O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida provavelmente básica de RPG Maker 2003.Alg ajuda?

Iniciado por Oca_Maru, 11/06/2018 às 18:10

11/06/2018 às 18:10 Última edição: 12/06/2018 às 20:10 por Corvo
Em primeiro lugar, olá a todos! Tem tempo que não entrava nesse fórum. O chat desapareceu?
Segundo, sobre a minha dúvida, estou tendo problemas com o comando move event. Eu programei para o heroí andar até um certo NPC mas por alguma razão desconhecida na hora de testar, ele simplesmente não anda. É uma parte em que o jogador não deve ter controle.
Alguém me diz o que está acontecendo?

1) O chat continua lá, mas invisível para visitantes.
2) Talvez o personagem esteja sendo barrado por algum tile, seria preciso ver uma imagem do evento - preferencialmente com a configuração do movimento - e uma do mapa. Pode ser que o evento nem esteja sendo iniciado também, é bom conferir os requisitos.

11/06/2018 às 19:07 #2 Última edição: 11/06/2018 às 19:54 por Corvo
Abaixo estão as imagens do evento. Detalhe é que eu tinha colocado pontos de teleporte como below hero e quando heroí pisou no evento nada aconteceu, então tive que mudar para same layer as hero:

Se você marcar a opção "Ignore Impossible Movements" o evento funciona? Pode ter relação com o posicionamento dos eventos no mapa. Como o evento está em "Autorun" ele tentará mover o personagem eternamente mesmo que o movimento seja impossível. Não sei qual dos personagens precisa se mover, mas caso seja o do centro ou o de cima ele ficará travado já no primeiro movimento que é para um quadro abaixo.

11/06/2018 às 19:29 #4 Última edição: 11/06/2018 às 19:54 por Corvo
O personagem que se move é o que está todo vermelho. Ele é o heroí.
E já tentei marcar a opção ignore impossible moves mas ainda assim o heroí fica estático.

O resto do evento funciona? Digo, ao menos o que é executado antes? Pode ser que o problema esteja em comandos anteriores. Ah, duvido que seja isso, mas preciso citar a passabilidade dos tiles também. Talvez haja um tile invisível e não passável bem ali.

11/06/2018 às 19:45 #6 Última edição: 11/06/2018 às 19:54 por Corvo
O resto do evento funciona. Apenas o heroí fica estático. E ele está em cima de tiles que são passáveis.
Uma solução que encontrei no mapa anterior foi teleportar o heroí até os NPCs.
Mas nesse caso eu queria que ele andasse até os NPCs.

Se acontece em todos os mapas o problema não é especificamente aí. esse personagem que está atrás do jogador estaria o seguindo? Se sim, ele é comandado por outro evento automático? Se for o caso os dois podem estar entrando em conflito.

11/06/2018 às 20:56 #8 Última edição: 11/06/2018 às 20:57 por Corvo
Descobri o que era. No inicio do jogo, eu ativei um switch e uma variável que juntas diminuem a velocidade do heroí. Mas se eu colocar um deles apenas o move event funciona. Mas,a velocidade do heroí fica alta. Eu queria saber se tem como fazer o move event com heroí alterando sua velocidade porque no meu jogo tem heróis com velocidades diferentes.

É só usar os dois últimos comandos da primeira coluna no Move Event.

12/06/2018 às 19:59 #10 Última edição: 12/06/2018 às 20:09 por Corvo

Por que um dia me disseram que eu teria que fazer tudo isso para que eu pudesse fazer as 6 velocidades que o rpg maker permite. E as duas últimas imagens mostram a velocidade que daria para os heróis.
Tudo isso que foi feito sem necessidade?

Não sei o que você fez e o que exatamente você quer fazer, mas para alterar a velocidade do jogador e dos eventos é só aquilo ali mesmo.

12/06/2018 às 20:09 #12 Última edição: 12/06/2018 às 20:10 por Corvo
Porque eu fiz que você falou e funcionou.