O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Serie engines para games - construct

Iniciado por razier, 28/09/2018 às 18:35

Nesse topico irei falar um pouco sobre a engine construct, uma engine bastante popular na atualidade, e um dos seus principais motivos é o fato de não precisar saber programar nada para criar um jogo nele, essa engine usa um sistema de drag and drop (arrastar e soltar) o qual permite a criação da mecanica do game sem precisar programar uma linha. Apos isso vamos a uma leve introdução sobre a engine:

[box2 class=titlebg title=Introdução]

Construct é um editor de jogos 2D baseado em HTML5, desenvolvido pela Scirra Ltda. É destinado primeiramente para não-programadores, permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo drag-and-drop usando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento, a engine tambem conta com o Python como linguagem de script para complementar os jogos, A construct possui uma interface bem simples e é um programa bem leve.

[/box2]

Versões:

Construct Classic

Spoiler


Desenvolvido originalmente por um grupo de estudantes, o Construct Classic é o predecessor DirectX livre e de código aberto do Construct 2, lançado em outubro de 2007.

[close]

Construct 2

Spoiler


Em fevereiro de 2012 foi lançado o construct 2, porem foi so em abril de 2013, que o Construct Classic foi deixado de lado para permitir ao time de desenvolvimento focar melhor no Construct 2. O Construct 2 inclui um framework de JavaScript para programadores, para ser usado junto ao editor drag-and-drop. Em outubro de 2012, o Construct 2 foi submetido ao Steam Greenlight. O Construct 2 estava no primeiro lote de títulos de software a ter sinal verde em novembro de 2012. Em janeiro de 2013, o Construct 2 foi o segundo título de software "Sinal verde" a ser lançado no Steam. O construct 2 possui três versões para aquisição: gratuita, personal e business.

As principais caracteristicas presentes nessa versão são: sistema drag and drop, sistema de eventos, comportamento pre-programados para adição dos projetos, pre-visualização instantanea do projeto em um navegador de internet, possui um largo sistema de mesclagem, efeitos e sistema de partículas e exportação multiplataforma.

[close]

Construct 3

Spoiler


Em janeiro de 2015, o Construct 3 foi anunciado no blog oficial da Scirra. Os novos recursos incluem suporte a Mac e Linux, suporte multilingue e extensibilidade do editor a terceiros. O construct 3 ja se encontra disponivel para teste gratuito e ja possui uma versão estavel, nessa nova versão não é necessario baixar o programa para testa-lo e possivel executa-lo direto do site da scirra como um programa online.

Caracteristicas relevantes dessa versão: Melhorias das mecanicas do construct 2, maior suporte da ferramenta tanto para criação como para exportação, Novos editores de dados, Novo gerenciador de addons, Novo plugin de compras no aplicativo (IAP), Novo plug-in de anúncio para dispositivos móveis, Novos recursos de contêiner no layout do programa, Novas ferramentas, Uso de memória reduzido.

[close]

Plataformas Suportadas

Spoiler


As principais plataformas de exportação do Construct são baseadas em HTML5. Ele reivindica suporte em Google Chrome , Firefox , Internet Explorer 9, Safari 6 e Opera 15 em navegadores de desktop e suporte para Safari no iOS 6, Chrome e Firefox para Android , Windows Phone 8, BlackBerry 10 e Tizen. Além disso, a Construct pode exportar para vários mercados e plataformas on-line, incluindo o Facebook , a Chrome Web Store , o Firefox Marketplace, a Amazon Appstore , o Arcade e o Kongregate da própria Scirra.

O Construct tem a capacidade de exportar para várias plataformas que fornecem comportamento de aplicativo off-line e nativo: Windows, OS X e Linux de 32 bits e 64 bits são suportados exportando para NW.js. Isso permitirá que o usuário incorpore vários recursos que os aplicativos HTML5 normalmente não suportam, como o fileIO. Em outubro de 2012, a Scirra anunciou suporte total para exportar para aplicativos Windows 8 Metro , incluindo a incorporação de compras no aplicativo , estados de visualização 'instantâneos', dados de roaming, compartilhamento, blocos dinâmicos, entrada de toque e acelerômetro e inclinômetro entrada. Suporte para exportar para aplicativos do Windows 10 Universal foi adicionado em agosto de 2015.

