O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tela preto e branco

Iniciado por carlos.maker123, 16/12/2018 às 13:19

16/12/2018 às 13:19 Última edição: 20/12/2018 às 14:19 por Corvo
Engine: RPG Maker MV
Eu gostaria de fazer o seguinte, ao conversar com um NPC, toda a tela ficasse preto e branco, e todos os NPCs ficassem parados, como se paralisados no tempo, menos o protagonista e o NPC, eles dois continuariam coloridos e todo o restante preto e branco.

É possível fazer isso com eventos, ou apenas com um plugin? E se apenas com plugin, sabe me dizer qual?
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

16/12/2018 às 13:50 #1 Última edição: 16/12/2018 às 13:56 por Eliaquim
Fala fera!
Cara, preto e branco é fácil. Só usar o tintscreen e colocar no gray ou cinza em português.
Mas pra geral ficar preto e branco e o personagem e o npc não, a única coisa que pensei foi o seguinte:

1 - Tira uma screenshot do mapa no momento que todos vão ficar paralisados. (Use o plugin orangemapshot.js)

2 - poe a screenshot em um editor de imagem e coloca ela em preto e branco. Então você pode adicionar como parallax pelo próprio editor. Mas dessa forma, os tiles vão ficar por cima do parallax. E se você adicionar como picture, ela vai ficar por cima dos characters. Então, ou voce adiciona como parallax e muda os tilesets nos comandos de evento pra um tileset em branco. Ou se preferir, usar o GALV LAYER.js pra colocar a imagem acima do tileset e abaixo dos characters(eventos e player).

3 - Se houver outros eventos que se movem ANTES da tela ficar preto e branco, você pode usar um outro plugin pra usar um comando de deixar esses eventos em preto e branco (tem como fazer da mesma forma que com o mapa. Mas pode te dar um baita trabalho visto que, se os eventos se mexem , voce deverá traçar a posiçao x e y deles no mapa e lançar numa variável, e fazer o show picture desse evento de acordo com as variáveis).
Tem esses plugins que fazem isso, de deixar preto e branco:
- Exhydra_characterextras
- Mog pixi filter
- Filter controller (tsukimi)

4 - Durante esse processo, talvez esse outro plugin te ajude para configurar onde os personagens poderão andar. Yanfly region restricrion

Opa Eliaquim, vlw pela ajuda, vou dar uma olhada nos plugins, paracem ser bastante interessantes. Mas não serve a minha ideia...

Vou explicar melhor o que pensei, e vc me diz o que sugere já que está muito complicado.

O Save point seria um NPC que somente o protagonista interage.
Quando o protagonista clicasse nele, minha ideia era que, todo o cenário ficasse congelado, menos eles dois, daí ele poderia interagir e salvar o jogo...

Me dá alguma sugestão de como representar essa cena.
J.R.R. Tolkien

Se a interação do personagem com este NPC é salvar o jogo, ambos permanecerão parados durante essa interação, daí acho que usar uma imagem com as edições que tu precisa é o meio mais fácil de chegar ao que tu quer.

O filtro que muda a cor da tonalidade da tela fica por cima dos eventos e do personagem, afetando-os também. Poderia-se movê-lo para uma camada abaixo dos personagens, mas daí teríamos que estudar um jeito dessa dessaturação afetar os eventos que não fazem parte da interação também. Além disso, as animações da água e as dos eventos com animações fixas continuariam em execução, a menos que também estudássemos um modo de pausá-las. E ainda tem o movimento dos eventos, que imagino ser o mais fácil de interromper.

Mas como disse, se a cena se resume a parar em frente ao NPC e escolher salvar o jogo, acho que o Eliaquim te direcionou corretamente. Se não, fala aí os empecilhos que vamos caminhando em direção a algo que te sirva melhor.

Bom dia King
Há algum plugin que paralise os eventos?

Pq um print não pode representar os chars que seguem o jogador, e os demais eventos do mapa. Já to percebendo que não dá pra fazer isso, acredito que vou mudar para uma porta, como os jogos de Perdona...

-É possível com paralax fazer um mapa que dá a impressão de estar se movendo, tipo estar dentro dum trem em andamento?
-Vc sabe aonde encontro sprites de gato? Tipo sentado...

Grato
J.R.R. Tolkien

Citação de: carlos.maker123 online 16/12/2018 às 15:42
Opa Eliaquim, vlw pela ajuda, vou dar uma olhada nos plugins, paracem ser bastante interessantes. Mas não serve a minha ideia...

Vou explicar melhor o que pensei, e vc me diz o que sugere já que está muito complicado.

O Save point seria um NPC que somente o protagonista interage.
Quando o protagonista clicasse nele, minha ideia era que, todo o cenário ficasse congelado, menos eles dois, daí ele poderia interagir e salvar o jogo...

Me dá alguma sugestão de como representar essa cena.
Opa!
Pow vamos lá. Acho que vai ajudar se voce disser melhor como é o cenário. Se tem eventos se movendo, tilesets animados etc.
Eu não sei outra maneira de te explicar como fazer.
Sei que eu disse muita coisa, pode parecer confuso, mas se a gente seguir o passo a passo, você consegue sim fazer o que quer.
No momento que o player falar com o npc para salvar, no evento do npc você pode ativar o (antes de começar a fala ou o salvamento) filtro nos eventos para eles ficarem em preto e branco (com a ajuda dos plugins).
Adicionar o parallax em preto e branco(que foi a foto do mapa com o orangemapshot. Agora, o parallax será o mapa. Mas para o parallax aparecer, você deve retirar os tilesets.
Muda os tilesets do mapa com o comando de eventos, para qualquer tileset vazio. Assim o parallax vai aparecer.
Pronto, você terá o mapa e os eventos em preto e branco. Menos o npc e o player.

Quanto a um plugin para paralisar os eventos existe um do yanfly que esqueci o nome. E outro chamado "Shallnotpass". Esse último tem uma switch q vc liga e desliga para configurar se os eventos vão se mexer ou não.

Opa, vamos ver se capitei,

Caso eu ópite por fazer o sistema com o paralax, eu preciso colocar o save num lugar propício, para que não tenham NPCs caminhando, né isso? Além de ter que desativar os heróis de seguir o protagonista... É isso?

Sobre vc entender mais o que quero, o savepoint será um NPC que é uma espécio de divindade. Para todos ele é apenas um gato preto comum, mas quando interage com o protagonista é diferente, minha tentativa é de criar um ambiente único entre essa divindade e o protagonista, tipo, todo o diálogo entre os dois é percebido apenas pelo protagonista. Ninguém mais, vc tem alguma idéia mais sinples para passar esse sentimento?

Uma dúvida sobre paralax, é possível usar uma para criar um efeito de deslocamento? Tipo denteo dum trem e as coisas de fora passando, algo assim?

Grato
J.R.R. Tolkien

Citação de: carlos.maker123 online 18/12/2018 às 01:36
Opa, vamos ver se capitei,

Caso eu ópite por fazer o sistema com o paralax, eu preciso colocar o save num lugar propício, para que não tenham NPCs caminhando, né isso? Além de ter que desativar os heróis de seguir o protagonista... É isso?

Sobre vc entender mais o que quero, o savepoint será um NPC que é uma espécio de divindade. Para todos ele é apenas um gato preto comum, mas quando interage com o protagonista é diferente, minha tentativa é de criar um ambiente único entre essa divindade e o protagonista, tipo, todo o diálogo entre os dois é percebido apenas pelo protagonista. Ninguém mais, vc tem alguma idéia mais sinples para passar esse sentimento?

Uma dúvida sobre paralax, é possível usar uma para criar um efeito de deslocamento? Tipo denteo dum trem e as coisas de fora passando, algo assim?

Grato

Não tu pode usar o parallax de boa. Só que você vai precisar do plugin do yanfly pra vc configurar a passabilidade pelo mapa.
Pelos tilesets, no database, você configura onde os bonecos podem andar ou não.
No parallax, você vai ter de fazer essa configuração pelo plugin do yanfly region restriction.
Que aí voce vai definir no mapa os lugares onde os bonecos podem andar. Pq se não nem vc nem os npcs vão conseguir andar.
Quanto aos heróis seguindo o protagonista, acho que você pode usar um daqueles plugins pra aplicar o filtro neles tb, de preto e branco.

Quanto a ideia mais simples, a principio não tenho não. Acho que isso é contigo mesmo que ta desenvolvendo aí. Pra passar o clima q vc quer :D

Cara, eu acho que tem como sim. Quando vc clica com o botão direito em cima do nome do mapa (naquela lista de mapas no canto esquerdo do editor) vc vai ver que tem a opção de parallax e loop horizontal e vertical. Assim como a velocidade.
Se não me engano tem um comando de eventos pra isso tb.