O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Macaco velho buscando um refúgio

Iniciado por saucelord, 23/09/2018 às 20:24

23/09/2018 às 20:24 Última edição: 23/09/2018 às 20:25 por Corvo
Ok.... Talvez não tão velho. Mas um para ficar.

Hoje com 2X anos, mas com a adolescência toda gasta jogando e mexendo em RPG Maker 2000 e 2003, jogando clássicos games que vinham nos CDS da Digerati. Sou da época que o fórum da Casa dos Jogos era um dos maiores recintos dos makers brasileiros, da época que Gustavo's Adventures tinha aquele site tosco e estava lançando versões ainda, sites como Charas-project eram famosos por fornecer recursos e passava por diversos projetos fantasiosos feitos em threads de fórum que terminavam abandonados, de forma ou outra.. Vi que essa própria época previu meu futuro - enquanto eu me familiarizava com o conceito de switches e variáveis no RM2K, hoje estudo TI, e vejo que faço hoje o que estava fazendo desde criança.

Não dá pra conter a alegria de ainda encontrar, em pleno 2018, uma comunidade RPG Maker brasileira tão forte e ativa como esse fórum. Agradeço, não só pelo os que mantiveram essa cultura viva, mas também aos novos que chegaram agora e querem manter a comunidade viva. E é pra isso que eu estou aqui para contribuir.
Porém, estou praticamente congelado no tempo (nunca joguei um jogo fora que não seja de no máximo RM2K3), e não faço ideia como está a cena no momento. Então, pelo aqui para que os mais experientes e velhos usuários desse fórum que me respondam:
>ainda se fazem jogos para RPG Maker 2000 e 2003? é viável, ainda existem resources, ou já está realmente ultrapassado?
>existe alguma galera "dinossauro" aqui que tenha sido parte dessa época?
>qual a principal versão utilizada pelos makers atuais para fazerem seus jogos? Peguei até a época do XP, mas nem dava muita bola. Hoje, não sei mais de nada.

Fora isso, saudações. Espero estar aqui ativo por um bom tempo, prover todo o meu conhecimento a vocês, e quem sabe, fazer amigos.

23/09/2018 às 20:31 #1 Última edição: 23/09/2018 às 20:34 por Corvo
Se existem dinossauros? 1/3 do fórum é da época do Santuário, outra parte é de refugiados da MRM. Só não montamos um museu porque... Pô, boa ideia. Enfim, bem vindo de volta, saucelord. É sempre bom ver o pessoal das antigas aparecendo nem que seja para dar um oi. Sobre as suas perguntas, depende. É viável usar os programas anteriores ao XP mais por passatempo. Eu mesmo uso o 2k3 às vezes, mas já não se criam recursos para essas versões. A não ser que você crie os seus, claro. Os jogos ainda funcionam, podem ter um probleminha ou outro com os sistemas mais novos (a.k.a Windows 10), mas funcionam.

Hoje em dia usa-se muito o MV, saído em 2015. O Ace continua forte por ainda ter o suporte das comunidades, criadores de recursos etc, mas o MV vem tomando a vaga aos poucos. No mais, seja bem vindo. Precisando é só dizer. o/

Saudações, quando vejo um tópico de dinossauros eu geralmente resolvo comentar, pois acredito que um dia ainda vou encontrar minha turma dos anos 2002-2003.

E pelo que vejo temos aqui um exemplar de dinossauro do meu estilo ahuaha a CdJ era sem dúvida o melhor lugar pra baixar fan-games de DBZ criados no RPG Maker, fora outras pérolas da época. Tu é da época da Maker Universe também? RPG Menace? Eu vim até antes desses portais, na época que os maiores sites de RPG Maker eram hospedados na HPG, ainda se usava bastante disquete (Já existia CD, mas nem todos tinham um 'player' de CD no pc), e que pra upar um jogo completo de RPG Maker (mesmo na época pesando uns 3mb cada jogo) era um parto, pois hospedagem gratuita não aceitava mais que 1mb e hosts pagos eram extremamente caros naquela época. Enfim, se tu é dessa longa data, pois é, estamos velhos mas estamos vivos!

Bem, já respondi a tua segunda pergunta, quanto a primeira:

Sim, alguma galera ainda usa o 2k e o 2k3, ainda acho que seja a engine que mais possui recursos gráficos disponíveis pois era um pixel art bem mais fácil de ser feito e até ultimamente ele está meio que "voltando a moda", já que jogos retrôs viraram a modinha do momento nada mais retrô do que os gráficos do 2k.

Já a terceira pergunta:

Atualmente temos o MV, que é a última engine RPG Maker lançada, mas infelizmente o público do RPG Maker vem caindo bastante nos últimos anos, isso fez com que esse MV não "vingasse" tanto quanto o RPG Maker VX, por exemplo, que foi a engine lançada posterior ao XP.

Não sei em qual época tu se ausentou desse mundo, eu me ausentei em 2004 e depois retornei em 2010... na época em 2004 a engine era pouco conhecida, tinham poucos usuários mas mais pelo desconhecimento do que falta de interesse, por isso os fóruns eram mais vazios mas tinha um potencial de crescimento enorme. Tanto que em 2010, época que eu retornei a esse mundo, acho que foi um dos anos de maior sucesso das comunidades, era muita gente criando jogos e participando de fóruns...depois disso decaiu bastante lá por 2014 em diante e agora vem mantendo uma média de público meio constante.

Bom, era isso ... tentei resumir uma década em algumas linhas, eu não sou mais muito ativo como era antigamente, mas sempre apareço por aqui quando posso, no que precisar só chamar. Tem uma galera legal na ativa aí pra te ajudar com o que for e dar feedback ao que apresentar pra nós ai. Abraço