O Construct lida com suporte nativo móvel para iOS e Android, utilizando o Cordova.

Para consoles em Janeiro de 2014, o Scirra anunciou que Construct passaria a ter suporte para Nintendo 's Wii U sistema. Ainda em 2014, um plug-in foi lançado para tornar os jogos baseados em Construct compatíveis com o Nintendo Web Framework .

Em abril de 2016, Scirra anunciou que o suporte UWP da Construct permitirá a publicação de jogos no Xbox One.

[close]

Versões da engine construct 2:

versão gratuita

Spoiler


É uma versão que você pode baixar sem custos para que você possa aprender, conhecer e criar seus jogos na Construct.

Esta versão possui algumas limitações como:

● A impossibilidade de que você venda seu jogo;

● Recursos limitados de usos de camadas, eventos e efeitos especiais;

● Bloqueio de exportação do seu jogo para rodar em multiplataformas como Android, iOS, PC ou Wii U.

Na versão gratuita é permitido apenas exportar para HTML 5, possibilitando que seu jogo seja executado nos navegadores como Chrome, Firefox, Internet Explorer, entre outros.

Sendo assim, com seu jogo exportado para HTML 5 e rodando em navegadores, você pode publicá-lo no Facebook desde que ele esteja hospedado em um domínio https e que você possua uma conta de desenvolvedor no Facebook.

Para maiores informações acessar o site oficial da engine: https://www.scirra.com/construct2

[close]

versão personal e business

Spoiler


Estas são as versões pagas da Construct. Ambas possuem os mesmos recursos, sem limitação e com completo sistema de exportação multiplataforma web, mobile e deskop, mas o que difere estas duas versões é o uso comercial.

Você pode utilizar a versão Personal até obter uma receita máxima de US$ 5000,00 (cinco mil dólares). Este é um valor total, não é mensal nem anual. Uma vez atingido esse limite você teria que migrar para versão Business para continuar a gerar receita com seus jogos.

Para maiores informações acessar o site oficial da engine: https://www.scirra.com/construct2

[close]

Versões de construct 3

Spoiler


Todos os planos do Construct 3 são livres de royalties e contêm atualizações regulares gratuitas

- Free trial (A edição gratuita tem várias restrições de recursos, alem de ser online. não pode ser usada comercialmente)
- Personal license (versão paga, com versão offline)
- Business organization (versão paga, com versão offline)
- Education organization (versão paga, com versão offline)

Para maiores informações acessar o site oficial da engine: https://www.scirra.com/

[close]

Conclusão:

Spoiler


A respeito de construct pode se dizer que é uma otima ferramenta para produção de games principalmente de html 5, acessivel a qualquer pessoa (pois não necessita de conhecimentos de programação). É um programa que possui um boa quantidade de recursos, inclusive para compra no site oficial da scirra, como tambem de documentação e tutoriais para criação na web.
Porem é um programa um tanto limitado em sua versão gratuita, o que faz que muitos avaliadores recomendem a compra de uma versão paga, caso apos o uso da versão gratuita os usuarios se interessem pelo programa.

[close]

Referencias e sites para informações

Spoiler

Qualquer duvida e opinião basta comentar abaixo.

Não vou negar que o Construct 2 é uma excelente engine. A Scirra tomou algumas decisões há uns meses que me fizeram perder totalmente a fé na empresa e acredito - veja bem, acredito - que se não mudarem sua postura em relação aos clientes a coisa vai ficar feia pra eles muito em breve.

Não me canso de citar que a licença comercial do Clickteam é mais barata que a licença pessoal do Construct 2. Esta apenas libera o programa completo, ainda tendo limitações comerciais. No mais, bom tópico. A série está sendo ótima.  :ok: