O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida/Educação

Iniciado por TheMan, 02/06/2018 às 02:32

02/06/2018 às 02:32 Última edição: 15/06/2018 às 23:00 por Corvo
Vamos lá. estou com uma ideia inicial, de perguntas e respostas, porém, não quero opções, e sim responder, por exemplo, quanto é 3 x 5... Aí a pessoa coloca 15... é um projeto pra ajudar no desenvolvimento pessoal... Principalmente crianças etc. Até por que a situação é estimular, e não tentativa e erro... Obrigado desde já.

02/06/2018 às 04:27 #1 Última edição: 02/06/2018 às 08:02 por Corvo
Tem sim! Você pode fazer por evento. Por exemplo o caso que você citou é só usar os textos para fazer as perguntas e para inserir a resposta tu usa a opção Inserir Numero que fica na primeira aba do comando de eventos e para testar se a pessoa colocou a resposta certa é só usar a opção Condição que também fica na primeira aba. Não sei se consigo explicar bem só de digitando, se não ficou claro me avisa que posto um videozinho mostrando como faz.
Ps: eu uso o VX Ace

02/06/2018 às 13:14 #2 Última edição: 02/06/2018 às 13:46 por Corvo
Citação de: Attlas online 02/06/2018 às 04:27
Tem sim! Você pode fazer por evento. Por exemplo o caso que você citou é só usar os textos para fazer as perguntas e para inserir a resposta tu usa a opção Inserir Numero que fica na primeira aba do comando de eventos e para testar se a pessoa colocou a resposta certa é só usar a opção Condição que também fica na primeira aba. Não sei se consigo explicar bem só de digitando, se não ficou claro me avisa que posto um videozinho mostrando como faz.

Muito obrigado, vou testando aqui, qualquer coisa eu entro em contato nesse mesmo post, acho que entendi bem kkkk

Citação de: Attlas online 02/06/2018 às 04:27

Eu entendi mais ou menos, mas estou tendo dificuldades, e no caso de respostas com letras, no caso... Qual é a capital do Brasil, teria como também??? Em relação ao numero em si, até consigo, mas o que eu não consigo é que isso seja determinante pra passar pra outra pergunta, mas vou tentando....

Hum... talvez este tópico do Fpr lhe seja útil: https://centrorpg.com/index.php?topic=3695

02/06/2018 às 14:22 #5 Última edição: 03/06/2018 às 07:46 por Corvo
Por texto é mais simples ainda. Geralmente usa-se o comando 'trocar nome do herói'. É como usar um personagem para simbolizar a resposta. Feito isso basta verificar se o nome do personagem é igual à resposta certa. Use um dos códigos citados para permitir a inserção de nomes pelo teclado e pronto.  :ok:

Vamos por partes. Primeiro crie um personagem no database e deixe-o sem nome. Agora vamos ao evento. Logo depois de ter mostrado sua pergunta você espera pela resposta ou tem algo antes? De toda, quando chegar o momento do jogador responder use o comando 'Name Inut Processing'. Ele está na terceira página do menu de eventos.
Spoiler
[close]
Se estiver usando o programa em português deve estar como 'Inserir Nome de Herói'. Lembrando que: se você estiver usando um script para inserir o nome com o teclado certamente não usará esse comando. O próprio código te informará qual comando deve ser usado no lugar. Mas, supondo que você utilize este aqui, ele abre a seguinte janela:
Spoiler
[close]
No primeiro campo selecione o personagem sem nome e no segundo o limite de caracteres da resposta. Feito isso, vamos analisar a resposta enviada pelo jogador. O comando de criação de condições está na primeira página do menu de eventos:
Spoiler
[close]
Ele vai abrir essa janela que deverá ser configurada:
Spoiler
[close]
Na segunda página da janela selecione o personagem sem nome, marque a opção 'Name' e, no campo, insira a resposta esperada. A caixa dde baixo serve para criar uma exceção que será executada caso o jogador erre a resposta. No fim o evento fica parecido com esse:
Spoiler
[close]
Para pular para outras perguntas existem várias formas. Você pode simplesmente copiar o evento e colar dentro da condição onde o jogador acertou, mas vai ficar uma bagunça para editar depois. Recomendo usar marcações (labels) na página do evento que funcionam assim: Crie uma marcação em determinada parte e, sempre que o comando 'Jump to Label' for usado o evento voltará ou avançará até a marcação selecionada.