O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tela de Título - Avaliação

Iniciado por Ceifador, 06/10/2018 às 15:46

Recentemente comecei  a estudar um pouco sobre design e estou iniciando ainda, gostaria de saber tua opinião sincera sobre essa tela de título.

Era pra ser sobre um jogo meu, porém acabei trancando o jogo por problemas internos, enfim:

Spoiler

[close]

Eu desconheço o autor da imagem de fundo, tentei procurar mas nada encontrei...
"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo."
                               - Winston Churchill -

Eu não gosto muito de cenas detalhadas, o fundo fica brigando com as opções por atenção, acabo não vendo nenhum dos dois. Principalmente das firulas na fonte que provavelmente vão prejudicar a legibilidade. Apesar disso, a construção está boa. Uma imagem pura de um canto, as opções de outro. Parece o modelo de um dos códigos do Kvothe:sera:

Citação de: Corvo online 06/10/2018 às 15:51
Eu não gosto muito de cenas detalhadas, o fundo fica brigando com as opções por atenção, acabo não vendo nenhum dos dois. Principalmente das firulas na fonte que provavelmente vão prejudicar a legibilidade. Apesar disso, a construção está boa. Uma imagem pura de um canto, as opções de outro. Parece o modelo de um dos códigos do Kvothe:sera:

Eu curto o trabalho do Kvothe, acho que foi uma influência hehe

Para solucionar o problema da imagem e das opções eu tentei aumentar a opacidade do fundo preto e entrou em desarmonia com as "firulas" da fonte, enfim, tentei mudar o design da fonte e não ficou tão bom,então não sei bem o que dizer ou fazer  :sera:

Essa tela de título foi baseada na tela do jogo Auro, o jogo me recomendou em algum tópico por aqui.

Enfim, agradeço o comentário  :ok: :ok:
"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo."
                               - Winston Churchill -

Se eu ganhasse um real para todas as vezes que eu visse uma tela de título com esse estilo The Witcher III eu acho que já estaria milionário. E não há nada de errado com esse layout, mas a questão é que já ficou um tanto saturado os projetos usarem esse modelo, fazendo perder originalidade.

Falando sobre o visual, o efeito utilizado nas opções possui um tom muito parecido com o do fundo, dessa forma o jogador acaba se confundindo um pouco em decidir para onde olhar. Recomendo mudar um dos dois (ou o tom das opções ou o fundo), deixando algo mais neutro e que fique mais harmonioso.

No mais, é uma boa tela. Apesar de saturada, a construção dela sempre da certo. Meus parabéns!  :XD:

Galera disse tudo... Se a arte não é de sua autoria e o Layout é influência direta de uma obra maior, não sobra muita identidade própria no trabalho pra avaliar... A sensação de reproduzir um conceito que está em alta pode causar uma certa ilusão de grandeza, mas na verdade o potencial da sua Title foi deixado de lado por causa das influências externas.

Explico: Medieval Storm como nome, mas o cenário retrata um céu limpo, águas tranquilas, sem sinal de vento, olha a fumaça das chaminés subindo retinho pra cima... Paleta de cores LINDA, mas o azul não retrata o aspecto medieval - claro que não é obrigatório seguir as regras básicas, mas essa não é a primeira incoerência citada, então acaba causando a impressão de que foi um descuido ao invés de uma escolha consciente.

A única coisa que realmente relaciona o nome com o visual é a nuvem atrás do título, muito bonita por sinal - então PQ ela não está no centro da tela em destaque, com fundo branco? Em tamanho maior, com letras maiores pro título, enfim, mais contraste, relevo...

==//==

Não que eu seja um expeeeeert em telas de título - pff, a minha é uma textura no fundo e um nome à frente kk - mas acho que é sempre importante colocar o seu diferencial em destaque. A paisagem é linda, o Layout é a zona de conforto da atualidade... são coisas que só nos desviam do verdadeiro caminho do Design...

O que eu quero dizer é: mano, tenho MIL paisagens lindas que eu amaria colocar ao fundo da minha tela de título... florestas de outono, torres iluminadas pelo fogo à noite... mas a beleza dessas imagens não depende da minha identidade artística... elas já estão prontas. Sua tela de título é muito atraente, dá pra ficar meia hora olhando esse azul lindo em contraste com as luzes... mas vc colocou até o título de lado pra mostrar um "quadro pronto"... e nesse quadro não parece haver nada do jogo, nada de personagens, da temática do roteiro em si - apenas uma imagem bonita.

==//==

Se me permite uma sugestão, eu gosto de texturas, tabuleiros, ícones reflexos limpos e cross fade de cores (azul e laranja, como em todas as capas de todos os CDs de todas as bandas de Power Metal EVER)...

Imagina as letras com textura de ouro... sobre uma base de vidro que dá um reflexo... ou reflexo lateral com ícones representando cada opção de jogo... enfim, sla ^^

A imagem é desse camarada aqui.

Eu gosto da organização: da logo em cima, das opções sobre uma parte mais escura, da monocromia e mesmo da cor escolhida para essa monocromia. Mas a logo que dá nome ao projeto tá muito tímida na minha opinião, principalmente a nuvem (que eu não sei se está acima da faixa preta ou abaixo). E se gostei do estilo no texto da logo, desgostei do escolhido para as opções; o gradiente tá bem mais forte e os textos possuem contorno preto e sombra, características desnecessárias quando se escolhe um fundo escuro como tu escolheu para fonte clara. E tu podia dar uma trabalhada no fundo, talvez escurecer as bordas, acentuar a iluminação... e uma imagem muito bonita, mas ela é coadjuvante na tela de título, tem que ajudar a passar a informação melhor.

Em UX e UI, menos é mais. Tome como exemplo os menus de God of War:
Spoiler
[close]

Na tela de título as opções não possuem nenhum detalhe extra, isso ajuda a destacar do fundo que é bem detalhado.
Nos outros menus como há mais informações a serem mostradas, eles optaram por utilizar um design mais limpo.

Na sua tela de título o maior problema é que as opções mesclam demais com o fundo e fica difícil de ler as opções.
É importante equilibrar quais elementos chamam a atenção do jogador, acredito que já fizeram uma matéria a respeito.