O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Avalie!] Mapa da natureza

Iniciado por Rayner, 10/08/2018 às 00:01

Boa noite, recentemente voltei a estudar mapeamento para RM e pretendo melhorar nesta área. Eu gostaria que avaliassem este mapa e me digam no que posso melhorar:

O que fiz que não deveria ou o que deixei de fazer?

Até dps~
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------

Gostei muito. Está bem agradável e não linear como a natureza deve ser, sem contar as gramas e os detalhezinhos. Acredito que o tile que você usou para fazer o lago seja de uma parede submersa, compara com a parede do morro e vai ver que são bem parecidas.
É isso, abraços.

Olá, amigo. Estamos no mesmo barco, também estou praticando mapeamento no momento.  :wow: :wow: Seu teste está bem agradável. Não sei mais onde li mas li algo que dizia sobre perguntar o que quer que o jogador sinta ao ver o mapa e o que quer que o personagem sinta ao estar no mapa, pois têm vezes que você não quer que o jogador sinta a mesma coisa que o personagem. Sempre faço essas duas perguntas antes de começar a desenhar os mapas. Espero que isso o ajude.  :ok: Já tentaste colocar uma picture gradiente com raios de luz para esta floresta? Tem gente que não curte, já eu amo isso...  :br: :br:

Spoiler
Citação de: Speed online 10/08/2018 às 01:58
Gostei muito. Está bem agradável e não linear como a natureza deve ser, sem contar as gramas e os detalhezinhos. Acredito que o tile que você usou para fazer o lago seja de uma parede submersa, compara com a parede do morro e vai ver que são bem parecidas.
É isso, abraços.
[close]
Opa, obrigado pelo comentário @Speed. Não é meu primeiro mapa de natureza que faço porém como estou bastante tempo sem mexer no RM para qualquer coisa acabei tendo um pouco de dificuldade para fazer este. É aparentemente simples mas sempre deve levar em consideração pequenos detalhes (o que me fez passar um pouco mais de tempo desenvolvendo este mapas) Acredito que treinando todo dia irei sanar este problema  :ok:
Realmente são parecidas agora que você falou mas o tile utilizado é de um lago mesmo do exterior de uma natureza.

Spoiler
Citação de: helmutgd online 10/08/2018 às 08:04
Olá, amigo. Estamos no mesmo barco, também estou praticando mapeamento no momento.  :wow: :wow: Seu teste está bem agradável. Não sei mais onde li mas li algo que dizia sobre perguntar o que quer que o jogador sinta ao ver o mapa e o que quer que o personagem sinta ao estar no mapa, pois têm vezes que você não quer que o jogador sinta a mesma coisa que o personagem. Sempre faço essas duas perguntas antes de começar a desenhar os mapas. Espero que isso o ajude.  :ok: Já tentaste colocar uma picture gradiente com raios de luz para esta floresta? Tem gente que não curte, já eu amo isso...  :br: :br:
[close]

Opa, valeu pelo comentário e pela dica. Aqui pela área de mapeamento tem algumas aulas e tutoriais bem bacanas.
É algo a se pensar tbm sobre "que sensação quer passar" e acho que vale mais a sensação que o jogador sente do que a que o personagem sente. Tbm gosto de raios de luz porém nem pensei nisso. Acho bonito quando fica suave e não aquele sol escaldante de verão.

Valeu pelos comentários e dicas, acho bem importante receber feedbacks / críticas.

Até dps~

------------

O mapa está legal, a distribuição dos objetos ficou bem ok. Talvez o gramado pudesse ser mais aleatório/menos quadrado do que já é.
No mais você cometeu alguns erros de cut-off, mais precisamente esse, esse e esse. O shift-mapping teoricamente não foi feito para esse tipo de situação.

Aliás, como o Speed citou, esse tile que usou no rio é apenas a parede do rio, mas eu pessoalmente não curto usar as duas partes então geralmente utilizo apenas essa parte considerada parede.

Quase que não consigo comentar, a net só caiu umas 15 vezes no mínimo!!!
Spoiler
Citação de: Skyloftian online 10/08/2018 às 18:08
O mapa está legal, a distribuição dos objetos ficou bem ok. Talvez o gramado pudesse ser mais aleatório/menos quadrado do que já é.
No mais você cometeu alguns erros de cut-off, mais precisamente esse, esse e esse. O shift-mapping teoricamente não foi feito para esse tipo de situação.

Aliás, como o Speed citou, esse tile que usou no rio é apenas a parede do rio, mas eu pessoalmente não curto usar as duas partes então geralmente utilizo apenas essa parte considerada parede.
[close]

Opa, valeu pelo comentário Skyloftian. Ainda estou vendo / aprendendo sobre essas regrinhas do Shift - Mapping, eu o desconhecia até ver a aula do Sotelie. Ainda to buscando por referências sobre essa técnica de mapeamento.

Utilizei este tile sem me atentar ao detalhe sobre se parecer com a parede da montanha. Fiz com este sem testar o segundo. Ao ler o comentário do speed achei que ele estava se referindo ao lago de alguma caverna aquática :derp: podem rir, mas é errando e confudindo que se aprende O-O Com certeza já não cometerei este erro futuramente  :ok:

Valeu pelo alerta / dica. Aceito mais dicas :blink: Até dps~

------------

O mapa está bem bacana. Gostei da distribuição dos elementos dos mapas.
Tornaram o ambiente bem agradável.
Gj o/

Citação de: ~Vici online 14/08/2018 às 11:13
O mapa está bem bacana. Gostei da distribuição dos elementos dos mapas.
Tornaram o ambiente bem agradável.
Gj o/

Opa, valeu cara. Acho a distribuição dos elementos a parte mais complicadinha (por enquanto) mas estou usufruindo das dicas para melhorar meu mapeamento.
Valeu pelo comentário :ok:

------------