O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Pequena fazenda (sem seres vivos por enquanto)

Iniciado por Eliaquim, 24/09/2018 às 20:20

24/09/2018 às 20:20 Última edição: 01/10/2018 às 18:50 por Eliaquim
Fala pessoal! Essa é minha primeira experiência de verdade fazendo um parallax. Gostaria de ouvir a crítica de vocês. Acredito não ter muita noção de ângulo, de luz, sombras, enfim, de nada hauhahuauhauhhau (no que se trata mapeamento). Fiz esse mapa bem no feeling mesmo, de observar os outros jogos que já joguei.
Lá vai.

Novo - Adicionei mais coisas ao mapa, mas ainda não coloquei os animais e as pessoas. Tentei bravamente fazer a mesclagem do chão.
Spoiler
[close]

Versões antigas
Spoiler
Versão 1

Versão 2 - Tentei melhorar alguma coisa
[close]

Assim, para um primeiro mapa até que não está mal. O que te falta são umas noçõezinhas mesmo. Por exemplo, profundidade. Veja que o teto da construção à direita, na segunda imagem, parece se projetar para a frente. Culpa da sombra na parte interior. Essas sombras muito esticadas podem até funcionar se a iluminação for pesada. Agora, o intuito do paralax é justamente burlar essa quadradez do RPG Maker.

Nos terrenos, geralmente usam-se camadas com diferentes texturas e desenha-se o terrenho como se estivesse pintando uma folha. Os objetos costumam ser colocados um por um - isso mesmo - quando o objetivo é a aleatoriedade. Também funciona de modo organizado. Por exemplo, você pode querer uma cerca arredondada, detalhes nas paredes e por aí vai.

No fim das contas é só uma questão de prática. o/

Citação de: Corvo online 24/09/2018 às 20:28

Cara, agora que você falou, eu percebi o lance da sombra na construção da direita!!
Quanto ao terreno, você quis dizer para eu mesclar mais com outros tiles de chão?
Por exemplo, a base eu fiz no maker. Mas depois usei a textura dessa base para sobrepor algumas outras coisas. Como o chão de terra, como dar um efeito da graminha pegando um pouco da parede de fora da casa etc. Acha que por exemplo, eu devesse colocar a terra primeiro. E depois ir desenhando com as outras texturas de chão q usei?

Maios ou menos. Ontem eu notei que você deu uma pesquisada nos tópicos de mapeamento. Reparou como os terrenos do pessoal não seguem essa grade do RPG Maker? Não só mesclam diferentes texturas, mas as trilhas fazem curvas. Texturas diferentes também ajudam à diminuir a sensação de que o chão é liso. Esses sujeitos são as melhores referências que você pode ter por aqui:

Exposição Lycanimus
~Vici | Maps & Panomaps
Esteem - Galeria de Mapas

Há várias outras galerias, mas creio que essas três são as mais completas. Também gosto bastante dos mapas do LuKe•°, mas ele só posta criações avulsas pela área.  :rick9: Comparados com os trabalhos desses caras, meus mapas são ridículos, mas se servirem para algo estão aqui também.

Citação de: Corvo online 25/09/2018 às 06:46

Saquei! Vou tentar fazer essas curvas.., na verdade já tentei, mas não achei que ficou legal. Estou vendo uns vídeos também pra aprender melhor.
Olhei aqui o do Lycamus. Cara, achei os mapas dele incríveis :'(
Com prática eu chego lá. Infelizmente, meu primeiro jogo vai ser para android, então já até cortei algumas coisas aqui e tenho que manerar no parallax, por causa do tamanho dos arquivos.
Mas já está me servindo para treinamento para futuros projetos!! Vou usar bastante esses como referência! Valeu mesmo!

Então, apesar de fazer o mapa por parallax, ele manteve o visual aquadradado do mapeamento por tiles. O propósito de usar mapeamento por parallax é justamente fugir disso, afinal é mais trabalhoso mas dá um resultado bem mais bonito. Se for para ter o mesmo resultado, usamos a forma mais simples de fazê-lo.

Quanto às sombras, eu recomendo usá-las somente para base das construções, não tentando projetar as inclinações de telhado, segundos andares e afins, porque enquanto tá tudo quadrado, ótimo, é tranquilo de se fazer, agora quando tu vai projetar um triângulo como a frente da casa à direita em outro triângulo, porém na direção perpendicular ao primeiro, as coisas deixam de ser tão simples. A chance de fazer uma sombra não condizente com as outras é enorme, e como não vejo tanto a se ganhar com isso, melhor nem correr o risco.

Quanto ao mapa em si, está bastante vazio. Fujo disso fazendo mapas pequenos. Ainda que a ideia seja passar o jogador a sensação de estar em um lugar enorme, não vejo vantagem se o lugar é desinteressante. Ao invés de admirar sua pequenez diante daquele lugar, ele só vai querer correr mais rápido pra sair dali. Seria bacana tu procurar enriquecer mais esse lugar, incentivar o jogador a explorar cada canto.

Citação de: King Gerar online 26/09/2018 às 06:42
...

Fala King Gerar!
Obrigado pelo feed back!
Então, meus skills em parallax não estão me agradando.. eu tentei fazer essas curvas mais de uma vez, mas não achei que ficaram boas :(. Coisa de falta de prática mesmo, penso eu.

Em relação as sombras, você acha que ficaria estranho o jogador encontrá-las ali e depois nos interiores não ter essa sombra projetada?
Vou levar esse exemplo do triângulo em consideração. Aquela sobra do telhado tive de fazer múltiplas seleções pra ela projetar daquele jeito. Me levou tempo, e não me agradou muito.

Quanto ao lugar, vou adicionar mais coisas sim! E por alguns eventos também, animais e pessoas.
Vou deixar em mente a intenção de fazer o jogador explorar mais o mapa, ter com o que interagir.