O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Melissa - Uma aventura às avessas (DEMO 2.0)

Iniciado por Jotasage, 16/06/2018 às 23:19

E eis que após uma longa pausa eu decidi retirar Melissa - Uma aventura às avessas da gaveta e continuar o projeto.

Foram exatos dois anos (12 de junho de 2019 a 12 de junho de 2021) em que o projeto esteve parado, pra ser mais preciso. A única atualização feita no período foi a correção de bugs e defeitos que existiam na BETA 1.0, lançada em novembro de 2019.

Spoiler

Consideração n° 1: Este poderia parecer o caminho lógico a se seguir após o update do jogo feito em abril, mas a verdade é que Melissa esteve por um fio de ser definitivamente descontinuado. E haviam razões para isso: Fazer um jogo com um roteiro que se assemelha a uma peça de teatro, tendo como tema central o drama da protagonista é, definitivamente, uma tarefa muito desafiadora; para não mencionar o fato de que este jogo é diferente de tudo o que eu estou acostumado a produzir - seja pelos temas que ele aborda, seja pelo estilo de humor presente no jogo ou mesmo pela já citada estrutura narrativa dele. Abordei melhor essas questões nas sessões Introdução e Concluindo deste tópico, embora ainda de forma resumida. Tenho vontade de explicar minuciosamente como este projeto surgiu e todos os pormenores que envolvem sua produção e até mesmo o hiato que o projeto sofreu, mas creio que só valha a pena fazê-lo quando ele estiver completo.
[close]

O turning point aconteceu justamente na época em que o update foi lançado, seguido do anúncio (ainda em abril) de que Melissa iria participar do Sabadão do Cenoura (ver aqui e aqui). Por conta destes dois fatores, me vi na situação de jogar e re-jogar este jogo do início ao fim várias vezes, e no meio do processo tive a interessante experiência de redescobrir meu próprio projeto. Soma-se a isso a movimentação muito legal em torno do projeto que houve no Turma do Cenoura (server do Discord) durante as duas semanas que separaram a primeira e a segunda live de Melissa, onde muitas ideias e sugestões foram levantadas e viabilizadas, fazendo com que a jogabilidade do projeto sofresse uma grande evolução.

Em resumo, dá pra dizer que o projeto renasceu das cinzas - muito melhor do que antes.

Spoiler

Consideração n° 2: Devo dar crédito especial a três pessoas por isso: Dr.XGB, Paradiddle e Jorge_Maker, que me auxiliaram tanto divulgando o projeto quanto me dando ideias para ele, ou mesmo me ajudando a implementá-las. Muito obrigado, galera!  :XD:
[close]

Enfim, sem mais delongas, vamos a algumas das mais expressivas atualizações recentes feitas em Melissa!

Action Battle System:
Spoiler



O sistema ABS do jogo passou por algumas melhorias e recebeu algumas adições, das quais a principal é o Sistema de Bolsa, ou Sistema de Guardar Poções.

Resumidamente, o jogador iniciará o jogo podendo guardar um limite de até 3 poções excedentes (que são pegas quando o HP já está cheio), podendo expandir este limite ao longo do jogo para 5, 7 e 9 poções. Essa expansão se dará através de itens especiais que poderão ser encontrados dentro do gameplay - cabendo ao jogador procurá-los.

Por conta disto, a lógica das poções também foi alterada: A poção vermelha, que curava 4 pontos de vida (a metade do HP) passará a curar 2, e a poção azul, mais rara, seguirá restaurando todo o HP.

Também foi adicionado um curto tempo de invencibilidade após o ataque do inimigo, impedindo os famosos "atropelamentos". Mas eu confesso que achava aquilo muito engraçado.
[close]

Contador de Tentativas:
Spoiler



Inseri um Contador de Tentativas no minigame dos marinheiros de Portown.
A ideia veio do Paradiddle - que, como a maioria, sofreu e muito nessa parte - e já havia me sugerido trocar o Game Over tradicional por um "dinâmico", que mandasse o jogador direto para o começo do minigame, sem ter que passar novamente pela tela de título (o que também foi implementado, como dá pra ver no GIF).
Também estou considerando remunerar o jogador com XP ao passar deste minigame, tendo em base a quantidade de tentativas - quanto menos tentativas, mais XP.

(Vale a pena frisar também que este minigame já conta com savepoint desde a BETA atualmente disponível, a 1.1)
[close]

Bônus:
Spoiler



Primeira screenshot de um trecho do jogo que ocorre após o final da BETA atual.
[close]





Passado um bom tempo de espera, estou lançando a BETA 1.2 de Melissa - Uma aventura às avessas e, junto com ela, a página do jogo no itch.io.

Esta nova versão trata-se de um upgrade da versão 1.1, que não incluía as melhorias feitas no sistema de batalha nem nos minigames do jogo. O Capítulo II ainda não está disponível, e só será lançado na próxima versão (que deverá ser a Beta 2.0 *). Mas, para quem jogou as versões anteriores, certamente será interessante ver a evolução da mecânica do jogo na nova versão.

Download 1.2

*Ou a versão completa, por que não?





DEMO LANÇADA!

Está lançada a versão 2.0 de Melissa - Uma aventura às avessas - a primeira com conteúdo inédito desde o primeiro lançamento do jogo, em 2019.

Mais do que isso, a primeira versão que traz TODAS as melhorias que foram feitas no jogo desde então. Então, mais do que conteúdo inédito, há coisas novas bem interessantes para se ver por todo o jogo!

DOWNLOAD

itch.io

Game Jolt

Mediafire