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Arquivos "compressos"

Iniciado por Eliaquim, 16/06/2018 às 03:56

16/06/2018 às 03:56 Última edição: 16/06/2018 às 11:51 por Corvo
Fala pessoal!
Estou organizando todos os recursos que tenho do rpg maker mv.
Alguns deles eu adquiri pela STEAM, e lá alguns audios vieram no tamanho normal e acompanhados de uma versão "compressa" que tem um tamanho muito menor.

Minha dúvida: Existe alguma diferença em eu usar um (arquivo de tamanho maior) ou outro (arquivo de tamanho menor) no projeto? Tanto para os audios, como para as animações e imagens?
Perda de qualidade? Mau funcionamento? etc?

Outra dúvida: Existe alguma maneira de eu navegar dentro do rpg maker por diretórios? Tipo, sub pastas?
Porque com tantos recursos, as vezes fica confuso selecioná-los. A menos que eu só coloque no projeto o que eu vá usar.

Usar recursos comprimidos só trás benefícios. A única alteração é relacionada ao tamanho mesmo, a compressão só altera o modo como o arquivo é salvo. Sempre que puder use-os ou comprima o que você for usar. Sobre as subpastas, o que você quer seria dividir e distribuir, por exemplo, charsets em subpastas da pasta Charset? Com plugin dá pra fazer, só não sei te informar se o impacto disso no jogo será bom ou ruim.

É uma faca de dois gumes. Usar comprimido tem o benefício de ser menor e ser "protegido", mas leva mais tempo pra carregar pois o computador precisa descomprimir pra rodar antes do mesmo jeito. Enquanto a versão descomprimida é maior, mas o computador já não vai precisar descomprimir pra rodar.

Citação de: Corvo online 16/06/2018 às 08:06
Usar recursos comprimidos só trás benefícios. A única alteração é relacionada ao tamanho mesmo, a compressão só altera o modo como o arquivo é salvo. Sempre que puder use-os ou comprima o que você for usar. Sobre as subpastas, o que você quer seria dividir e distribuir, por exemplo, charsets em subpastas da pasta Charset? Com plugin dá pra fazer, só não sei te informar se o impacto disso no jogo será bom ou ruim.

Citação de: Sotelie online 16/06/2018 às 09:40
É uma faca de dois gumes. Usar comprimido tem o benefício de ser menor e ser "protegido", mas leva mais tempo pra carregar pois o computador precisa descomprimir pra rodar antes do mesmo jeito. Enquanto a versão descomprimida é maior, mas o computador já não vai precisar descomprimir pra rodar.

Não sei se entendi, mas não sei se me expressei direito também uaahuuahuhaha. Quando disse comprimir, não quis dizer tipo no winrar ou zip não. É que aqui eu tenho por exemplo um arquivo de audio Battle.m4a (3mb). E tenho uma outra pasta com esse mesmo arquivo, Battle.m4a (900kb). Ouvindo os dois, eu não percebi queda de qualidade... e a música está completa nos dois arquivos. Daí queria saber se nessa situação tem algum impacto.

Quanto aos diretórios, seria tipo isso mesmo Corvo. Porque tenho muitas DLCS, se eu misturar por exemplo todos os SV de atores em uma única pasta, pra procurar dentro do projeto é muito ruim. Gostaria de, enquanto procurar no rpg maker, eu pudesse navegar dentro do programa através de subpastas.... mas se talvez possa prejudicar o jogo de alguma maneira, prefiro nem arriscar.

Obrigado pela resposta.

Quanto aos arquivos de dlc que já vem em versões menores, não tem problema nenhum em usar. Eu só tomaria cuidado se você que estiver pegando arquivos grandes e gerando arquivos menores pq dai sim podes acabar perdendo qualidade no arquivo.
É bom evitar arquivos muito grandes, ou cenas que envolvem o uso de diversos arquivos e gerem um total muito grande, pq em alguns pcs podem causar lentidão ou o aparecimento da tela de loading.
Essa parada d pastas e subpastas eu não manjo, o que eu aconselho é o uso de nomes significativos, por exemplo: não usar nomes de arquivos como "guardas", "cidade", "animais", ou nomes ainda piores que não fazem sentido "arquivo3". Tente usar sempre nomes que identifiquem muito bem o que tem nele como: "casteloPortãoSoldado", "cidadeCasaEsquerdaMulher" ou nomes nesse estilo. Outra ponto você mesmo respondeu

Citação de: Eliaquim online 16/06/2018 às 03:56
A menos que eu só coloque no projeto o que eu vá usar.

