O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida com mapeamento via Parallax (RM VX Ace)

Iniciado por Cloud Force, 18/06/2018 às 14:24

18/06/2018 às 14:24 Última edição: 23/06/2018 às 11:42 por Corvo
Fala galera, tenho uma dúvida em relação ao mapeamento por parallax no RPG Maker VX Ace (Desculpe se aqui não é a área para postar).
Seguinte, estou usando o Photofiltre Studio X para fazer os panomaps, aí na hora de fazer lá, beleza, aí importo pro RM e aparentemente está tranquilo:

Mas depois, na hora de colocar a foto nas pictures, fica esse contorno:

Já editei no Photofiltre, no Graphics gale as partes de "contorno" mas na hora que vou ver como fica no RM, sempre aparece desse jeito, e também, a sombra na pasta parallax fica azul e não translúcida como era pra ficar.
Alguém sabe me dizer qual o problema?
Obrigado!

Não manjo de paralax, mas reconheço esse problema. Suas árvores estão se mesclando com o fundo amarelo, é algo comum de acontecer em editores de imagens para evitar cortes bruscos nas cores e dar mais naturalizade a imagem. Como resolver já é otros 500 pq não conheço esse Photofiltre Studio, não da pra deixar esse fundo efetivamente transparente? E não usar essa cor amarelada pra ser a transparência. Sei tb que diferentes extenções de arquivos geram esse efeito aí, mas não lembro qual delas, acho que .jpg, se tua iamgem for jpg tenta salvar em png pelo editor.

A área estaria correta se a dúvida fosse sobre uma técnica ou forma de mapeamento, para coisas específicas assim pode postar por aqui mesmo.

É o que o Germinal disse, o RM está considerando os pixeis mesclados entre os objetos e o fundo. Salve a imagem sem fundo em .png, use o gerenciador de arquivos do Ace para importar e deve dar certo.

Citação de: Corvo online 18/06/2018 às 14:37
É o que o Germinal disse, o RM está considerando os pixeis mesclados entre os objetos e o fundo. Salve a imagem sem fundo em .png, use o gerenciador de arquivos do Ace para importar e deve dar certo.
Então, já estava em .png, mas não tava funcionando. Mas aí fiz direto com o fundo transparente, funcionou, porém não aparece pra escolher o que é transparente e o que é translúcido, aí no caso, fica sem o contorno mas a sombra não fica translúcida, como na imagem:

E por que quando importo a imagem que será o parallax para a pasta parallaxes, as sombras mesmo aparecendo para escolher qual cor será translúcida, depois quando coloco no mapa, a sombra fica "azulada"?

Não to entendendo.

É, não faz muito sentido. Se você simplesmente salvar a imagem em PNG da forma correta e colocar ela na pasta desejada, quando aberta no maker ela estará do mesmo jeitinho o qual você havia a salvo.

Spoiler
Né por nada não, mas se não for algum tipo de falta de atenção e levando em conta os outros problemas que você já teve, já podemos assumir que seu RPG Maker está totalmente bichado.
[close]

Essa sombra ta com transparência?? pra ficar desse jeito ela deve ser uma cor chapada, se ela tivesse transparencia acho que daria pra ver o fundo quadriculado passando pela sombra, mas ele não ta aparecendo.

Spoiler
Né por nada não, mas se não for algum tipo de falta de atenção e levando em conta os outros problemas que você já teve, já podemos assumir que seu RPG Maker está totalmente bichado.
[close]
[/quote]
Eu também acho, meu RM anda muito estranho, como eu falei, se eu criar novos projetos, eles só funcionam uma vez.
Tá tudo em .png, de fato não sei o que acontece, deve ser problema no RM mesmo.

