O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Resolução / Texto

Iniciado por Eliaquim, 07/07/2018 às 14:28

07/07/2018 às 14:28 Última edição: 08/07/2018 às 03:50 por Corvo
Fala pessoal! Eu de novo! :)

Estou pensando em qual resolução vou colocar no jogo. A nativa do RM MV, 1280x720 ou 1920x1080. Vocês tem alguma dica, alguma advertência ou coisa assim antes de eu definir a resolução?

Uma vez que fiz um jogo em uma resolução, quando exportei para android, os textos das falas dos personagens ficaram todos desconfigurados. As frases continuavam na windows das mensagens e a tela não mostrava o resto... ou seja, tive que ajeitar tudo de novo conforme a nova resolução...

Alguma dica quanto a isso dos textos também?

As janelas se adaptam automaticamente à resolução, mas o conteúdo delas não. Eu recomendo que você tenha uma versão para cada plataforma e, no caso do PC, deixe o usuário escolher a melhor resolução para a máquina dele. Que eu saiba não é possível criar menus responsivos, mas você permitindo que o jogador defina o tamanho da tela você pode mostrar menus pré-configurados com base no padrão escolhido. Vai dar um certo trabalhinho, sim. Digo, isso se o design que você estiver usando realmente precisar de adaptações.

Citação de: Corvo online 07/07/2018 às 14:38
As janelas se adaptam automaticamente à resolução, mas o conteúdo delas não. Eu recomendo que você tenha uma versão para cada plataforma e, no caso do PC, deixe o usuário escolher a melhor resolução para a máquina dele. Que eu saiba não é possível criar menus responsivos, mas você permitindo que o jogador defina o tamanho da tela você pode mostrar menus pré-configurados com base no padrão escolhido. Vai dar um certo trabalhinho, sim. Digo, isso se o design que você estiver usando realmente precisar de adaptações.

Vê se entendi: Você quis dizer que para cada resolução que eu disponibilizar, eu teria de fazer uma caixa de texto por exemplo pra cada uma? Tipo nas falas dos personagens?

Como faço pra deixa a opção para o jogador escolher a resolução?

Acho que o ideal é você ver que resoluções vc precisa, se for só pra pc qq coisa 16:9 ta massa já. Se for pra celular eu não manjo tanto, já desenvolvi pra celular a alguns anos atrás e era bem zuado, tem mto tamanho d tela com resoluções diferentes é meio tenso de manter todas e com qualidade alta. A parada é selecionar um conjunto pequeno e nas outras fica com tarja preta em cima e embaixo ou do lado. Principalmente fazer testes de começo e começar a desenvolver com as resoluções que vc quer em mente, fazer primeiro o projeto pra depois mudar resolução da bem mais trabalho.
Já vi pelas interwebs script pra adicionar resoluções diferentes mudadas pelo jogador, mas nem sei onde foi ou se funciona bem.

07/07/2018 às 17:14 #4 Última edição: 07/07/2018 às 17:20 por Corvo
Mais ou menos isso, mas não com as mensagens de texto. As janelas do RPG Maker são criadas com base no tamanho da tela, logo elas vão se adaptar automaticamente se você estiver usando o sistema padrão. No caso das mensagens você só terá problemas se a resolução do jogo for muito menor à inicial.

Já o conteúdo das janelas, no caso os menus, loja e afins, são dispostos com base em coordenadas. Por exemplo, se você aumentar a janela do jogo e abrir o menu, vai notar que alguns elementos foram esticados ou terá espaço vazio sobrando. Você precisaria de um menu adaptado à todos os tamanhos para evitar mexer em muita coisa. Isto é, se não estiver usando o menu padrão (de novo).

Não me lembro se pelo Community Basic você pode trocar a resolução durante o jogo, mas para trocar a resolução você precisa apenas usar um comando por "Script Call" ou "Plugin Command". Em todo caso, este plugin faz exatamente isso. Note que ele vem com algumas resoluções pré-configuradas, mas eu não confiaria nelas sem testar tudo.

Mesmo que existam plugins que façam a adaptação automaticamente, é importante que você teste cada resolução. Esses códigos são feitos considerando o design padrão do MV e qualquer alteração neste pode ferrar com seus menus se não forem revisados.

Tecnicamente seria mais ou menos assim:
[close]

Citação de: Corvo online 07/07/2018 às 17:14
Mais ou menos isso, mas não com as mensagens de texto. As janelas do RPG Maker são criadas com base no tamanho da tela, logo elas vão se adaptar automaticamente se você estiver usando o sistema padrão. No caso das mensagens você só terá problemas se a resolução do jogo for muito menor à inicial.

Já o conteúdo das janelas, no caso os menus, loja e afins, são dispostos com base em coordenadas. Por exemplo, se você aumentar a janela do jogo e abrir o menu, vai notar que alguns elementos foram esticados ou terá espaço vazio sobrando. Você precisaria de um menu adaptado à todos os tamanhos para evitar mexer em muita coisa. Isto é, se não estiver usando o menu padrão (de novo).

Não me lembro se pelo Community Basic você pode trocar a resolução durante o jogo, mas para trocar a resolução você precisa apenas usar um comando por "Script Call" ou "Plugin Command". Em todo caso, este plugin faz exatamente isso. Note que ele vem com algumas resoluções pré-configuradas, mas eu não confiaria nelas sem testar tudo.

Mesmo que existam plugins que façam a adaptação automaticamente, é importante que você teste cada resolução. Esses códigos são feitos considerando o design padrão do MV e qualquer alteração neste pode ferrar com seus menus se não forem revisados.

Tecnicamente seria mais ou menos assim:
[close]

Beleza... Obrigadão mesmo ai galera! Pode fechar o tópico!