O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Condição

Iniciado por sparda dark, 19/08/2018 às 20:20

19/08/2018 às 20:20 Última edição: 21/08/2018 às 13:55 por ~Vici
Bom, eu tô tendo um probleminha com o rpgmaker vx ace. Eu quero fazer um evento onde eu preciso enfrentar um npc com a condição de que se eu derrota-lo ira exibir sua mensagem e fazer com que ele se mova e ative um switch pra liberar uma ponte. Mas não tive nenhum avanço, alguém pode ajudar com isso?

No evento, o comando de batalha permite que você escolha opções para caso o jogador vença, fuja ou seja derrotado. Para esses campos aparecerem basta selecionar uma caixinha na janela que irá abrir. Se não me engano, na tradução está "Permitir Derrota". Isso caso o jogador não vá morrer se for derrotado, se for não precisa incluir nada. Pela lógica, o restante do evento só acontecerá se o jogador vencer. Feito isso basta incluir os comandos do switch e das mensagens normalmente:

Nesse caso, eu quero que inicie uma conversa e uma batalha prossiga. Se eu vencer o npc ira dar um passo para a esquerda e ligar o switch. Dá pra fazer isso usando esse metodo?

Sim, mas vai precisar complementar. Quando o evento se mover e o jogador sair do mapa, ao retornar ele estará na posição anterior, bloqueando a passagem. Você teria de criar um novo evento na posição final do NPC, desligar o primeiro com o switch e ligar o segundo com o mesmo.

Entendi. Sou iniciante nisso, no caso, esse codigo eu teria que digitar em qual aba?

No mesmo evento. Já aprendeu a usar as páginas dos eventos? Porque funcionaria assim: após fazer a movimentação do evento, você ligaria o switch, certo? No mesmo evento, crie uma nova página e deixe-a vazia. Nas restrições à esquerda você encontra opções sobre switchs, variáveis e afins. Marque a opção dos switchs e selecione o que você ativou no evento. Assim esse está terminado.

O segundo será criado na posição final do NPC. Crie-o com o mesmo gráfico como se você copiar o NPC normalmente, mas também marque o mesmo switch no mesmo lugar. Assim esse evento irá substituir o outro dando a impressão de que é o mesmo NPC.

Sim, até ai eu consegui. Eu estou me embolando mesmo é na hora de definir a condição de vitoria, o "If win" no caso, só isso que não consigo.

Ela só aparece se você marcar a caixa na janela de configuração do combate:

Se deixar desmarcado também funciona, mas ao perder é game over.

19/08/2018 às 23:15 #8 Última edição: 19/08/2018 às 23:29 por ~Vici
Consegui fazer o npc se mover. Realmente obrigado, aliviou muita dor de cabeça.

Quando alguém resolve a duvida de um topico, como funciona aqui? só muda para "resolvido" ou é como no yahoo?

Isso, quando sua dúvida for resolvida, você precisa mudar o ícone para "resolvido".
Agradecendo a pessoa que te ajudou com as famosas moedas e uma mensagem é viável também.

*Tome cuidado com o double-post.