Isso pra mim é um ponto gigantesco. Eu tenho uma pasta secundária com absolutamente tudo que tenho, RTP, DLC, coisas que baixei na net, coisas que fiz. E sempre que começo um projeto deleto toda a database, imagens, músicas e sons da pasta do projeto (só não toco na pasta system). E vou adicionando lentamente arquivo por arquivo que eu preciso no projeto somente na hora que eu for usar eles no projeto, deixa tudo mais limpo e mais fácil de usar. Com o projeto em andamento isso se torna mais difícil, mas se tem arquivos que com certeza não estão sendo usados e não vão ser usados no futuro acho que vale muito deletar e te facilitar a vida. Só lembre de fazer uma cópia de segurança, talvez 2 pra garantir hahahhaha.

É, não estamos falando de arquivos .zip, .rar e etc. São imagens comprimidas, arquivos de áudio e afins. Existem vários sites onde você pode fazer isso como é o caso do compresspng.com. Quanto aos recursos eu recomendo o que o Germinal disse. Ao iniciar um projeto apague absolutamente tudo o que você não for usar e importe apenas o necessário. Isso inclui editar imagens para tirar aquele charset que você não vai usar e trocar por outro. Usar apenas imagens organizadas por nome pode ser mais prático que subpastas, já que assim você não precisa reprogramar nada.

Citação de: Germinal online 16/06/2018 às 10:49
Quanto aos arquivos de dlc que já vem em versões menores, não tem problema nenhum em usar. Eu só tomaria cuidado se você que estiver pegando arquivos grandes e gerando arquivos menores pq dai sim podes acabar perdendo qualidade no arquivo.
É bom evitar arquivos muito grandes, ou cenas que envolvem o uso de diversos arquivos e gerem um total muito grande, pq em alguns pcs podem causar lentidão ou o aparecimento da tela de loading.
Essa parada d pastas e subpastas eu não manjo, o que eu aconselho é o uso de nomes significativos, por exemplo: não usar nomes de arquivos como "guardas", "cidade", "animais", ou nomes ainda piores que não fazem sentido "arquivo3". Tente usar sempre nomes que identifiquem muito bem o que tem nele como: "casteloPortãoSoldado", "cidadeCasaEsquerdaMulher" ou nomes nesse estilo. Outra ponto você mesmo respondeu

Citação de: Eliaquim online 16/06/2018 às 03:56
A menos que eu só coloque no projeto o que eu vá usar.

Isso pra mim é um ponto gigantesco. Eu tenho uma pasta secundária com absolutamente tudo que tenho, RTP, DLC, coisas que baixei na net, coisas que fiz. E sempre que começo um projeto deleto toda a database, imagens, músicas e sons da pasta do projeto (só não toco na pasta system). E vou adicionando lentamente arquivo por arquivo que eu preciso no projeto somente na hora que eu for usar eles no projeto, deixa tudo mais limpo e mais fácil de usar. Com o projeto em andamento isso se torna mais difícil, mas se tem arquivos que com certeza não estão sendo usados e não vão ser usados no futuro acho que vale muito deletar e te facilitar a vida. Só lembre de fazer uma cópia de segurança, talvez 2 pra garantir hahahhaha.

Pow Germinal, valeu mesmo! Vou seguir as dicas. Estava fazendo justamente isso agora, separando uma pasta com todos os recursos que tenho e que achei pela net.
Backups nunca é demais!!! auhuahuhauhahuaua!!
Obrigado fera :)

Citação de: Corvo online 16/06/2018 às 10:54
É, não estamos falando de arquivos .zip, .rar e etc. São imagens comprimidas, arquivos de áudio e afins. Existem vários sites onde você pode fazer isso como é o caso do compresspng.com. Quanto aos recursos eu recomendo o que o Germinal disse. Ao iniciar um projeto apague absolutamente tudo o que você não for usar e importe apenas o necessário. Isso inclui editar imagens para tirar aquele charset que você não vai usar e trocar por outro. Usar apenas imagens organizadas por nome pode ser mais prático que subpastas, já que assim você não precisa reprogramar nada.

Beleza Corvo, saquei então. Obrigado mais uma vez!!!!! :D

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