O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Música em Mp3 é muito pesado?

Iniciado por RodLego10, 03/11/2018 às 21:12

03/11/2018 às 21:12 Última edição: 18/11/2018 às 14:16 por RodLego10
Eu estou criando várias músicas no FL Studio e estou com receio que as músicas sejam muito pesadas... :ded:
...existem formatos mais leves?  :lock:
Alguém com algum conhecimento em FL Studio poderia me ajudar? :o:):

04/11/2018 às 04:39 #1 Última edição: 04/11/2018 às 04:40 por Sotelie
Depende de onde você quer usar.
Se for criar uma coleção de músicas para usar fora de jogos, não há problema em usar mp3. Se for criar músicas para jogos, use ogg, wav, m4a ou flac (de preferência ogg). MP3 não é gratuito e digo por experiência que você não encontrará desenvolvedores de jogos experientes usando o formato.

Agora se você pretende distribuir a música por aí, embedar num site ou coisa assim, como já disse, pode usar mp3.

Tem também que, dependendo de qual programa vai usar, ele não trabalhe com o formato. É o caso do MV, por exemplo.

:coffee: Bem, eu estou a trabalhar no VX Ace... mas acho que não deve mudar muito.  :ded:

O codec do mp3 não vem mais imbutido no FL Studio, de tanto que ele já se deslocou do formato.
Os tipos de arquivo que ele exporta são os principais em cada um dos tipos.

MP3 é uma conversão em codec que vai até 320kbps com um sample rate de até 48000Hz. Nele, o programa reprodutor executa simultaneamente os dados do arquivo.

Wave é o formato de onda. Ele tem a melhor qualidade, a mais fiel à original, porque ele salva o arquivo já em onda sonora. Os outros arquivos convertem os dados e executam em ondas. Wave não, ele executa direto à fonte. Mas o peso do arquivo normalmente é 20x maior que o mp3. Não se lê por codec, mas por soundfont PCM, e tem todos os sample rate's.

FLAC é o tipo de arquivo que tem o melhor custo/benefício. Qualidade pouco inferior à do wave, mas infinitamente melhor do que o MP3, assim como o seu peso é relativo a isso também. Ele é como se fosse um MP3 melhorado. É lido em Codec e possui o mesmo funcionamento sample rate do MP3. Roda em 2179kbps.

OGG é um arquivo de comando. Proveniente do codec Vorbis, o OGG é a trilha de áudio do formato de vídeo OGV. Ele lê em dados simultaneamente podendo ser programado em Samples. Aí é a forma mais fácil de se fazer um loop no próprio arquivo. Aceita comandos e possui uma qualidade inferior à do MP3, mas é maior em tamanho. O RPG Maker (VX em diante) lê muito bem esse arquivo.

- Não sei o que pretende com as suas tracks, mas ficar exportando em qualidade alta cada faixa é desnecessário. Se ainda está fazendo um projeto iniciante ou estudando, recomendo que use MP3 em 320kbps. Assim você não vai exigir tanto do seu computador e vai conseguir um som mais fiel ao que compôs nessa qualidade. Para exportar ficheiros em FLAC ou WAVE é recomendado que seu pc tenha muita memória RAM, mas muita mesmo.
Se quiser fazer os loops, faça em OGG. O VX Ace lê muito bem. Mas o OGG é horrível. Tenha sempre um mp3izinho pra mostrar num soundcloud da vida.

Tenta dar uma olhada nos tipos de ficheiros depois. É super importante, e se vc não entender como eles funcionam agora, vai passar um bom tempo perdendo tempo, espaço e paciência por causa de ficheiro merda. Assim foi metade da minha vida :/
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!