O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que há com os gráficos do MV? Está muito embaçado!

Iniciado por Ludo, 29/10/2018 às 19:48

29/10/2018 às 19:48 Última edição: 01/11/2018 às 10:40 por ~Vici
RESOLVIDO
Veja no fim dessa mensagem

Salve, amigos!
Novamente lá vou eu tentar pegar no maker depois de tempos e agora me deparo com isso

Resumindo:
No Vx ace, quando eu queria criar uma cena com imagens, era só configurar as pictures e exibi-las no tamanho original, seus pixels eram preservados como o arquivo original. Porém no MV a imagem fica muito embaçada, (ao meu ver, muito mais do que deveria pelo filtro normal que é aplicado). To mandando um print das picture ingame e logo abaixo as pictures sendo visualizadas no visualizador normal do windows, espero que dê pra notar.

Obs: Não há nenhum redimensionamento nas pictures, mas olha como a cartinha azul fica no game e como ela é originalmente.
Eu já tentei usar os comandos de "Nearest" pra remover o filtro, mas ele continua exibindo assim, pixelizado, mas assim.
Eu estou usando uma resolução da janela diferente da padrão
Alterei o SceneManager para isso
SceneManager._screenWidth       = 360;
SceneManager._screenHeight      = 640;
SceneManager._boxWidth          = 360;
SceneManager._boxHeight         = 640;

SOLUÇÃO
A imagem tinha tamnho 163x205 e estava posicionada a partir do centro
Aparentemente tudo fica embassado se a imagem tiver pixels ímpares.
Observando os gráficos padrão, nenhum grafico do Maker é em resolução ímpar
Resolveu quando reduzi a área para 162x204, agora os pixels estão perfeitos.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Tu alterou somente essas linhas ou mudou em mais coisa? Olha, eu chutaria que a coordenada de exibição das imagens estão recebendo float (números decimais) ao invés de números inteiros. Assim sendo, uma imagem começando com o X em 22,5, por exemplo, seria redimensionada bilinearmente fazendo com que cada coluna de pixels verticais sofra um desfoque de 50% sobre a coluna seguinte, resultando no visual embaçado, pois os monitores não têm como colorir somente meio pixel.
Isso se trata de um sistema por eventos? Só pra eu saber como poderemos verificar o que tá causando isso. Poderia me enviar uma imagem dessas pra eu testar aqui também?

29/10/2018 às 20:05 #2 Última edição: 29/10/2018 às 21:17 por King Gerar
Muito obrigado, o que você falou deu uma luz e eu resolvi aqui. "resolvi" (entre aspas), afinal eu não tenho a mínima necessidade de usar resoluções ímpares.
SOLUÇÃO
A imagem tinha tamnho 163x205 e estava posicionada a partir do centro
Aparentemente tudo fica embassado se a imagem tiver pixels ímpares.
Observando os gráficos padrão, nenhum grafico do Maker é em resolução ímpar
Resolveu quando reduzi a área para 162x204, agora os pixels estão perfeitos.

Citação de: King Gerar online 29/10/2018 às 20:00
Tu alterou somente essas linhas ou mudou em mais coisa? Olha, eu chutaria que a coordenada de exibição das imagens estão recebendo float (números decimais) ao invés de números inteiros. Assim sendo, uma imagem começando com o X em 22,5, por exemplo, seria redimensionada bilinearmente fazendo com que cada coluna de pixels verticais sofra um desfoque de 50% sobre a coluna seguinte, resultando no visual embaçado, pois os monitores não têm como colorir somente meio pixel.
Isso se trata de um sistema por eventos? Só pra eu saber como poderemos verificar o que tá causando isso. Poderia me enviar uma imagem dessas pra eu testar aqui também?
Não alterei nada que eu me lembre. Somente essa parte que mostrei, o projeto está zerado e sem nenhum plugin.
Não ha redimensionamento, a picture está em 100% XY, as coordenadas estão com valores inteiros.
Essa imagem aqui é exatamente uma das que eu estou usando na pasta:

https://i.imgur.com/S7T68LN.png

outra coisa, desde o começo, 2015, eu não me lembro de poder visualizar pixels agradavelmente no MV
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Então, mas essa solução que encontrou te atende ou ainda resta algum problema? Talvez queira uma correção que permita tu usar imagens com dimensões ímpares. Isso seria possível arredondando as coordenadas na exibição da imagem, vai que uma hora tu esquece que isso é a causa do desfoque.

Citação de: Ludovic online 29/10/2018 às 20:05
[...]
outra coisa, desde o começo, 2015, eu não me lembro de poder visualizar pixels agradavelmente no MV
Tu tem como mostrar o que fica exibido de forma desagradável? Aqui o programa fielmente o que faço, porém, trabalho com interpolação pixelada, daí o redimensionamento é mais fácil. Agora, se tiver tudo certo, só marca o tópico como resolvido, fazendo favor.  :ok: