O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

não consigo testar o jogo

Iniciado por Slowpoke gamer, 30/05/2018 às 11:36

30/05/2018 às 11:36 Última edição: 31/05/2018 às 11:52 por Slowpoke gamer
eu to criando um jogo no rpg maker 2003 eu crie o mapa então eu fui la testar fica na tela de titulo mas quando clico em new game fala evento invalido porfavor me ajudem
v

Você alterou o número máximo de objetos em alguma categoria do database? Se está usando uma versão antiga do programa isso pode causar um bug. Porém esse erro já foi corrigido na última atualização, então se você usa o programa original basta atualizar. Se não for isso poste uma imagem do erro em questão. Para saber como postar imagens veja isso.

Citação de: Corvo online 30/05/2018 às 11:40
Você alterou o número máximo de objetos em alguma categoria do database? Se está usando uma versão antiga do programa isso pode causar um bug. Porém esse erro já foi corrigido na última atualização, então se você usa o programa original basta atualizar. Se não for isso poste uma imagem do erro em questão. Para saber como postar imagens veja isso.
eu n mudei o numero maximo de objetos no data base e a minha é a ultima versão

Pelo jeito ou você está fazendo referência a um evento que não está no mapa, ou não setou o local inicial do personagem principal.

Caso não for o que o Vixen falou (o que provavelmente seria nessa situação), ás vezes o RPG Maker implica com a indexação dos eventos.

Como assim?! Não entendi... Indexar em que sentido?

Você pode notar que cada evento possui uma ID logo na label dessa janela ou no nome do evento há uma numeração: {EV0001, EV0002, EV0003...}. Ás vezes um desses eventos que está no meio foi deletado e o executável está implicando com a ausência dele no mapa. Por exemplo: Se o seu mapa tem 10 eventos {EV0001, EV0002, EV0003 ... EV0009, EV0010} e, por acaso, o evento EV0003 foi deletado. Ás vezes ele pode implicar em a falta desse 3º evento e gerar o erro, forçando-lhe a fechar seu jogo. Uma maneira clássica de testar isso é procurar o último evento criado naquele mapa, guardar a ID daquele evento. Depois você cria um novo evento, se você reparar que a ID desse novo evento é menor que o aquele último evento que vc viu e guardou o valor da ID, quer dizer que há uma lacuna na árvore de eventos desse mapa. Então para solucionar essa treta, teria que reorganizar as ID's dos eventos no mapa para acabar com essa lacuna. Eu, geralmente nessa situação, uso a função recortar (Ctrl+X) no último evento criado e colo (Ctrl+V) no mesmo local. Dessa forma ele vai receber um novo valor de ID, que será daquela lacuna que ficou. E vou repetindo esse processo com os próximos eventos até tamparmos essa lacuna.

Uma outra hipótese na qual eu posso apontar é o seu Evento Comum, se ele está chamando algum evento no mapa. Lembre-se que os Eventos Comuns eles agem "fora do mapa", são eventos independentes, diferentes dos eventos locais que pertencem àquele mapa no qual o herói se encontra. Então se esse evento comum está interagindo com algum evento do mapa, ao mudar de mapa ele vai tentar interagir com um outro evento do novo mapa com a mesma ID do outro evento local do mapa anterior, e às vezes esse evento possa nem existir ainda. E por isso gera esse conflito.

Dê uma checada nos Eventos comuns. Se você notar que nas interações com eventos locais (Move Event, Get Event ID, Call Event, etc.) estão com um ponto de interrogação (?), o conflito está justamente ali e vai acabar comprovando o que eu disse acima.
O mesmo pode acontecer num evento local que interage com outro evento local que talvez não exista naquele mapa. E fazendo a reorganização das ID's ou escolhendo o evento certo acabe com esse conflito.

Se o erro persistir, mande um print do erro. Creio que nele está escrito Event Invalid Name ou Cannot find Event.
Espero que a gente tenha conseguido resolver seu problema!  :ok: