O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Mudar classe com certo EXP.

Iniciado por Spin, 29/07/2018 às 13:30

29/07/2018 às 13:30 Última edição: 29/07/2018 às 19:11 por Skyloftian
Olá, obrigado por entrar aqui...

Comecei agora a utilizar o RPG Maker VX Ace, e queria saber como consigo mudar a classe com certa quantidade de EXP. Por exemplo, tal pessoa ganhou 300 XP por passar em uma porta. Quando ela chegar a 300XP, ela muda de classe para "Samurai" (por exemplo).

Alguém sabe a resposta? Obrigado...

Você apenas precisa criar uma condição em que verificamos se o ator possui a quantidade de EXP necessária, então, caso sim, utilizamos o comando de evento Mudar Classe.

Para conseguirmos a quantidade atual de EXP do ator usaremos o seguinte código:
$game_party.members[X].exp

X deve ser trocado pelo ID do ator em questão menos um, ou seja, se você quer acessar as informações do ator de ID 001 deverá substituir X por 0.

Enfim, um exemplo:

Citação de: Skyloftian online 29/07/2018 às 13:54
Você apenas precisa criar uma condição em que verificamos se o ator possui a quantidade de EXP necessária, então, caso sim, utilizamos o comando de evento Mudar Classe.

Para conseguirmos a quantidade atual de EXP do ator usaremos o seguinte código:
$game_party.members[X].exp

X deve ser trocado pelo ID do ator em questão menos um, ou seja, se você quer acessar as informações do ator de ID 001 deverá substituir X por 0.

Enfim, um exemplo:

Inseri o seu script, mudei o nome do ator para James. Deu tudo certo, porém, quando fui falar com um NPC para mudar de classe, deu isso:

Mudou o nome onde? Dentro do que te passei não há lugar algum para se mudar o nome.
Poderia mostrar um print do evento?

29/07/2018 às 18:52 #4 Última edição: 29/07/2018 às 19:08 por Skyloftian
Citação de: Skyloftian online 29/07/2018 às 18:37
Mudou o nome onde? Dentro do que te passei não há lugar algum para se mudar o nome.
Poderia mostrar um print do evento?

Mudei o nome do Ator "Eric" para "James", na Database. Vou tentar colocar o [James] para 0 (no script que você me passou).

Aqui o print do Evento:

EDIT Deu certo mudar [James] para 0. Muito obrigado por sanar minha dúvida :-).

Opa, beleza.
Explicando novamente: Esse valor dentro de [ ] é o ID do ator - 1.
Exemplo:
Para acessar os dados da Kohatsu, que o ID é 4 eu deveria utilizar [3].

Qualquer outra dúvida é só postar que estamos sempre por aqui.  :ok: