O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como editar um resource de RPG Maker 2003 sem perder a qualidade?

Iniciado por Bussoli, 19/07/2018 às 18:43

Sempre que eu edito uma imagem de RPG Maker 2003 em formato PNG pelo Paint, ou a imagem não entra no RPG Maker e a tela fica preta, ou a imagem entra mas qualidade da imagem diminui muito.
Existe algum programa onde eu posso editar os resources de RPG Maker sem perder a qualidade e seja compatível com o RPG Maker?
Equipe: Game Fantasy RPG

Sim, eu uso o Photoshop CC e a qualidade se mantém a mesma quando edito qualquer coisa, você pode tentar ele mas é pago por vias normais. Nesse link: https://centrorpg.com/index.php?topic=20031.0 há opções grátis.

Eu não lido com o RPG Maker 2003, então pouco sei sobre os formatos por ele aceitos, mas talvez seria algo no processo de salvamento, não? O formato PNG passou a ser frequente na última década, pode ser que o programa não aceite ele "de qualquer maneira", afinal é bem antigo já. Principalmente no quesito da perda de qualidade, tu poderia postar uma imagem aí de como o gráfico fica, talvez seja algo que possamos auxiliá-lo e tu continue utilizando o Paint, que é bem acessível.

Porém, caso seja possível, recomendo utilizar o Photoshop também. É um programa bem mais amplo.

Eu edito normalmente em um editor qualquer. Geralmente uso Paint, iDraw ou GIMP. Salvo na resolução devida.
Mas como o Rm2000 e 2003 só suportam imagens indexadas e com 256 cores, uso uma ferramenta chamada XnView, onde vc consegue alterar o formato de cores da imagem sem comprometer a sua qualidade.
Daí eu jogo essa imagem lá no XnView e altero para 256 cores.

Eu baixei um programa chamado GraphicsGale, mas mesmo assim qnd eu edito uma imagem panorama do RPG Maker 2003 e salvo no formato PNG, a imagem (panorama) não entra e fica tudo preto na área de panorama.
Se eu salvar no formato 256 a imagem entra, porém a imagem perde muito a qualidade

Citação de: bussoli online 20/07/2018 às 19:12
Eu baixei um programa chamado GraphicsGale, mas mesmo assim qnd eu edito uma imagem panorama do RPG Maker 2003 e salvo no formato PNG, a imagem (panorama) não entra e fica tudo preto na área de panorama.
Se eu salvar no formato 256 a imagem entra, porém a imagem perde muito a qualidade
Mas tipo, o RPG Maker 2003 tem imagens do tipo que tu quer fazer, pra servir como base? Porque assim, se não me engano esse programa tem uma resolução bem pequena para o jogo rodar, com isso as imagens por ele utilizadas também são. Quando o jogo for para tela cheia e as imagens forem expandidas, obviamente que a qualidade não irá se manter. Confere se isso não é o modo como o programa lida com imagens mesmo, talvez seja o procedimento padrão. Se tiver imagens que já vem com o programa, tu vê se isso acontece com elas também. Não mexo no 2003, então só tô especulando.

Vou baixar esse XnView e vou tentar editar algum resource sem perder a qualidade.

Se ainda tiver problemas, o Crixus tem vários tutoriais de 2k/3, inclusive de converter imagens.

https://centrorpg.com/index.php?topic=5858.msg45954#msg45954

Sobre a qualidade, o 2k/3 tem esse limite de 256 cores, tudo que ultrapassa desse limite ele rejeita. Não recomendo o 2k/3 se você prefere trabalhar sem limites de cores, talvez o XP seja melhor pra você nesse caso, ou até mesmo o Ace.

Nesse FastStone PhotoResizer eu posso converter qualquer tipo de imagem "JPEG" para "PNG" sem perder qualidade da imagem?

PROBLEMA RESOLVIDO!
Photoshop CS2 revolveu!
Posso converter o que eu quiser nesse programa, inclusive no formato padrão para o RPG Maker 2003 que é o PNG-8

Mas ainda não consigo baixar esse Photoshop CS-2

Considerando que você não tenha testado o que disse na mensagem acima: baixe o GraphicsGale que é gratuito. Abra a imagem no programa e, no menu superior, selecione All Frames > Color Deph. Aí você encontra as configurações da imagem, salve e pronto.

Agora, defina o que você quer dizer com "perde qualidade". Se a imagem fica parecida com jpg, aí sim é um problema. Mas se ela só perde cores, o que é perfeitamente normal, pois você as está reduzindo, nada te impede de repixelar a imagem arrumando esses pontos.

E o 2k3 está em promoção nesse momento por menos de oito reais. É bom comprar se quiser evitar tanta dor de cabeça. '-'