O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cutscene

Iniciado por Akira, 18/05/2018 às 13:57

18/05/2018 às 13:57 Última edição: 18/05/2018 às 14:44 por Corvo
Olá sou novo no universo maker e utilizo o MV, alguém sabe como fazer o jogador virar para o evento de forma automática em uma cutscene, sei que em definir rota do evento ou do jogador, existe o comando de mandar o evento girar ou andar em direção do jogador, mas gostaria de saber se existe uma forma de fazer com que o jogador gire ou se movimente  na direção em que o evento esteja de maneira automática.

Por exemplo: o evento será ativado quando o jogador pegar determinado item no mapa de forma aleatória, ou seja, o item pode ser pego por cima, baixo, lado esquerdo, direito. Pegando esse item o evento será iniciado, um NPC aparecerá no mapa e irá em direção ao jogador, mas como o jogador poderá ativar o evento de qualquer lado do item, não dá para definir por onde ele ira girar para o NPC, quando este o tiver alcançado, a não ser que exista essa forma automática, alguém sabe como isso pode funcionar?
Pensei em utilizar uma Variável com Condição. Se alguém poder me ajudar serei grato! valeus!

Dependendo do mapa e do evento você pode simplesmente colocar o NPC em um lugar de onde o jogador só possa olhar por uma direção. É mais prático. Se preferir automatizar você pode usar coordenadas para comparar a posição do jogador com a do evento.  O tutorial abaixo é bem antigo e foi feito no RPG Maker VX, porém o conceito é o mesmo e os comandos são quase idênticos aos do MV. É o suficiente para que você consiga fazer seu sistema, mas caso continue com dúvidas é só dizer. o/


18/05/2018 às 14:18 #2 Última edição: 18/05/2018 às 14:36 por Akira
Obrigado pela resposta Corvo, consegui resolver de uma outra forma, bem simples.
Observei e testei a cena  sempre mudando o item de lugar e pegando ele de diferentes lados, tanto no mapa quanto do propio e  percebi que o NPC sempre ia para um lado especifico do jogador dependendo do local em que o evento era ativado, assim ficou fácil determinar para que lado o jogador irá virar na cena, já que não importa o lado em que ele estiver, o NPC sempre irá aborda-lo por determinado lado.

Exemplo: se eu colocar o item no lado direito do mapa, não importa por onde o jogador o pegue(por cima, por baixo, pela direita ou esquerda) , o NPC sempre ira aborda-lo pelo lado direito e se for pelo lado esquerdo o NPC sempre ira aborda-lo pelo lado esquerdo, tão simples que quase chorei!

Vlws