Citação de: Germinal online 18/06/2018 às 21:53
Essa sombra ta com transparência?? pra ficar desse jeito ela deve ser uma cor chapada, se ela tivesse transparencia acho que daria pra ver o fundo quadriculado passando pela sombra, mas ele não ta aparecendo.
Então, o problema é que quando importo em .png já sem fundo, não aparece pra eu escolher a cor transparente e translúcida, por isso ele fica com a cor sem estar transparente. Outro problema que não sei porque acontece. Agora quanto ao azul na parte da sombra da árvore na pasta parallaxes não sei também porque não fica igual a imagem certinho em png que deixei.
Acho que é como o Skyloftian falou mesmo, RM zuado, o problema é o que fazer, já desinstalei e instalei denovo e nada de corrigir os bugs, e agora aparecem mais esses de imagens.  :facepalm:

Eu acho que é melhor usa um outro programa pra editar essas imagens, da uma olhada nesse post com várias ferramentas de edição de imagem https://centrorpg.com/index.php?topic=20031.0

Tente salvar a sua imagem em um outro programa (pode optar pelo Gimp, que é o mais próximo do Photoshop e é gratuito). É bem esquisito dar esse erro. Além disso, seria interessante copiar o arquivo direto para o diretório do projeto, sem fazer a importação pelo RPG Maker. :sera:

Então, eu uso o Photofiltre porque vi um tutorial do Kazuyashi aqui na Centro RPG Maker de parrallax para o RM VX usando esse programa. Mas vou tentar com o GIMP agora.
Citação de: Mistyrol online 19/06/2018 às 03:42Além disso, seria interessante copiar o arquivo direto para o diretório do projeto, sem fazer a importação pelo RPG Maker. :sera:

Mistyrol, se eu copiar o arquivo direto para o diretório sem importar, como faço a cor das sombras das árvores e objetos ficarem translúcidas?

Citação de: Cloud Force online 19/06/2018 às 14:03
[...]
Mistyrol, se eu copiar o arquivo direto para o diretório sem importar, como faço a cor das sombras das árvores e objetos ficarem translúcidas?
Se você já salvou a imagem transparente e em .png você não precisa fazer nada.

Quanto ao programa, se você tiver acesso, utilize o Photoshop, caso contrário, também recomendo o Gimp.

Se não funcionar poste essa imagem para nós. Quero testar ela aqui porque não é possível que continue dando erro.  :derp:

Citação de: Skyloftian online 19/06/2018 às 14:21
Se você já salvou a imagem transparente e em .png você não precisa fazer nada.

Quanto ao programa, se você tiver acesso, utilize o Photoshop, caso contrário, também recomendo o Gimp.

Então Skyloftian, eu salvo transparente em png e o fundo fica transparente mesmo de boa, mas o que me refiro é a parte translúcida, na sombra das árvores no caso, eu deixo em preto para na hora de escolher, poder deixar essa parte parecendo sombra mesmo, translúcida, mas se eu mando direto pro diretório, essa parte não tem como fazer. (aliás, no meu RM nem importando tá aparecendo pra eu escolher a parte transparente e translúcida).

Citação de: Corvo online 19/06/2018 às 14:25
Se não funcionar poste essa imagem para nós. Quero testar ela aqui porque não é possível que continue dando erro.  :derp:

Corvo, segue a imagem aí, eu deixei duas árvores só para testar, de um mapa 20x20.

Detalhe: Salvei pelo GIMP, o resultado foi o mesmo, ou seja, reforça que meu RM está realmente bugado.

O que está bugado aí é a própria sombra da imagem. Depois de tanta edição ela provavelmente perdeu o canal alpha (transparência) e por isso as sombras estão assim. Só por curiosidade, teste essas árvores sem passar o arquivo por qualquer edição. Se funcionar, crie sua imagem apenas copiando e colando elas em um arquivo .png. Importe pro jogo, se der errado realmente deve ter coisa errada no RM.

19/06/2018 às 22:23 #14 Última edição: 19/06/2018 às 22:52 por Cloud Force
Funcionou, Corvo. Eu importo e o RM ainda não pede para eu escolher a cor transparente e translúcida, mas a imagem ficou com a cor transparente (que já dá pra ver na própria imagem e a sombra translúcida).
Só vou então criar o mapa com as árvores, depois edito aqui e falo se ficou tudo certo.
Valeu.

Atualização: Funcionou Corvo, testei em uma pequena parte do mapa pra ver e funcionou com background e tudo.
Mas, me explica uma coisa, a parte de eu ter editado a imagem demais a ponto de fazê-la perder o canal alpha, não entendo nada disso.
E por que, mesmo o RM editor não aparecendo quando mando a imagem.png para a pasta pictures, essa que você me enviou a transparência da sombra fica normal?