O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como Diminuir o Menu no RPG Maker MV?

Iniciado por Kayke silva, 20/11/2018 às 11:50

20/11/2018 às 11:50 Última edição: 20/11/2018 às 13:07 por Corvo
quero saber se tem como mudar o tamanho do menu do jogo

Ter tem, mas você precisa ser mais específico. São várias janelas, tamanho de quê? Diminuir em quanto?

quero diminuir a janela que mostra o rosto personagem quero que encaixe no rosto do personagem direitinho

Se estiver fazendo um menu para personagem único, isto resolve. Se não, exemplifique - se possível, com imagens - como você quer que o menu fique. Informe também se já está usando algum plugin pra modificá-lo.

não consegui achar nenhuma imagem mais vou tentar dar um exemplo
quando abrimos o menu do jogo temos a parte onde mostra o rosto do heroi invés de deixar todo aquele espaço sobrando quero deixar apenas o rosto do personagem

Assim?
[close]

Se for o que mostrei acima, vamos ao código. Na pasta js do seu projeto, abra o rpg_windows.js. Recomendo que use um editor de códigos como o Notepad++ ou semelhante. Certo, essa janela é chamada Window_MenuStatus, cuja configuração começa na linha 1691 do arquivo.

Na linha 1715, temos o seguinte método:

Window_MenuStatus.prototype.windowHeight = function() {
    return Graphics.boxHeight;

Esse é o tamanho da tela. Você precisa editar a segunda linha do método, ou seja, a linha 1716 incluindo uma divisão:

Window_MenuStatus.prototype.windowHeight = function() {
    return Graphics.boxHeight / 4;

Agora o valor que o método retorna é o tamanho da tela dividido por quatro. Calma que vai ficar mais claro, prossigamos. Na linha 1728 encontra-se o método que define quantos personagens aparecem na tela. Ou melhor, informações de quantos personagens:

Window_MenuStatus.prototype.numVisibleRows = function() {
    return 4;

Ou seja, são quatro personagens. Essa edição é simples, apenas substitua o 4 por 1, assim:

Window_MenuStatus.prototype.numVisibleRows = function() {
    return 1;

Feito isso, salve o arquivo, teste o jogo e seja feliz.