O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

sistema de perseguição- dúvida (rpg maker vx ace)

Iniciado por Candy Floos, 21/10/2018 às 19:56

21/10/2018 às 19:56 Última edição: 21/10/2018 às 20:42 por Corvo
olá estou criando um jogo de terror e não sei muito bem
fazer um evento em que o monstro te persegue ,
eu quero fazer um evento em que o monstro te persegue
e se teleporte para  outro mapa e eu não sei nem fazer
um simples evento de perseguição,eu queria saber como
fazer um sistema de perseguição em que o monstro
se teleporte para o outro mapa.Um script também
seria de muita ajuda e uma imagem de como fazer
o evento e até um tutorial

rpg maker vx ace

Observe o evento abaixo:

Por partes, no campo superior à esquerda configuramos um switch como condição para o evento. O inimigo só irá aparecer no mapa se este switch estiver ligado. Abaixo, ainda à esquerda configuramos o movimento como 'Approach'. Se estiver usando a versão em português deve estar como Seguir o herói, nome autoexplicativo. Trigger está configurado como Event Touch, Ao tocar o evento. Significa que o evento será executado imediatamente após tocar ou ser tocado pelo personagem.

À direita você faz sua configuração normalmente. Copie esse evento em todos os mapas nos quais o inimigo perseguirá o jogador. Se o switch estiver ativo, ele irá aparecer.

oque significa same characters ??? E primeiro eu não tenho que ativar a swich  para depois adicionar
oque acontece com o jogador se o monstro tocar???

Same as Characteres significa que o evento está no mesmo nível do jogador. Imagine três camadas, uma acima, uma no meio e outra abaixo. A de baixo é o terreno, a do meio é onde estão os personagens e a de cima é o que está acima deles como copas de árvores, telhados, qualquer coisa que permita que o jogador passe por baixo.

O Switch você não vai ligar nesse evento. Configure o que acontece quando o evento toque o herói, mas o switch você irá ligar em outro evento. Uma alavanca, porta, baú, seja lá o que for usar para dar início à perseguição.

Same as Characteres significa Mesmo que os Personagens. Seria a camada do meio. A perseguição vai começar assim que você ligar o switch. Ao copiar o evento em todos os mapas que o inimigo vai aparecer, você não precisa teleportá-lo, é como se ele estivesse em todos eles. Mas, como só aparece se o switch estiver ativado temos a impressão de que ele persegue o jogador de mapa em mapa.

valeu meio  que entendi , mesmo sendo pouca coisa...
Vou procurar um tutorial na internet e em um forum
talvez consiga pessoas para me ajudar no projeto
do meu amigo e eu, se não  eu apenas desisto
e bola para frente e ir para um projeto muito bem mais simples
e não complicado.

Não pare nas primeiras dificuldades. Quando comecei eu levei uma semana pra descobrir como criar mapas novos, é assim mesmo. Quanto aos tutoriais, temos muitos aqui e você pode procurar ou oferecer ajuda na área de equipes. E já que a dúvida foi sanada:  :lock: