O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

hero´s born

Iniciado por razier, 06/12/2018 às 14:18

06/12/2018 às 14:18 Última edição: 06/12/2018 às 14:20 por Corvo
Ola ja faz algum tempo que estou trabalhando numa ideia, um jogo feito no rpg maker vx ace, vamos aos conteudos da ideia:

Ideia por traz do jogo:

A minha ideia nesse projeto é criar um jogo de rpg onde o jogador (você) tenha algumas liberdades a respeito do seu personagem, caminhos no jogo (tendo é claro uma campanha principal como base), campanhas menores opcionais (quests), sistemas e mecanicas que proporcionem um game que entretenha e seja mais flexivel na forma de jogar ou seja com mais opções.

A historia do jogo:

A historia do jogo acontece num tempo medieval, você é um camponês, que vive a sua vida com os seus problemas do dia a dia, preso a uma vida simples e limitada numa pequena vila, porem quando uma serie de eventos levam a você a ter que participar de uma trama politica que pode desencadear uma guerra entre reinos dado o sequestro do filho(a) do rei do seu reino, cabe a você escolher um caminho que ajude a manter a tranquilidade e conseguir ganhar desde respeito das pessoas a uma certa fortuna.

Mecanicas do jogo:

- Sistema de criação de personagem ( pode escolher se é homem ou mulher, se é afro descendente ou branco, o nome do seu personagem)
- Sistema de titulos (o personagem pode ganhar titulos dado o seu desempenho durante o jogo)
- Sistema multi linguagem (o jogador pode escolher entre jogar o jogo sendo ele traduzido a sua maior parte em ingles, espanhol ou portugues do brasil)
- Sistema de atributos (esse sistema ira das habilidades que iram modificar a forma que o jogo prossegue desde ganho de ouro a habilitar acesso a quests e dialogos secretos)
- Entre outras coisas em analise e produção

Bom é isso a base desse projeto, gostaria da opinião de vocês.

Ainda é cedo pra avaliar, mas é bom ver que o senhor finalmente começou um projeto. RPGs que proporcionam maior liberdade ao jogador são muito bons, seu projeto me lembra bastante uma campanha de mesa. Vou aguardar mais informações pra avaliar, boa sorte. o/

Que bom que gostou da ideia inicial  :XD: , ja comecei faz algum tempo a trabalhar nas mecanicas desse projeto, espero logo ter algo para apresentar, o projeto ja esta em andamento mas sem previsão para migrar para projeto em desenvolvimento, dado o fluxo de trabalho que tem transcorrido o projeto, mas mesmo assim estou bastante animado com os resultados que tenho obtido de todo trabalho sendo desenvolvido ate o presente momento.

Obrigado pelo comentario

Olá tudo bem?? Vou te dar algumas dicas/sugestões

Primeiramente estou maravilhada com sua forma culta de escrever, acho muito elegante e difícil de achar quem escreva assim, agora vou para a ideia, acho bem interessante um jogo com várias opções e caminhos a se seguir, caso tenha algum problema a respeito talvez eu possa ajudar (estava fazendo um joguinho de culinária um tanto quanto complexo, sei como é para se mexer pra acontecer coisas tão especificas)

Sobre a história, ela é intrigante dependendo de como você desenvolva ela, mas acho que faria um trabalho excelente com esta base, pulando para as mecânicas da sua ideia acho interessante a criação de personagem, mas é bem limitada, então pode ser bacana adicionar mais alguns tipos, normalmente nos jogos tem a opção de escolha de ser  ruivo(a), negro (a), moreno (a), asiatico (a) e loiro (a), mas isso fica a seu critério, bem é fácil de fazer, mas talvez de um trabalhinho a mais se você for fazer alguma coisa especifica que envolva a troca de char (cof cof, sistema de piscar olho talvez?? ou alguma outra coisa), gosto do sistema de titulos (eu chamo de sistema de troféus, mas é a mesma coisa) e o de atributos, mas olha o sistema de linguagens eu não acho muito útil a não ser que esteja planejando um grande projeto que saia na steam por exemplo, fora isso eu não colocaria...

DICA DE SISTEMAS

Olha sei que não pediu isso, mas gostaria de te indicar alguns que talvez te sejam úteis (do conhecido Drak Tutoriais, nem me diga que não conhece, pois não acredito)

MINI MAPA
Dependendo do tamanho do seu cenário vai ser muito útil para o jogador colocar itens chave indicados no mapa...
Spoiler

INSERIR NOME DO HERÓI
Indiquei esse mais como sugestão do que o sistema em si...sei que se pode personalizar ele muito, esse do vídeo é bem simples...
Spoiler

PISCAR OLHOS
Esse é um dos sistemas que sempre uso nos meus projetos, recomendo por achar uma coisinha gráfica mais realista
Spoiler

SISTEMA DE DIA E NOITE
Spoiler

DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
Spoiler

RESPAWN DE MONSTROS
Spoiler

Bem é isso, ufa, acabei as indicações por momento, se tiver alguma dúvida me envie uma mensagem, até a próxima

Tudo bom Mo-mo Kawaii, primeiramente fico muito feliz de você ter gostado da ideia, e tambem me sinto lisonjeado por ter apreciado a minha forma de escrever, achei muito interessante o tema do seu game que é culinaria, fiquei bastante curioso sobre o projeto, não conheço muito jogos que trabalham esse tema, bom para referencia deixo a do game Tirawrmisu cuja a engine foi o rpg maker vx ace, o link do mesmo:

https://rpgmaker.net/games/6503/

Bom agora vou responder sobre os comentarios:

- Quanto a historia receio que por hora tenha falado tudo que era necessario (ate para manter a curiosidade e o interesse de quem vir a ler o topico, quando for migrar o topico para projeto em desenvolvimento)

- Quanto as mecanicas, eu comentei um pouco sobre alguns sistemas que planejo para o projeto, eles ainda estão em produção, a de criação de personagem a principio deve ser um sistema simples para agregar um diferencial ao jogador de forma permitir o mesmo manifestar sua visão de como deve ser o heroi do jogo (aumentando a relação do jogador com o heroi do jogo), porem o sistema deve ser rapido e de facil personalização, pois sistemas extensos costumam aborrecer ou mesmo desistimular uma boa parcela de jogadores, então o objetivo é criar uma personalização do heroi rapida e equilibrada (essas serão as metas para essa mecanica), mas ainda sim estou e estarei relevando qualquer comentario tanto de adição quanto de subtração de elementos em todas as mecanicas, inclusive nessa, portanto suas sugestões sobre a mesmas estão sendo consideradas.

- Quanto ao sistema de piscar o olho ou animações do genero ainda não forma analisadas (ate porque não as havia considerado no meu projeto, mas como dito anteriormente, sugestão anotada)

- A respeito do sistema de titulos, o mesmo tem estado sobre um constante estudo sobre as mais diversas aplicações em diversas condições, mas porque disso, a resposta é simples, espero poder criar mecanicas e sistemas que interajam com o sistema de titulo
oferendo mais um diferencial tanto ao jogador quanto ao jogo (aguardem surpresas nesse quesito). Quanto a sua interpretação de sistemas de titulo a mesma um pouco destoa do que almejo criar no meu projeto, os titulos no meu projeto seriam como adjetivos exemplo: campones, paladino ou qualquer outro nome que permita um crescimento da reputação do heroi e crie novas possibilidades dentro do jogo, o sistema de titulos que você se refere seriam de archivements ou trofeus, são titulos ou premios (os quais podem vir ou não agregar uma mudança interna seja na pontuação, dinheiro ou recursos num game), esse sistema é bastante interessante sim, mas no meu projeto o sistema de titulo e o sistema de trofeus são sistemas distintos e diferentes

- O sistema de atributos, é um sistema que esta sendo construido manualmente e permitira o heroi abrir ou permitir um vasto numero de possibilidades dentro do jogo, vou dar um exemplo para o entendimento da minha proposta do mesmo para o jogo, exemplo: O atributo inteligencia nivel um permite o heroi ler livros, nivel dois permite um dialogo mais extenso com opções de respostas para interagir com alguns nps (personagens não jogaveis) como camponeses e vendedores, e por ai em diante.

- Sobre o sistema de linguagens ou seja varias linguas, ele é um sistema que resolvi implementar, a fim de permitir um maior acesso de pessoas ao jogo, por experiencia pessoal ja vi jogos incriveis em linguas como japones, chines, russo, alemão, frances feitos em rpg maker e infelizmente a maioria deles não tinha outra opção de lingua como o ingles ou espanhol (fator que limitou o numero de jogadores, e impediu maior alcance dos projetos), por ser um sistema bastante complexo tenho tentado ter bastante cuidado com a forma que estou desenvolvendo o mesmo, lembrando que o resultado final desse sistema pode não alcançar o nivel desse tipo de sistema num jogo de uma grande empresa.

Fico muito grato a respeito das indicações feitas a respeito de tutorias, eu ja conhecia o Drak tutoriais, e realmente são otimos, ja tinha visto alguns deles (com excessão do de piscar o olho), buscar novos conhecimentos e receber indicação dos mesmos em desenvolvimento seja de jogos, programas ou qualquer outra coisa seja dentro ou fora do pc, são essenciais para refinar tecnicas, aquisição de novos conhecimentos ou mesmo melhorar uma atividade, recomendo buscas constantes no youtube sobre tutoriais a respeito de rpg maker que ira encontrar otimos videos ensinando coisas em portugues (embora o drak seja o mais completo e com mais videos que achei ate o presente momento).

Bom, para finalizar espero estar trazendo logo que possivel o meu projeto como projeto em desenvolvimento, e espero o mesmo estar agradando tanto como sua premissa inicial, espero tambem poder olhar o seu projeto (seja nas ideiais iniciais, projetos em desenvolvimento ou mesmo em jogos completos), pois embora não saiba muito sobre ele, a tematica do mesmo (culinaria), me pareceu bastante atrativa.
Novamente obrigado pela atenção a ideia exposta, e pelo comentario.

08/12/2018 às 12:25 #5 Última edição: 08/12/2018 às 12:27 por Lhu!
 Por algum motivo eu imaginei algo semelhante ao Stardew Valley, só que sem a "fazenda". O jogo é muito bom, mas o mesmo se torna cansativo, por causa da responsabilidade do sítio. (= . =)

- Assim como você esclareceu para a Mo-mo Kawaii, eu também acho que a personalização do personagem não deve ter muitas opções, mas acho que adquirir algumas roupas pelo trajeto da campanha e a possibilidade de nomear o nosso personagem seriam ótimas coisas a se inserir.

- Se a sua ideia de interação for semelhante com a de Scott Summers (Ciclope), então faça isso. Nos diga também se alguma destas escolhas irá alterar o fim do jogo.

- A questão de múltiplas linguagens no jogo, eu recomendo no máximo que tenha o Português e o Inglês, por enquanto é um pouco egoísta pensar em inserir mais do que estas linguagens, a não ser que você seja um troglodita! Digo... Um poliglota.

- O título que os habitantes do jogo darão ao personagem não pode faltar, é uma excelente ideia.

Enquanto aos sistemas adicionais que serão inclusos no jogo com Dia e Noite, Andar por Pixels, Mini-mapa, Pescaria são irrelevantes a se discutir no momento.

Assim como o Corvo disse, é muito cedo pra avaliar, entretanto a proposta do projeto é muito boa.

Com toda a sinceridade, prossiga com esta ideia e eu fico no aguardo de atualizações.

Ola Lhu!, achei curioso essa comparação com o jogo Stardew valley (um jogo que realmente muito bom, mas exige uma certa paciencia), ja que o stardew valley é um jogo do tipo simulação (no caso de gerenciamento de fazenda e de vida no interior), (dois fatores que na minha opinião tornam Stardew um pouco cansativo são o sistema de tempo que as vezes parece trabalhar contra o jogar e a barra de energia que as vezes parece insaciavel, não importa quanto você tente preenche-la a mesma sempre quer mais), e a proposta do meu projeto é sem duvida nenhuma um jogo de aventura que tenta se enquadrar na forma de um rpg.

- A respeito da personalização a ideia é essa que você ja conhece, estou estudando o que deve e o que não deve, o que pode e o que não pode, e mais importante o que eu vou ou não vou fazer, por hora a base estabelecida é sexo,etnia e nome, mas ainda estou pensando que outro de personalização pode ser feita, ja havia pensado na mecanica de troca de roupa durante o jogo (inspirado por um sistema que achei no forum), a questão de nomear esta na parte da criação do personagem.

- A respeito das interações, essas serão de grande importancia pois podem criar caminhos alternativos para o crescimento do personagem, alem de aventuras (quests) fora da campanha principal, porem a campanha principal segue uma direção quase se não pouco alteravel em algumas partes, mas em outras sera possivel determinar o destino do heroi, porem não espere(m) que as escolhas interfiram em pontos chaves ou importantes da historia, ate porque acho que um jogo com um sistema alongado de multiplos finais acaba por perder qualidade no argumento da trama, ja que a mesma pode ocorrer de tantas formas nesse sistema, que o autor pode se perder ou mesmo acabar em contradição em um ou mais finais, portanto a historia principal segue uma linha, mas muita coisa que pode e ira acontecer dentro da trama esta nas mãos do jogador, determinando diferentes coisas incluindo relacionamentos o que pode facilitar ou mesma gerar dificuldade dentro do jogo (esse é um exemplo do poder das escolhas no jogo). Um dos diferenciais do jogo não sera forma real de terminar e sim de jogar de diferentes formas e explorar o mundo do jogo e seus segredos, uma das coisas mais dificeis de um jogo é proporciar um entreterimento continuo, pois muitas vezes (ou quase sempre o jogador acaba por se cansar de jogar o mesmo jogo), a ideia dos multiplos finais é levar o jogador o jogo de novo afim de descobrir que outra forma termina, a minha ideia e permitir escolhas limitadas que determines diferentes caminhos de jogo e diferentes aventuras durante o trajeto, a fim de fazer o jogador, jogar o jogo de novo não para ver um final diferente (apenas), mas para saber como seria jogar investindo em uma outra estrategia.

- A questão de multi linguagem é um desafio que pretendo (e estou tentando tomar), para que o projeto alcance um publico maior, como dito antes eu não sei ate onde o jogo pode chegar ou alcançar (falo de qual pais), ja que a internet nos permite acesso a quase qualquer lugar, e com isso quero aumentar o acesso de quem queira conhecer ou explorar o jogo, com isso a ideia inicial de linguagem se extende a principio ao portugues (minha lingua nativa, uma afirmação da origem do projeto e seu autor), espanhol (lingua mais falada do continente americano, ja que a maioria dos paises da america falam o espanhol como lingua oficial) e ingles (lingua comercial e falada praticamente pelo mundo inteiro, e a maioria dos jogadores estão acostumados a achar jogos e conteudos em ingles seja o projeto tendo origem no USA ou não).

- Sim, os titulos serão importantes, imaginem o impacto que um cavaleiro conhecido por seus feitos que pede audiencia com o rei e um reles campones desconhecido que pede audiencia com rei.

- A respeito de outros sistemas eles ainda não serão mencionados, mas varios estão em desenvolvimento (ate por isso ainda não sei quais seram usados e de que forma, pois não adianta eu falar sobre um sistema que não sera usado ou se for usado não agrega tanto a proposta do jogo, ou que futuramente pode ser removido do projeto).

Com tudo dito, so resta agradecer ao comentario. O projeto continua a ser desenvolvido, mas como dito antes assim que possivel irei trazer novidades sobre o mesmo.

Nem sabia que tinham jogos de culinária no Rpg Maker, eu fiz essa ideia me baseando no jogo Overcooked, um jogo de culinária multijogador com um certo caos, no meu jogo seria de culinária japonesa e com uma historinha menos fantasiosa (a de overcooked é que você cozinha com seus amigos pra salvar o mundo de um cebolão gigante kkkkkk)

A respeito de um sistema mais extenso, concordo que pode desestimular a jogar o jogo em si, como no caso de the sims, eu ficava duas horas só personalizando o personagem, talvez sua simplificação a respeito seja uma melhor opção, na minha sugestão já seriam modelos prontos para o jogador escolher, para não ficar duas horas escolhendo coisas como eu kkkkk, o sistema de piscar olho é coisa simples, uso ele por achar que fica realista, é fácil de fazer como mostrado no video, mas também não é lá aquela coisa que faça diferença, considero mais como um detalhezinho bacana, seu projeto parece estar bem detalhado ao meu ver, realmente essa questão que apontou a respeito de multilinguagens esclarece as coisas, ainda mais para um projeto tão detalhado assim, não acharia incomum que os gringos aceitem bem a proposta do jogo, seu projeto tem muito potencial, no caso do meu acabei deixando de lado por um acontecimento pessoal (estava fazendo o projeto para um trabalho de programação e meu professor simplesmente quis mudar a engine de uma hora pra outra, fiquei bem frustada, pois estava desenvolvendo o sistema já tinha praticamente um mês e tinha feito 3 fases do jogo, então nem quis continuar já que tenho que fazer o trabalho novo agora...mas talvez eu deixe um tutorial pra quem quiser fazer um jogo similar) então nem será terminado, mas fico muito grata por te ajudar no que puder, apesar de que acho que você está bem longe de estar perdido kkkkk, bem é isso, até a próxima \o

Mo-mo, realmente existem poucos jogos com o tema culinaria feitos no rpg maker, mas felizmente existem alguns, gostei de saber a referencia de um game baseado em culinaria (overcooked).

A respeito do sistema de criação do personagem, eu realmente planejo usar modelos prontos, ja tenho a base do sistema (mas ainda falta refinar algumas coisas para a versão final), apos sua sugestão eu estou estudando a inclusão de sistemas como o de piscar o olho dentro do jogo, quanto a questão da multilinguagem foi como eu disse o objetivo é facilitar o acesso a pessoas de diversos lugares no mundo de experimentar o jogo.
Quanto as mudanças que aconteceram a respeito do seu projeto, eu tentaria ve-las como uma oportunidade ou um desafio, para seguir em frente com mais animo, quanto ao que foi feito não jogue fora apenas engavete.

Quanto a sugestões, duvidas e ajuda, essas são sempre bem vinda, pode parecer que tenho tudo ja pronto, mas como disse antes,
a maioria das ideias foram definidas, mas a implementação delas estão em desenvolvimento, logo o real desafio do meu projeto sera ser capaz de fazer o meu projeto acontecer da maneira que eu planejei para ele, assim ainda vai existir muito trabalho ate o projeto conseguir a forma final, então fique(m) a vontade para oferecer sugestões e ajuda, perguntar suas duvidas, pois o topico é para isso, para analisar e discutir as ideias do projeto, a participação de todos nesse topico tem ajudado na forma que o projeto esta tomando.

Mo-mo Kawaii, obrigado pelo comentario, e pela ajuda, se precisar de algo entro em contato, desejo tambem boa sorte com seu projeto, e qualquer coisa que eu puder ajudar é so entrar em contato.