O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvidas variadas e complicadas

Iniciado por carlos.maker123, 12/12/2018 às 14:12

12/12/2018 às 14:12 Última edição: 16/12/2018 às 08:37 por Corvo
Estou iniciando um grande projeto, mas estou com algumas dificuldades, indo direto ao ponto (aceito tanto sugestões quanto resoluções):
TUDO ISSO É PARA O RPG MAKER MV

1 - Gostaria dum item que se aprimorasse com o passar dos níveis do jogador, explico:
O protagonista terá apenas uma arma, que será o item principal da narrativa, daí eu preciso que a arma fique mais forte com tempo...
Acham melhor um método para ela se aprimorar com o passar dos níveis dele (se sim, como faço isso?), ou a arma se aprimore em momentos específicos do jogo (e apenas troco a arma)("desprefiro" esse caso). RESOLVIDO em partes

2 - Um "pet" (um character em si) que seguisse o protagonista como se estivesse na party, porém não estivesse. Ele segue, mas não aparece nem no menu nem no combate. Resolvido

3 - Como fazer um sistema de mestres parecido com o de Breath of Fire IV; esses mestres seriam personagens importantes que o jogador, através de missões secundárias (a sua maioria), liberaria para treinar o protagonista. não sei como programar nada disso RESOLVIDO em partes
3.1 - A escolha do mestre alteraria os atributos (bufando uns e debufando outros);
3.2 - Alteraria a seleção de item (o tipo de item que pode equipar)
3.3 - Cada mestre teria uma lista de habilidades para serem liberadas com missões específica ou com um sistema próprio de XP de monstros ou simplesmente pelo level do protagonista, ou seja, cada mestre teria um conjunto de habilidades para o personagem.

4 - Salvar as informações dum personagem, explico, salvar o Level, XP e itens dum personagem, de tal forma que eu possa tirá-lo da equipe e depois coloca-lo da exata mesma forma (mesmo XP e itens). RESOLVIDO

5 - Fazer o seguinte: permitir que dentre 10 personagens o jogador monte 3 equipes diferentes, para momentos específicos do jogo, mas para isso eu preciso do item [4], pois alguns personagens estarão na equipe em si. RESOLVIDO em partes

*Alterado*
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

1) Especifique. Você pode criar vários itens como Objeto I, Objeto II e afins trocando-os quando achar necessário.
2) Especifique² a engine. Pro Ace eu recomendo este.
3) Isso é um sistema por eventos, especifique³ onde exatamente está a sua dúvida. Se em programar tudo ou em alguma parte.
4) O RPG Maker faz isso automaticamente.
5) Permita que o jogador selecione personagens até que a equipe possua N membros. Para passar à outra parte da equipe, remova-os e repita o processo.

Boa tarde, obrigado Corvo,
especifiquei como sugeriu, e sobre o item 5 vou tentar fazer, se encontrar alguma dificuldade atualizo aqui

GRATO
J.R.R. Tolkien

Ok, pro segundo item você pode usar um plugin. De toda forma, o sistema que sugeri é perfeitamente aplicável ao MV, basta refazer os eventos ignorando o membro invisível na equipe, já que o mascote não entra em batalhas.

Pro terceiro item eu ainda preciso das informações que pedi acima para te ajudar. Teste as outras sugestões e avise se tiver problema em alguma delas.

Boa tarde Corvo,

Mas sobre a dúvida 1, é possível transformar os bônus duma arma numa variável que depende do nível de quem esteja equipado? Ou o melhor seria criar vários itens e substitui-los  em momentos específicos do jogo?

quando a dúvida 3, minha dúvida é na totalidade da programação.

testarei sim, muito obrigado pela atenção Corvo
J.R.R. Tolkien

1) Não, mas você pode fazer isso nas fórmulas de dano. Por exemplo, o ataque comum tem, por padrão, a seguinte fórmula:

a.atk * 4 - b.def * 2

Você pode alterá-la para que o nível do personagem interfira no dano. Por exemplo:

a.atk * (a.level * 0.5) - b.def * 2

Agora o dano causado será o ataque multiplicado pela metade do nível do personagem menos o dobro da defesa do inimigo. Nota: você vai ter de criar habilidades separadamente para inimigos e personagens, pois inimigos não possuem nível. Agora, criar itens e substituí-los é perfeitamente possível. Use o comando Change Equipment quando a troca for necessária.

3) Certo, primeiro, os mestres são qualquer NPC que você queira.
3.1) assim que o jogador selecionar um mestre, aplique nele um efeito permanente. Isto é, um efeito que não possui condição para ser removido, seja na batalha ou no mapa. Os atributos  serem melhorados você configura nesse estado.
3.2) Neste mesmo estado é possível configurar com quais itens o personagem poderá ser equipado, está na mesma configuração dos atributos, não tem erro.
3.3) Aqui você tem duas opções. Fazer com que o personagem altere sua classe para aprender habilidades específicas, ou liberar item por item manualmente. O primeiro método é mais prático, você pode fazer a classe com mesmo nome, mesmos atributos e mesma curva de experiência, mas teria uma árvore de habilidades única.

A segunda forma é ativar um switch para determinado mestre e fazer com que o personagem aprenda as habilidades individualmente com base no switch que está ativado.

Creio que isso baste, mas se persistirem as dúvidas é só avisar.

Cara, estou realmente grato,
sobre a dúvida 1 - Mudar o cálculo de dano d ataque não é  que quero, acredito que usarei, como tapa buraco, a criação de múltiplos itens de nome igual e status diferentes...

Sobre a dúvida 3 - Essa ideia de mudar a classe parece-me muito interessante, muito mesmo. Mas sobre fazer por switch não sei se consigo, vou tentar...
Uma ultima dúvida, um status (mestre) criado por mim, é possível que o jogador veja a descrição dele duma forma longa?
J.R.R. Tolkien

Citação de: carlos.maker123 online 12/12/2018 às 19:49
[...]
Sobre a dúvida 3 - Essa ideia de mudar a classe parece-me muito interessante, muito mesmo. Mas sobre fazer por switch não sei se consigo, vou tentar...
Uma ultima dúvida, um status (mestre) criado por mim, é possível que o jogador veja a descrição dele duma forma longa?

Não diretamente, mas podemos fazer gambiarras. Sabe aquele espaço para a descrição do personagem? Aquele que aparece na SceneStatus? Pois bem, você consegue alterar aquele texto durante o jogo usando o comando Change Profile. Pode fazer um evento verificando se o personagem possui o estado aplicado e descrevê-lo por ali.

Você pode, se preferir, usar uma variável e alterar o texto de modo não direto. Por exemplo:

Selecionando a Variável
[close]
Editando o Conteúdo
[close]

Sobre a mudança de status através de evento eu entendi, mas pela switch não,...
J.R.R. Tolkien

Não é um switch, é uma variável. Ao usar o comando \v[N] na caixa de texto, dizemos que o que deve aparecer ali é o valor da variável N. No caso, um. Na segunda imagem, inserimos um texto como valor nesta variável - sim, você pode fazer isso. Se é o texto é o valor dela, ele será mostrado.

Na verdade isso não será muito útil pro que você quer. Postei mais pra mostrar que é possível. Sempre que puder usar a alteração direta do Change Profile, use.Dá pra misturar ambos também, mas seria pra descrições mais complexas.

14/12/2018 às 00:28 #10 Última edição: 14/12/2018 às 00:34 por carlos.maker123
Boa noite Corvo, consegui fazer a seleção de personagens para equipes diferentes, só há um problema...
O jogo me permite no máximo 6 opções, há como aumentar esse número? se não, a única opção é colocar uma escolha de "outros" e chamar novamente escolhas, ou você tem outra sugestão?

Outra dúvida, é possível modificar a cor duma habilidade específica?
Última, é possível criar um status que NÃO APAREÇA ao jogador?
Grato
J.R.R. Tolkien

Para as escolhas, procure pelo plugin Large choices.
Fala da cor do texto da habilidade? Se sim, imagino que já tenham criado pro MV também. Qualquer pesquisa como change text color deve te retornar algum link útil.
Quando ao estado, é só não definir ícone nenhum para ele.

Sobre a cor, me refiro ao nome da habilidade mesmo,
exemplo, as habilidades de cura tem o nome azul, as de dano vermelha...
J.R.R. Tolkien