O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Proucurar arquivo no PC ( Rpg Maker Vx ACE )

Iniciado por YuriDeveloper, 08/09/2018 às 17:07

08/09/2018 às 17:07 Última edição: 08/09/2018 às 18:27 por Corvo
Olá! Eu tenho 2 dúvidas interessantes...
1°: Como se cria um arquivo quando se faz uma certa escolha?

Exemplo: Se você escolher matar Geral (Irmão do personagem principal) vai criar um arquivo chamado "genocide_file"

2°: Como se ativa certo evento se tiver um arquivo no pc?

Exemplo: Se você tiver "genocide_file" no pc, o chefão final do jogo irá eliminar você.

Queria saber sobre isso porque isso vai ser um coisa que usarei MUITO no meu jogo!

Obrigado!  :XD:
* A vida é boa quando se vive muito... *

* Se cortar não trará nenhum bem á você...*

*Muito pelo contrário...

* Trará a você, feridas do passado... *

Um resumo sobre manipulação de arquivos com Ruby
[close]

O vídeo acima resume o esquema, mas recomendo muito que veja isto. Para verificar arquivos na máquina você pode usar o método File.exists? utilizado pelo RM para verificar os arquivos de save. Se quiser um exemplo de uso, é com ele que este script funciona.

08/09/2018 às 17:45 #2 Última edição: 08/09/2018 às 18:13 por YuriDeveloper
Não era bem isto que queria  :u:... Vou fazer um exemplo mais detalhado...

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exemplo:

1°: Tem 2 escolhas a "Matar" é a prioridade da dúvida!

2°: Se ele escolhesse "Matar" iria criar um arquivo aqui/assim:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exemplo da 2° Dúvida:

1°: Se ele tivesse a "genocide_file" o boss agiria assim:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espero que entenda :/

OBS: O jogo não usará essas mensagens eu usei  apenas para dar o exemplo.

*Muito pelo contrário...

Vamos por partes. Primeiro, não tem como fazer isso sem código, então você vai precisar ao menos de umas noções básicas de Ruby. As aulas do Sotelie são mais que suficientes para isso. Agora, você pode mesclar os códigos com eventos para facilitar, se preferir. Por exemplo:

O evento acima cria um arquivo chamado Monster dentro da pasta Data do jogo quando o jogador seleciona a opção. Vale lembrar que o diretório do mesmo é incluso no nome. Mesmo incluindo o Data/ o nome do arquivo será apenas o que preceder a extensão.No caso, .rb que trata-se de arquivo de código em Ruby. Agora, para verificar a existência de um arquivo você pode usar o seguinte:

É uma condição por eventos verificando outra condição por código. Para poder fazer isso vá até a última aba do menu de condições e selecione 'Script'. Outro ponto importante é que a direção dos diretórios parte do arquivo executável do seu jogo, o .exe. Ou seja, se eles estiverem na mesma pasta - e não em subpastas - você só precisa informar nome.extensão.

Agora sim!!! Obrigado, Corvo!! E desculpe, eu n estava entendo porque eu não sou muito bom em Ruby...

*Muito pelo contrário...

Nah, não se desculpe, no começo é assim mesmo. Com esses vídeos dou três meses - se muito - para você começar a programar por aí. o/

:lock: