O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como ativar habilidade a partir de Status do inimigo?

Iniciado por RenatoCLeiva, 08/12/2018 às 13:21

08/12/2018 às 13:21 Última edição: 08/12/2018 às 17:11 por Corvo
Olá, pessoal! Tudo bem?
Eu de novo! rs.

Estou tentando criar habilidades (passivas) que sejam ativadas caso o inimigo possua certo Status, para que possam ser formados combos.

Exemplo 1: criei um Status chamado "Queda" e duas habilidades: uma que causa esse Status (chamei de "Derrubada") e outra que "persegue" esse Status, ou seja: quando um inimigo sofrer queda, essa habilidade é ativada e ataca o inimigo com Queda causando dano (e removendo o status após o ataque).

Exemplo 2: tenho um personagem que causa dano do elemento Fogo e um Status chamado "Queimado". Quero dar a esse personagem do elemento fogo uma habilidade passiva que causa X de dano aos inimigos que possuírem o status "Queimado" no início da rodada (dessa vez, sem remover o status do(s) inimigo(s)).

Estou usando o RPG Maker MV e a maioria dos plugins do Yanfly. Se alguém puder me ajudar, ficarei muito, muito, muito grato!  :o:):

08/12/2018 às 14:25 #1 Última edição: 08/12/2018 às 14:34 por razier
Ola renato, apos uma rapida pesquisa no google achei isso:

Spoiler

Recomendo você olhar os links dessa pesquisa do google e ver qual funciona ou se aproxima do que você quer

Quando ao desenvolvimento desse sistema eu acho que é provavel que você tenha que usar eventos comuns para desenvolver algumas funções.

Citação de: razier online 08/12/2018 às 14:25
Ola renato, apos uma rapida pesquisa no google achei isso:

Spoiler

Recomendo você olhar os links dessa pesquisa do google e ver qual funciona ou se aproxima do que você quer

Quando ao desenvolvimento desse sistema eu acho que é provavel que você tenha que usar eventos comuns para desenvolver algumas funções.

Oi, Razier! Então, criar as habilidades passivas que geram buffs no user ou nos aliados eu já consegui fazer... O problema é fazer esse tipo específico de passiva que causa dano/remove status no inimigo... =/ Já tentei por Switch e testei alguns comandos de plugins do Yanfly, mas ainda não consegui... Vou tentar aprender sobre eventos comuns pra tentar por esse método...

Obrigadão pela ajuda! :) 

08/12/2018 às 15:30 #3 Última edição: 08/12/2018 às 15:42 por Corvo
Use os eventos de batalha. O problema é que você terá que copiar e colar a página em todas as tropas, mas programar mesmo é fácil:

Pro primeiro exemplo:

Se [Inimigo] possui [Queda] aplicado:
    Forçar ação: [Personagem][Perseguir][Inimigo]
    Remover estado: [Inimigo][Queda]

Segundo exemplo:

Início de Turno:
    Se [Inimigo] possui [Queimado] aplicado:
        Mudar HP: [Inimigo][Valor]

Nunca verifiquei se o MV possui essas condições, mas deve ter. Quanto à redução de HP, será direta. Após o 2003 as versões do RPG Maker não calculam essa redução como dano, mas fazem-na ignorando atributos. Pro dano variar você pode definir uma variável com valor aleatório antes de reduzir os pontos e usá-la pra isso.

Citação de: Corvo online 08/12/2018 às 15:30
Use os eventos de batalha. O problema é que você terá que copiar e colar a página em todas as tropas, mas programar mesmo é fácil:

Pro primeiro exemplo:

Se [Inimigo] possui [Queda] aplicado:
    Forçar ação: [Personagem][Perseguir][Inimigo]
    Remover estado: [Inimigo][Queda]

Segundo exemplo:

Início de Turno:
    Se [Inimigo] possui [Queimado] aplicado:
        Mudar HP: [Inimigo][Valor]

Nunca verifiquei se o MV possui essas condições, mas deve ter. Quanto à redução de HP, será direta. Após o 2003 as versões do RPG Maker não calculam essa redução como dano, mas fazem-na ignorando atributos. Pro dano variar você pode definir uma variável com valor aleatório antes de reduzir os pontos e usá-la pra isso.

Nossa, muito obrigado, Corvo!!! Me ajudou muito mais uma vez! Rs. Só mais uma dúvida: no exemplo dois eu teria que mencionar o personagem em questão (que possui a passiva de causar dano extra a quem está queimado) como condição, ou não precisa?

Não, no caso você não está usando uma habilidade propriamente dita, apenas gerando um dano. Pode até exibir uma mensagem e uma animação antes pra simular o efeito, mas não é exatamente uma habilidade. Não dá pra forçar o uso direto pois, se a habilidade é passiva, não teria efeito.

Citação de: Corvo online 08/12/2018 às 15:53
Não, no caso você não está usando uma habilidade propriamente dita, apenas gerando um dano. Pode até exibir uma mensagem e uma animação antes pra simular o efeito, mas não é exatamente uma habilidade. Não dá pra forçar o uso direto pois, se a habilidade é passiva, não teria efeito.

Ah, sim! Entendi! Muito obrigado, Corvo!  :XD: