O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Probleminhas em criar eventos

Iniciado por Pedro, 22/08/2018 às 22:40

22/08/2018 às 22:40 Última edição: 23/08/2018 às 15:43 por Corvo
Olá, gente. Então, estou tentando criar uma cena "pré-jogo" na qual o jogador deve uma opção (basicamente "Ler as instruções"/"Começar o jogo logo"). A questão é que sou tarado por pictures, então eu tentei não quis fazer isso por um comando convencional de escolha. Ao invés disso, quero utilizar as pictures abaixo.

Spoiler

[close]

Naturalmente, estou tentando fazer essa cena através de eventos, com uma lógica semelhante à de menus customizados. Fundamentalmente, estou tentando fazer com que, ao teclar pra cima ou pra baixo, as imagens se alternem, enquanto pressionar ENTER/Z iria confirmar a opção selecionada.

Isso não deveria ser difícil pra mim, pois já fiz várias coisas assim no Rpg Maker 2k/3, inclusive menus customizados. Porém, por alguma razão, não estou conseguindo fazer isso no RMVXAce mesmo quando tento reproduzir comandos parecidos. Os problemas encontrados são 1) a alternância entre as duas pictures é MUITO sensível ao pressionar das teclas, ou seja, eu tenho que apertar a tecla de cima/baixo BEEEEM sutilmente para estacionar na opção que quero; 2) pressionar Z ou ENTER não dá em nada. Isto pode ser conferido no vídeo abaixo

https://streamable.com/s/lfy41/thgmdl

As únicas diferenças que estou vendo entre o que eu fazia no Rpg Maker 2k/3 e o que estão tentando fazer agora são: 1) estou tentando fazer algo aparentemente beem simples; 2) a condicionalidade de tecla pressionada no vxace é diferente, na vdd, bem mais fácil. Vocês podem ver abaixo os comandos que usei. Gostaria de saber que erro estou cometendo.

Spoiler
[close]

Agradeço desde já a sua atenção!

Boa noite Pedro.

Primeiramente para acabar com essa sensibilidade de teclas coloque um comando "esperar", acredito que 4 frames sejam suficientes, depois da tecla ser pressionada.
Segundo as teclas não correspondem as letras que elas são, é bem confuso mesmo. Você pode consultar qual tecla é qual iniciando o jogo e pressionando F1:

onde a tecla de fora é a do teclado e a "alterável" é a do RPG Maker.

Espero ter ajudado.

Nossa, muito obrigado mesmo! Mas agora me vejo em uma situação muito complicada, heh. Acho que fazer o evento desta maneira não é muito funcional, pois se eu alterar Z:C para Z:Z, eu perco a tecla de confirmação, que era Z:C.

Existe alguma forma de resolver isso através de scripts? Por exemplo, algum script call relacionado à pressão de uma tecla?

Abraços

22/08/2018 às 23:32 #3 Última edição: 22/08/2018 às 23:33 por Speed
 Você pode trocar a tecla que seria a confirmação. Mas também tem a opção de usar um script que libera todas as teclas para serem usadas.
Scripts: https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rgss3-keyboard-manager.24868/
https://centrorpg.com/index.php?topic=516.0

Edit: você não vai editar a função da tecla nesse menu, mas sim na condição.

Ah, compreendo. Eu consegui resolver o problema, rsrs. Eu só coloquei para que a tecla condicionada não fosse mais Z, e sim C (já que esta corresponde ao Enter, ao Z e à barra de espaço).

Querido, mais uma vez, obrigado pela resposta <3