O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tales from the Slum: Zika

Iniciado por Lavor, 11/12/2018 às 11:47

11/12/2018 às 11:47 Última edição: 29/04/2020 às 23:12 por Lavor


Informações básicas:
Nome do criador: Lavor
Gênero: RPG focado em batalha de turnos.
Data de inicialização: Abril de 2017.
Equipe: Eu com as vezes ajuda de amigos.
Engine: RPG MAKER VX ACE

[box class=titlebg]
Introdução ao projeto:
[/box]

Zika é um RPG que se passa nos dias de hoje, no estado de São Paulo. Conta a história de Weverson, um rapaz filho de uma mãe solteira  que acabou morrendo, e agora Weverson tem que fazer o seu melhor para poder sobreviver nas ruas de SP.
O mundo de Zika, apesar de se passar nos tempos contemporâneos, é cheio de coisas surreais, lugares para o jogador explorar e violência. O objetivo do jogo é fazer missões, tendo a historia principal e as missões secundarias, e explorar áreas.

[box class=titlebg]
Batalhas
[/box]

A proposta do jogo é não ser fácil. Os inimigos vão dar o melhor deles para te derrotar, e os que aparecem em conjunto, trabalham em cooperação. É necessário criar estratégias para conseguir derrota-los, e muitos deles funcionam de forma diferente, fazendo o jogador ter sempre que pensar em novos métodos. Novas mecânicas de combate, como uma barra de postura para os inimigos, que afeta os seus golpes e pode deixar eles mais agressivos ou defensivos, dependendo do estado da barra. 


A maioria dos oponentes são únicos, e muitos, principalmente os minibosses, tem mais de uma fase com um sprite e golpes diferentes.
O sistema de batalha é frontal, mas todos personagens da equipe tem animações únicas para seus golpes.

BOSSES
Esses inimigos não chegaram ao nível de chefes atoa, não são feitos para serem derrotados de primeira. A ideia é que seja preciso tentar varias vezes, até entender como o chefe funciona. Morrer é aprender nesse jogo.

[box class=titlebg]
O Mundo
[/box]


Zika se passa no estado de São Paulo, porem não é totalmente focado na realidade, e coisa místicas e surreais podem acontecer.
Você não vai ver só socos e tiros, pode ver pessoas soltando bolas de fogo, lasers e muito mais.
Apesar desse ambiente tenso que o jogo tem, em alguns momentos vão existir piadas e lugares mais calmos.

O mundo de Zika é divido em 3 capítulos.

A Favela: A primeira área do jogo, é onde Weverson foi criado sua vida inteira, é uma área grande cheia de gangues, drogas e pobreza.

A Cidade Grande:É onde mora as pessoas ricas e as empresas. Todo mundo que mora na favela quer um dia ter uma vida melhor e morar na cidade grande. Muitos começam, porem poucos terminam. A cidade grande apesar de parecer bonita e correta, é casa de criminosos muito mais perigosos que os da favela.

Manguetown: Um lugar cheio de mangues e pouca tecnologia, isolado de todas outras regiões. Era calmo, todos habitantes eram amigos, a taxa de crimes era quase nula. Porem isso muda após uma estranha influencia chegar no local, e deixar tudo mais estranho. é a final localidade do Zika e a mais bizarra.

Gangues

As áreas de Zika são dominadas por gangues, sendo a maior de todas a PP do L, uma gangue que assalta bancos, trafica drogas dentro e fora do país. Muitas gangues lutam por apenas um interesse, dominar lugares e fazer dinheiro, e suas marcas ficam nas paredes, em formas de pichações.
O jogador poderá ser líder de sua própria gangue e espalhar sua marca por aí. Muitos Party Members poderão serem recrutados, cada um com habilidades diferentes, criando varias possibilidades de equipe e estratégias.

Dungeons
Sim, na favela, cidade grande e manguetown, vai existir masmorras, sendo a maioria delas opcionais.
Mas não espere por uma dungeon clássica de RPG que se passam em lugares medievais. A maioria podem ser em locais que você não esperava, como por exemplo, um banheiro.
Muitas delas vão contem elementos de um jogo de terror como gore, coisas nojenta e bizarras. são lugares que vão trazer um ambiente mais obscuro que o resto do jogo, explorar eles dará itens extras para o jogador, fazendo sua jornada principal ser maís fácil.

Ambiente
Os lugares podem variar, de cidades até matagais, prédios, casas abandonadas, praias e campos.
Um dos pontos principais que eu busco é a variedade. Todos NPCS são únicos, com sprites, personalidade e historia diferentes.
Sistema de Save
Os pontos de save no Zika são pombas, que após salvar o jogo, voam e nunca mais podem serem acessadas novamente. Porem existem cartas, um item que pode ser utilizado para salvar o jogo em qualquer momento, só pode ser usada uma vez, e são raras.

Drogas
Para as pessoas que não aguentarem a pressão, sempre há uma saída, ou não.
No jogo existe drogas ilícitas, como maconha, cocaína, crack e heroína, e lícitas, como cerveja e cigarro. Usar elas pode dar benefícios temporários ao party member durante a batalha, porem seu uso terá consequências, como por exemplo, ficar viciado pelo resto do jogo e ter que ficar usando drogas, se não recebe um enorme debuff que te deixará inviável de batalhar.
Trilha Sonora
A trilha sonora do jogo é composta de musica eletrônica experimental, um pouco de industrial, funk e, raramente, noise ( nada muito forte ).

Uma musica de area.


Uma Musica de batalha.


Musica de luta contra um boss.


Outra musica de batalha.


Musica de área.


Musica de dungeon.

Algumas outras musicas da trilha sonora podem serem encontradas no meu soundcloud: https://soundcloud.com/user-938329056

A ideia é ter uma grande variedade de músicas de batalha e área para deixar tudo mais dinâmico, e menos repetitivo.

[box class=titlebg]
Considerações
[/box]
Zika é uma ideia de 2015, que iniciei em 2017, era bem diferente antes. Muitas mudanças foram feitas para chegar até no jogo atual. É provavelmente meu ultimo jogo grande de Rpg Maker.
As inspirações para a criação desse projeto são:
GTA San Andreas e GTA III
Lisa The Pointless ( Principal, se você se interessou pelo Zika, de uma olhada )
Lisa The Painful
Jimmy and the Pulsating Mass
Earthbound

[box class=titlebg]
Download:
[/box]
Status da Demo
O jogo está passando por grandes mudanças.


[box class=titlebg]
Mas por que tanta demora?
[/box]
São muitos motivos. Como estudos e outras coisas pessoais, mas em geral, isso no spoiler.
Spoiler
Eu nunca estou satisfeito com as coisas que eu faço. O Zika já foi refeito do zero, pelo menos umas cinco vezes.
Eu estou satisfeito com o jogo atual? Não.
Apesar de tudo, mesmo vendo defeitos em vários lados, prometi nunca mais refazer o jogo, tanto para terminar logo, receber feedback, mas também, porque eu tenho outras ideias tão grandes como esse projeto, e quero poder fazer elas um dia.
Mas isso de ser exigente comigo mesmo não é algo necessariamente ruim, me ajudou muito. E acredito que todos remakes que fiz do jogo, apenas fizeram ele melhor. Segue um video de como ele era no inicio de sua dev.

Sinceramente? Uma bosta. As musicas não eram originais, e os gráficos e a jogabilidade eram extremamente ruins. Eu não sabia nada de pixel art antes de mexer com esse projeto. Comecei a aprender apenas para fazer ele. Não é perfeita, mas acho que é aceitável. Musicas eu tento criar algo desde 2015, mas seriamente só comecei a fazer para o Zika, também.


Mas isso gerou outro problema. Conforme eu fazia o projeto, mais de musica e pixel art eu aprendia ( e continuo até hoje ), o que fez eu olhar o que eu fiz antes com desaprovação, e então refazia tudo do zero. Isso aconteceu umas 3 vezes já com o projeto já em pixel art e musicas originais.
[close]















Maior satisfação ver minhas sugestões no jogo, sucesso no desenvolvimento ae

Parece promissor mesmo, especialmente pelo fato de fugir do clichê rpg medieval para tratar de um problema real e fácil de ser entendido, poupando assim introduções e explicações. Eu esperaria um jogo fácil de entender, mas difícil de jogar... hahaha

Parabéns e continue!!

 

Citação de: Arthur França online 11/12/2018 às 12:44
Parece promissor mesmo, especialmente pelo fato de fugir do clichê rpg medieval para tratar de um problema real e fácil de ser entendido, poupando assim introduções e explicações. Eu esperaria um jogo fácil de entender, mas difícil de jogar... hahaha

Parabéns e continue!!

Obrigado, e sim, a ideia do jogo é ser difícil e a historia dele tem bastante coisas "escondidas" e por isso acaba não sendo tão simples, apesar de parecer.

Caramba, parece bem original e interessante este jogo. Gostei da trilha sonora. O jogo parece ser bem hardcore, tanto na temática quanto na jogabilidade, que figura consequências irreversíveis de todo tipo, pelo que estou vendo. Aguardo a demo e mais informações, boa sorte com o desenvolvimento.

14/12/2018 às 21:18 #5 Última edição: 14/12/2018 às 21:22 por Iyas
Citação de: Seki online 12/12/2018 às 00:41
Caramba, parece bem original e interessante este jogo. Gostei da trilha sonora. O jogo parece ser bem hardcore, tanto na temática quanto na jogabilidade, que figura consequências irreversíveis de todo tipo, pelo que estou vendo. Aguardo a demo e mais informações, boa sorte com o desenvolvimento.

Sim, eu curto muito tentar inovar, e sim o jogo é hardcore, porem estou fazendo o meu melhor para ele não ser injusto, e não virar um caos RNG.

Também adicionei umas músicas novas no tópico para dar uma atualizada.

08/02/2019 às 16:34 #6 Última edição: 30/05/2019 às 13:33 por Lavor
Fazendo um update depois de um bom tempo.
O jogo ainda está em dev, e a demo estava quase pronta, porem eu jogando não fiquei satisfeito com que fiz, principalmente com o mapeamento, e então decidi refazer os mapas todos para o jogo virar um sidescroller por completo que ao invés um topdown, pois tenho mais experiencia nesse estilo.
Spoiler
Ps: Esse sistema de luz ainda está em dev.
[close]
Isso pode atrasar um pouco mais a demo, ainda mais agora que acabou as férias. E eu também vou adicionar mais conteúdo do que eu planejava antes para a demo, a maioria sendo sidequests para diminuir um pouco o ritmo da história principal.



De longe um dos projetos mais autênticos que já vi a um bom tempo, estou ansioso para quando estiver completo!

Tópico atualizado com mais informações sobre o estado atual do jogo. Já se passou mais de 6 meses que eu não atualizava nada, mas o jogo continuou em dev.

Um dos jogos mais originais q eu já vi sendo feito no rpg maker. Os gráficos, a as músicas, os temas abordados são todos bem atípicos e únicos. Um dos projetos com mais potencial q eu ja vi por essas bandas. Espero msm q possa ser completado, boa sorte e sucesso!

Pequena atualização: Estou buscando polir mais o jogo, na questão dos gráficos e da historia, então pode demorar mais do que o esperado.  (De novo...)
Spoiler
[close]

Tai um jogo que espero realmente que seja concluido, aguardo ansiosamente futuros updates :heart:

Tô aqui na torcida pra você conseguir completar esse projeto. Essa foi uma das coisas mais criativas e originais que já vi serem criadas nos fóruns makers brasileiros. Os japoneses tem seu Earthbound, e nós temos nossa Zika.
Além do próprio conceito do universo e da pixel art, eu gostei muito em especial da trilha sonora. Só pela trilha eu já jogaria Zika, tá bem diversificada e bonita.
O que mais sinto falta na internet pós-2014 são as assinaturas de fórum