta nunca vi acontecer tb, mas qnd tenho problemas bizarros assim sempre tendo tirar todos os plugins ou o máximo possível e ver no que da.
Testaria tb fazer um teleporte dum ponto do mapa prum otro ponto do mesmo mapa, só pra ver o que acontece.

18/05/2018 às 12:49 #2 Última edição: 18/05/2018 às 12:51 por lucasmota
Citação de: Germinal online 18/05/2018 às 12:44
O que você quer dizer com "o mapa funciona"? Você coloca pra começar o jogo nele e ele carrega direito?
Não manjo nada d parallax, mas já tive problemas tipo esse que tu diz dos primeiros segundos a imagem parecer distorcida, pode ser q ela seja pesada e demore pra carregar, mas é bem um chute meu.
Isso da tela preta nunca vi acontecer tb, mas qnd tenho problemas bizarros assim sempre tendo tirar todos os plugins ou o máximo possível e ver no que da.
Testaria tb fazer um teleporte dum ponto do mapa prum otro ponto do mesmo mapa, só pra ver o que acontece.

Isso. Quando inicio o jogo no mapa ele inicia normal, eu consigo me mover pelo mapa sem problema algum, o problema mesmo é só ao sair do mapa que criei em parallax pra o mapa do mundo, a tela que deveria ser do mundo (feito no editor do MV) fica preta, embora o jogo continue rodando, eu consigo até me mover pra cima e entrar novamente na cidade (feita em parallax) que carrega normalmente tbm  :T.T:

Edit. Testei o teleporte no mesmo mapa e funcionou certinho tbm, o problema é so ao sair do mapa em parallax pra o mundo, já testei sair do mapa em parallax pra outra cidade e também funcionou, então acho que o problema pode estar no mapa do mundo

Outros testes que da pra fazer é recriar o mapa mundi ou algum mapa simples pra fazer testes e ver o que acontece.
Acho que vale revisar os eventos de teleportes tb, vai que algum ta teleportando pra otro lugar ou tem algo tipo um fade out nele q vc colocou por acidente.

Citação de: Germinal online 18/05/2018 às 12:57
Outros testes que da pra fazer é recriar o mapa mundi ou algum mapa simples pra fazer testes e ver o que acontece.
Acho que vale revisar os eventos de teleportes tb, vai que algum ta teleportando pra otro lugar ou tem algo tipo um fade out nele q vc colocou por acidente.

Os eventos de teleporte que criei foram aquele evento rápido com clique do botão direito "adicionar evento de transferência", fora isso não fiz nada de diferente.
To desconfiando que é porque editei o arquivo do mapa mundo pra aumentar o tamanho dele. Nas configurações do mv só deixam ir até 256x256 (se não me engano), mas vi num tutorial que era só editar no arquivo do mapa que funcionava, coloquei 450x450 e deu certo, criei o mapa inteiro e ele aparentemente funciona, então não entendo pq de uma cidade pra o mundo funciona normal e da outra pro mundo não funciona  :flipstable:

Deve ser isso mesmo, o 256x256 já não é bom de usar pq pode dar problemas em alguns pcs, fora que quanto maior o mapa maior a chance de ele ter muitos eventos e deixar tudo ainda mais lento. Ir além do limite pra mim é uma evidência boa de que o problema pode estar relacionado.

Citação de: Germinal online 18/05/2018 às 13:10
Deve ser isso mesmo, o 256x256 já não é bom de usar pq pode dar problemas em alguns pcs, fora que quanto maior o mapa maior a chance de ele ter muitos eventos e deixar tudo ainda mais lento. Ir além do limite pra mim é uma evidência boa de que o problema pode estar relacionado.

O que eu não entendo é essa lógica que faz com que o teleporte de um mapa funcione e do outro mapa não :O_O:

Resolveu o problema, Lucas? Para marcar o tópico como resolvido.

No que peguei da conversa, tu começa errado ao ter usado de artimanhas para extrapolar o limite dos mapas. Se há esse limite há um motivo, e como o Germinal bem disse, quanto maior o mapa, mais coisa para processar, consequentemente requerendo mais da máquina. Tenta reverter essa alteração que tu fez e confere a posição dos teleportes. Na mudança das dimensões do mapa o teleporte pode ter sido deslocado e ido para uma área não mapeada/preta, se existir.

Não consegui resolver ainda. Eu excluí o mapa mundi pra ver se funcionava e mesmo assim não adiantou. Acredito que o problema esteja no plugin TDDP_BindPictureToMap que usei pra fixar a parallaxe da cidade mesmo, segui vários tutoriais de como criar mapa parallaxe e todos aconteceram o mesmo problema ao sair do mapa. Se puder me indicar algum tutorial que explique como colocar o mapa criado no jogo eu agradeço, a parte de edição e criação do design do mapa eu já consigo me virar no photoshop, mas acho que algo na hora de adicionar ao programa do mv to fazendo errado =(

Concordo com o pessoal quanto ao tamanho dos mapas, é bom verificar se realmente é necessário. E no MV você não precisa de algum plugin para fixar um panorama na tela, basta incluir um "!" no início do nome da imagem: !exemplo.png. Se o erro for em relação à esse código pode remover sem problemas. Isto é, se a única função dele for fixar a imagem.

Citação de: Corvo online 28/05/2018 às 14:10
Concordo com o pessoal quanto ao tamanho dos mapas, é bom verificar se realmente é necessário. E no MV você não precisa de algum plugin para fixar um panorama na tela, basta incluir um "!" no início do nome da imagem: !exemplo.png. Se o erro for em relação à esse código pode remover sem problemas. Isto é, se a única função dele for fixar a imagem.

Segundo o tutorial, a função dele é pra fixar a imagem no fundo mas também pra fixar a imagem no topo em overlay, que seria a parte da imagem que o personagem passa atrás, tipo o topo das árvores, postes, casas etc.

O tutorial que segui é esse abaixo, ele ta em 3 partes, mas as duas primeiras basicamente são de como desenhar o mapa.

Citação de: lucasmota online 28/05/2018 às 16:39
Segundo o tutorial, a função dele é pra fixar a imagem no fundo mas também pra fixar a imagem no topo em overlay, que seria a parte da imagem que o personagem passa atrás, tipo o topo das árvores, postes, casas etc. [...]
É isso mesmo. Panoramas podem ser fixados, porém, o programa não foi criado para utilizar imagens fixas ao mapa e, ainda que isso possa ser feito via eventos, esse plugin ajuda muito nesse trabalho. Mas os erros que acontecem ainda são os que escreveu no começo do tópico, mesmo depois de seguir esse video-tutorial? Se quiser, pode upar a parte com esse problema do teu projeto que dou uma olhada no fim de semana, ou até durante a semana que for algo rápido.

Primeiramente, desculpa a demora na resposta. Tive uns probleminhas com minha internet  :T.T:

Então, seguindo exatamente como esse tutorial eu tive esses problemas sim. Desisti de usar esse método pra fixar os parallaxes, eu consegui fazer funcionar usando o básico do plugin Foreground, setando o parallaxe completo da "!cidade" + o comando <fgName:!cidadeOverlay> pra setar o parallaxe do overlay.

Isso meio que limitou minhas opções, mas me permite seguir com o projeto já que resolveu meu problema.

Agradeço a todos que tentaram ajudar!  :clap: