O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Personagem com sprite maior

Iniciado por Eliaquim, 16/06/2018 às 11:52

16/06/2018 às 11:52 Última edição: 18/06/2018 às 17:27 por Corvo
Fala aew pessoal!! Mais uma vez aqui xD

Como faço para usar esse tipo de sprite no meu jogo?

https://imgur.com/a/ovIvN7G

Tecnicamente é só importar a imagem. Se manter a proporção do que é reconhecido como charset vai funcionar sem problemas. Agora, o efeito da sombra é obra de plugin.  :math:

Citação de: Corvo online 16/06/2018 às 11:55
Tecnicamente é só importar a imagem. Se manter a proporção do que é reconhecido como charset vai funcionar sem problemas. Agora, o efeito da sombra é obra de plugin.  :math:

Sim, o efeito da sombra eu dei uma olahda no site do GALV. Só plugin bom!!! :D

Mas quanto ao tamanho desse sprite, não tem nenhum modelo que eu possa substituir no gerador, para criar somente os personagens já nesse tamanho?
E se tem, como faço, sabe de algum guia?

No gerador provavelmente não, ele é desenvolvido para um tamanho específico. Se você alterar todas as imagens dele pode até conseguir fazer uma gambiarra, mas ele continuaria mostrando as imagens no tamanho padrão. A questão do tamanho da imagem é que todo arquivo segue uma proporção. Esses modelos podem ser redimensionados da forma como você preferir e mesmo assim qualquer gráfico criado com base neles vai funcionar.

Então, eu teria de fazer os personagens normalmente no gerador. E depois editá-los para o uso?
Ou, eu pegaria por exemplo, um desses Templates do rpg maker mv, que fosse do personagem, e partir dele crio do tamanho que quero?

Funciona e pode ser uma boa se você está aprendendo pixel art. De toda forma, sim, você terá de tratar a imagem além do gerador. Se servir você pode procurar por geradores externos, embora eu não conheça nenhum pro MV. Este, por exemplo, exporta personagens no modelo do XP que são fáceis de adaptar para outras versões, muita gente usa ele pro Ace. Outra opção é o GCH, muito utilizado tanto para o VX/Ace quanto para o XP. O único problema é que ambos os geradores são baseados em tiles (quadros base) de 32x32 pixels. O padrão do MV é de 48x48. Não que vá ser um problema. Como disse, se o seu arquivo seguir a proporção imposta pelo programa ele pode ter o tamanho que você bem entender.

Eu conheço esse video tutorial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LgUBBSjFmcM
Está em inglês, mas o que ela faz é simples.
ela copia a imagem do character padrão no MV e cola em um novo arquivo, nesse arquivo ela estica apenas o corpo pro tamanho que ela quer e da uma ajeitada nos pixeis que ficam cagados. É um trabalho que precisa de algum conhecimento de edição de imagem, acredito que qualquer editor faça isso bem de boa pq o que ela faz é simples, esticar o corpo e pintar pixeis pra corrigir o que estica estranho. E tb precisa testar algumas vezes em diferentes tamanhos pra ver qual gera um resultado mais interessante.

17/06/2018 às 04:51 #7 Última edição: 17/06/2018 às 05:05 por Eliaquim
Citação de: Corvo online 16/06/2018 às 18:21
Funciona e pode ser uma boa se você está aprendendo pixel art. De toda forma, sim, você terá de tratar a imagem além do gerador. Se servir você pode procurar por geradores externos, embora eu não conheça nenhum pro MV. Este, por exemplo, exporta personagens no modelo do XP que são fáceis de adaptar para outras versões, muita gente usa ele pro Ace. Outra opção é o GCH, muito utilizado tanto para o VX/Ace quanto para o XP. O único problema é que ambos os geradores são baseados em tiles (quadros base) de 32x32 pixels. O padrão do MV é de 48x48. Não que vá ser um problema. Como disse, se o seu arquivo seguir a proporção imposta pelo programa ele pode ter o tamanho que você bem entender.

Saquei Corvo, vou dar uma olhada nesses pelo pc depois, pq o cel aqui nao traduziu a página.
No quesito das proporções que você falou, por exemplo, se eu criasse então um nesse gerador que exporta estilo xp(32x32). Você acha que seria possível, eu conseguir aumentar ele pra 48x48 e, segundo a proporção, ele ainda ficar legal? Sem ficar com a imagem zuada?

Coloquei aqui o GCH na lista de desejos.

Ou ainda, eu usar algum RPGMAKER que não tenha esse estilo chibificado e importar o sprite para o MV(com os devidos tratamentos de imagens), poderia ser uma boa ideia? Se sim, qual rpgmaker eu deveria usar?

Citação de: Germinal online 16/06/2018 às 19:36
Eu conheço esse video tutorial aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LgUBBSjFmcM
Está em inglês, mas o que ela faz é simples.
ela copia a imagem do character padrão no MV e cola em um novo arquivo, nesse arquivo ela estica apenas o corpo pro tamanho que ela quer e da uma ajeitada nos pixeis que ficam cagados. É um trabalho que precisa de algum conhecimento de edição de imagem, acredito que qualquer editor faça isso bem de boa pq o que ela faz é simples, esticar o corpo e pintar pixeis pra corrigir o que estica estranho. E tb precisa testar algumas vezes em diferentes tamanhos pra ver qual gera um resultado mais interessante.

Beleza Germinal, vou dar uma olhada nesse vídeo.
Mas pelo visto, não vai ter como eu fugir de ter algum trabalho editando além do gerador ne...
[EDIT] Acabei de ver o vídeo. Adorei a voz dela hauahauahauahau.
Não pareceu tão difícil quanto eu achava, embora eu acredito que ainda vá ser dificil pra eu que ainda estou prsticamente no zero com isso. Mas vou tentar, e algum resultado eu posto aqui.

Queria encontrsr um jeito de automatizar isso. Por exemplo, mesmo que seja MUIITO mais trabalhoso, eu fazer essas modificaçoes que ela fez, no próprio gerador do MV. Será que seria possível? Ou estou sendo muito sem noção, pois deve ser ultra trabalhoso?! Hauahauahauajua

Porque penso que criar um outro personagem é de boa. Mas imagina trabalhar todos os sprites de personagens pelo jogo? Incluso npcs nas cidades etc...

O meu maior problema com o RPGM MV é esse estilo chibificado dos sprites...

Enfim. Muito obrigado a vocês dois que estão aqui me ajudando. Significa muito pra mim. Depois vou achar um lugsr certo aqui na comunidade pra me apresentar devidamente.

É que estou trocando de área profissional, e realmente isso de imagens e jogos eu tenho vindo do ZERO, estou aprendendo tudo de primeira mão...

Obrigado ai pela ajuda. Vou tentar chegar a algum resultado e posto ele por aqui.

A imagem vai ficar legal se:
- O ideal é que você respeite o limite do MV, 48x48. Isso não significa que você tenha de criar gráficos ocupando todo esse espaço, você pode usar a área central do frame para um personagem de 24x24, por exemplo.
- Se você quer fugir do chibi uma boa opção são os gráficos do XP. É só retirar a coluna - se não me engano - da esquerda e importar os charsets normalmente.

Assim, o ideal mesmo é que você tente aprender pixerl art/design e crie seus próprios modelos. Dessa forma você não depende nem de gráficos de terceiros nem das limitações do programa. Nesta área existem muitos tutoriais, dá uma passada lá qualquer hora. o/

Uma solução automatizada pra transformar os personagens prontos do mv eu diria q é impossível. Pra usar o editor do mv vc teria q retirar essas partes chibi e colocar outras q nao são, eu já vi por aí na net alguns modelos q não são, mas é tipo 1% das opções que existem.
Mas eu acho que se você encontrar uma forma de editar o character pra ficar da forma que você gosta, de começo pode ser trabalhoso ou demorado, mas depois de pegar bem a manha e começar a fazer vários seguidos o tempo vai diminuindo e a qualidade vai aumentando.

Citação de: Corvo online 17/06/2018 às 09:09
A imagem vai ficar legal se:
- O ideal é que você respeite o limite do MV, 48x48. Isso não significa que você tenha de criar gráficos ocupando todo esse espaço, você pode usar a área central do frame para um personagem de 24x24, por exemplo.
- Se você quer fugir do chibi uma boa opção são os gráficos do XP. É só retirar a coluna - se não me engano - da esquerda e importar os charsets normalmente.

Assim, o ideal mesmo é que você tente aprender pixerl art/design e crie seus próprios modelos. Dessa forma você não depende nem de gráficos de terceiros nem das limitações do programa. Nesta área existem muitos tutoriais, dá uma passada lá qualquer hora. o/

Beleza. Ainda não tenho o rpg maker xp. Mas achei, em uma das suas informações, um programa Sprite creator 3 xp, que me deu uma ajuda.
Depois vou dar uma olhada com calma nos tutoriais e ver se acho algo relacionado ao GIMP, que estou usando.
Olha onde cheguei:

https://imgur.com/a/rLAcB5k

Na primeira imagem ta o programa que usei.
Depois cortei um lado no GIMP, mas na hora de exportar, apareceram todas aquelas opções conforme o print(não mexi, exportei daquele jeito)
Depois achei um Plugin do yanfly SCALE SPRITER, e o utilizei para deixar no formato do rpgmmv.
Mas aí, olha como ficou no proprio rpgmaker mv...
Como resolvo? :(

Citação de: Germinal online 17/06/2018 às 09:27
Uma solução automatizada pra transformar os personagens prontos do mv eu diria q é impossível. Pra usar o editor do mv vc teria q retirar essas partes chibi e colocar outras q nao são, eu já vi por aí na net alguns modelos q não são, mas é tipo 1% das opções que existem.
Mas eu acho que se você encontrar uma forma de editar o character pra ficar da forma que você gosta, de começo pode ser trabalhoso ou demorado, mas depois de pegar bem a manha e começar a fazer vários seguidos o tempo vai diminuindo e a qualidade vai aumentando.
É, estou tentando algumas coisas aqui no GIMP, vamos ver no que vai dar... auahuhauhuahuahua..

Você não vai precisar de plugin, basta colocar o $ no início do nome do arquivo: $exemplo.png Usa-se isso para informar ao programa que a imagem contém um único personagem.

Citação de: Corvo online 18/06/2018 às 07:28
Você não vai precisar de plugin, basta colocar o $ no início do nome do arquivo: $exemplo.png Usa-se isso para informar ao programa que a imagem contém um único personagem.

Olha só, esse negócio do $ eu não fazia ideia...
Tem algum tutorial do rpgmmv aqui sobre esses detalhes do programa?
Já percebi que tem outros com ! Também.

Olhei os tutoriais e consegui aprender algumas coisas, já pode fechar esse tópico, eu já consegui entender o caminho. Agora é só trabalhar duro.

Muito obrigado a todos vocês:)

Não tem porque são detalhes bem simples, é raro ver alguém comentando sobre. Dá uma olhada na documentação do programa, lá estão todos listados e melhor explicados. O "!", por exemplo, você também pode usar para fixar imagens e panoramas na tela, coisa que pro Ace é preciso programar.  :ok: