O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como limitar o level baseado em um personagem principal?

Iniciado por RenatoCLeiva, 22/11/2018 às 16:21

22/11/2018 às 16:21 Última edição: 02/12/2018 às 09:38 por Corvo
Olá, pessoal!

Gostaria de saber:

1- Se é possível tornar um personagem "fixo" na equipe (como sendo o personagem principal)? Como eu faço isso?

2- Como eu faço para limitar o level máximo dos outros personagens com base no level desse personagem principal? Por exemplo: este personagem principal está no lv. 20. Eu tenho um outro personagem bem forte no nível 19 e, caso eu use um item que dá muita EXP ele irá para o nível 30 (o que causará um grande problema de balanceamento no jogo). Como faço para interromper este avanço de nível, tendo como limite o nível do personagem principal (no caso, 20)?

(OBS.: uso o RPG Maker MV!)

1) Por padrão, os personagens já são fixos. Se fala da posição, basta desabilitar a opção de troca em Database/Sistema/Opções do Menu. Apenas desmarque a caixa.
2) Possível e bem simples. Defina o nível do herói para ser o valor de uma variável e mantenha-a atualizada. Cheque também o nível dos personagens no grupo. Sempre que um deles ultrapassar o nível do personagem principal, substitua o nível pelo valor contido na variável. Se precisar de imagens da configuração avise.

Muito obrigado, Corvo!  :XD:

1) Obrigadão! Era só isso mesmo. Terei várias opções de personagens para o jogador escolher com quais jogar de acordo a preferência/missão atual, mas queria que um deles fosse fixo independente da vontade do jogador, rs.

2) Hmm... Acho que eu entendi! Mas umas imagens ajudariam bastante (sou bem leigo ainda no RPGM MV rs).

Se forem muitos personagens pode dar trabalho, aí seria mais prático partirmos para um plugin. Mas veja se isso serve. Primeiro, definimos a variável com o nível do personagem fixo. Control Variables / Game Data / Actor / Character / Level:

Depois, repetimos o processo com um personagem a ser verificado. Então partimos para uma condição simples. Se o nível do personagem é maior que o do personagem fixo, alteramos o primeiro:

Você precisa usar uma variável pra cada personagem? Não necessariamente. Como a verificação é feita de personagem em personagem, dá pra usar uma pro fixo e outra pro resto, alternando os valores. Se achar mais fácil você pode usar uma pra cada personagem, não tem problema. É só repetir esse esquema com todos os personagens e colocar em um evento comum em Processo Paralelo.

Citação de: Corvo online 22/11/2018 às 18:24
Se forem muitos personagens pode dar trabalho, aí seria mais prático partirmos para um plugin. Mas veja se isso serve. Primeiro, definimos a variável com o nível do personagem fixo. Control Variables / Game Data / Actor / Character / Level:

Depois, repetimos o processo com um personagem a ser verificado. Então partimos para uma condição simples. Se o nível do personagem é maior que o do personagem fixo, alteramos o primeiro:

Você precisa usar uma variável pra cada personagem? Não necessariamente. Como a verificação é feita de personagem em personagem, dá pra usar uma pro fixo e outra pro resto, alternando os valores. Se achar mais fácil você pode usar uma pra cada personagem, não tem problema. É só repetir esse esquema com todos os personagens e colocar em um evento comum em Processo Paralelo.

Cara, muito obrigado! ^_^ Vou tentar por essa mecânica mesmo. Atualizo o post depois com o resultado! Hehe