O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

DÚVIDA, QUAL RPG MAKER USAR?

Iniciado por Queen_Natty, 09/07/2018 às 12:20

09/07/2018 às 12:20 Última edição: 09/07/2018 às 12:23 por Corvo
Olá galera, estou mto tempo afastada da plataforma e vi q lançaram um RPG Maker novo, aí fica minha duvida, pois quero voltar a produzir e não sei por onde começar. Qual RPG Maker vocês me indicam para um projeto novo bem legal?
Depois eu vejo o que eu coloco aqui.

A clássica questão do RM. A resposta é: tanto faz. Cada versão tem seus prós e contras. Por exemplo, o XP continua tendo o melhor mapeamento, o 2k3 o sistema de eventos mais útil. Atualmente os mais usados são o Ace - por ter mais recursos disponíveis - e o MV - pela portabilidade. As únicas versões que não te recomendo usar são o VX e o 2000. Não há motivos para não usar suas versões otimizadas (Ace e 2003, respectivamente).

Só não te aconselho a usar RPG Maker se você tiver de modificar muita coisa pra criar seu projeto. Por exemplo, para RPGs (obviamente), Visual Novels ou jogos cuja movimentação é semelhante à de RPGs o programa serve bem, mas para jogos de plataforma ou outros gêneros é mais prático usar Unity, Clickteam, Game Maker e por aí vai.

Outros tópicos com essa discussão:
Qual o Melhor RPG Maker?
MV ou Ace?

Citação de: Corvo online 09/07/2018 às 12:37
A clássica questão do RM. A resposta é: tanto faz. Cada versão tem seus prós e contras. Por exemplo, o XP continua tendo o melhor mapeamento, o 2k3 o sistema de eventos mais útil. Atualmente os mais usados são o Ace - por ter mais recursos disponíveis - e o MV - pela portabilidade. As únicas versões que não te recomendo usar são o VX e o 2000. Não há motivos para não usar suas versões otimizadas (Ace e 2003, respectivamente).

Só não te aconselho a usar RPG Maker se você tiver de modificar muita coisa pra criar seu projeto. Por exemplo, para RPGs (obviamente), Visual Novels ou jogos cuja movimentação é semelhante à de RPGs o programa serve bem, mas para jogos de plataforma ou outros gêneros é mais prático usar Unity, Clickteam, Game Maker e por aí vai.

Outros tópicos com essa discussão:
Qual o Melhor RPG Maker?
MV ou Ace?

Muuuito obrigada mesmooo
Depois eu vejo o que eu coloco aqui.

Então, acho que o interessante é citar o que cada um tem oferecido de melhor pra criação de jogos e você ver o que encaixa melhor pra você.

Sobre o RM2k e 2k3, apesar de antigos, são opções que trazem um ótimo desempenho, estilo bonito e creio eu, de acordo com umas pesquisas, que um ótimo trabalho com eventos(se não me engano, mais o 2k3 mesmo, o 2k não deve ser uma opção muito boa), claro que você vai ficar com uns problemas como a falta de edição de scripts/plugins e obviamente com algumas limitações gráficas.

O Xp é muito interessante por trazer um ótimo editor de mapas, já tem os scripts, o que te dá a opção de ir atrás de vários sistemas que foram postados com o tempo, mas por ser meio antigo alguns desses já podem ter sumido, links quebrados e etc, a engine no geral tem um visual bem simples e as vezes meio confuso, mas também traz um desempenho consideravelmente bom, gosto muito dessa engine mas talvez não recomendaria mais.

Vx não entra muito na lista, o Vx Ace tem tudo o que ele tem só que melhor, então, o ace é provavelmente a melhor opção pra muitos, acredito que um dos problemas seria a resolução do jogo, mas em vantagens nós temos a grande quantidade de recursos e sistemas disponíveis hoje para a engine, interface bonita, fácil de mexer, uma engine bem completa para fazer um rpg, provavelmente a opção mais recomendada, tem suporte pra bastante coisa.

Quanto ao MV, por utilizar JavaScript nós agora temos acesso a certas coisas novas que não eram possíveis com o RGSS, tem vários prós como o editor de plugins, capacidade para alta resolução e sistemas muito legais, mas se tem uma coisa que ele peca é no desempenho, você pode acabar se deparando com problemas no áudio, sprites, imagens, mas enfim, não tenho certeza se agora na versão mais atualizada os problemas saíram, mas sempre que usei ele tive essas coisas me atrapalhando, principalmente a função de mudar imagem do player ou de um evento, sempre fazia o sprite sumir por 1 frame, e isso me irrita pra caramba kkskjkjs. Também, adicionalmente, temos agora um grid de 48x48, o que pode ser bom ou ruim, depende de você.

Então, acho que você já conhecia/sabia várias coisas que eu citei, talvez devo estar errado em algumas, posso ter confundido, mas no final minha recomendação é o MV, mas acho que o preferido do pessoal mesmo é o VX Ace e eu compreendo o porquê.
Mas como sempre, quem faz o jogo é o dev e não a engine, então, da pra fazer muita coisa legal com qualquer versão. Outro ponto para se lembrar é o que o Corvo disse, se tiver de modificar muito talvez seja mais interessante rever a engine que esteja utilizando e ver se não tem opções melhores, vai te poupar bastante tempo e trabalho.

Eu estava usando o Rm2k, mas após ler a primeira resposta neste post, decidi migrar pro 2k3, tendo em vista que possui melhorias em comparação com o 2000.
Testei o MV por um tempo, gostei bastante, ainda mais pela facilidade do sistema de batalha (algo que estava reformulando no rm2k).
Mas ainda assim prefiro atualmente as versões 2k e 2k3, pois adoro essa interface toda pixelada, estilo super nintendo.
Darles LSF