O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Evento acionado por tecla

Iniciado por YuriDeveloper, 21/08/2018 às 20:50

21/08/2018 às 20:50 Última edição: 21/08/2018 às 20:54 por YuriDeveloper
Oi. Queria saber como se faz para um certo evento se acionar por clickar em uma tecla. Eu tentei usar condição porém não há numeros! E quero que o evento se acione por meio dos numeros do teclado
para fazer um enigma, por exemplo: "Certo evento se aciona se clickar a tecla "9" do teclado." Se puderem me ajudar, eu serei grato! :XD:
* A vida é boa quando se vive muito... *

* Se cortar não trará nenhum bem á você...*

*Muito pelo contrário...

* Trará a você, feridas do passado... *

Tranquilo, YuriDeveloper?
Então, por padrão, o rpg maker não aceita todos os botões do nosso teclado então para isso precisamos de um script que tenha essa função. Podemos utilizar este do Raizen. No próprio script está explicando como fazer essa condição:

Vá nos eventos, faça uma condição, vá na 4º Aba e selecione "Script", na barrinha à direita escreva isso: 
Kboard.keyboard($R_Key_Tecla), subistitua Tecla por uma letra, por exemplo: S, vai ficar assim: Kboard.keyboard($R_Key_S)

No seu caso teríamos que deixar: $R_Key_9.

Qualquer dúvida só dar um grito o/

Cara, eu apliquei a condição e o script porém quando clicko na planta para o jogador conseguir aperta o "9" e cortar a grama da um erro "Script: Game interpreter". Algo assim.
* A vida é boa quando se vive muito... *

* Se cortar não trará nenhum bem á você...*

*Muito pelo contrário...

* Trará a você, feridas do passado... *

Quanto aparecer um erro tente copiar a mensagem inteira ou postar uma imagem do mesmo. Imagens da sua configuração do evento também ajudam.