O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Save Us - Sistema de Escolhas

Iniciado por Biel1595, 27/12/2018 às 12:01

Save Us seria um jogo de escolhas, nas quais poderiam mudar o rumo da história e da afetividade com os dois personagens principais.
Existiriam pontos de Amizade e Confiança, que você ganharia dos mesmos. E suas escolhas e diálogos dos próprios personagens mudariam de acordo com esses pontos.

Eu faria isso com variáveis, nas quais seriam, por exemplo: Amizade Pers.1 (O nome dele), Confiana Pers.1, etc...
Como eu disse lá em cima, eu adicionaria "pontos" (Que na verdade seriam números) e somaria ou subtrairia de acordo com o que o jogador escolhe. Eu já testei em um sistema básico, com só uma simples escolha e no mínimo duas variáveis, e deu certo. Creio que possa continuar assim.

O que vocês acham? O sistema poderia funcionar ou é só uma maluquice minha?
E se funcionar, acham que seria interessante esse sistema? Sei que não é inovador ou a primeira vez que ele aparece, mas pretendo fazer o jogo girar em torno disso, e faz um tempo que venho pensando que poderia fazê-lo.
-=-

Possível é, e funcionaria sem muitos problemas. O ponto é saber se o sistema é forte o bastante pra segurar a trama de um jogo inteiro em torno dele. Imagino que para algo do tipo o foco do projeto deveria estar no enredo, usando as escolhas para melhorar a interação.  :math:

Concordo com o Pássaro das trevas.
O enredo deverá ser o foco mais importante do jogo do desenvolvedor para manter o jogador interessado nele, já que outros fatores não importariam tanto ou teriam o mesmo peso do trama.

Boa sorte. o/

27/12/2018 às 12:18 #3 Última edição: 27/12/2018 às 20:30 por Biel1595
Citação de: Corvo online 27/12/2018 às 12:05
Possível é, e funcionaria sem muitos problemas. O ponto é saber se o sistema é forte o bastante pra segurar a trama de um jogo inteiro em torno dele. Imagino que para algo do tipo o foco do projeto deveria estar no enredo, usando as escolhas para melhorar a interação.  :math:

Difícil dizer se o enredo seguraria, depende de como o próprio vai evoluindo, e isso é cansativo.
Porém eu tentaria fazer cenas diferentes em alguns dos casos, e investir como você disse na imersão do jogador no jogo, com as escolhas. (E no enredo, é claro) Eu não cito muito ele pois eu ainda não comecei a prepará-lo direito, só tenho uma ideia
Então ele poderia escolher o próprio rumo do Pers. Principal, e consequentemente e praticamente escolhendo o fim do jogo (É claro que é um pouco limitado, mas já é um pequeno avanço)
-=-

Eu boto fé em um sistema assim, aliás, é um bom modo de fazer um sistema de escolhas. Mas como o pessoal já disse, tu tem que ter um enredo bom para caminhar ao lado desse sistema. Não adianta as escolhas aparecerem perfeitamente enquanto são desinteressantes, não causar nenhum sentimento ou impacto.

Algo que vejo crescendo cada vez mais em questões de escolhas em jogos é escolher entre dois males. Foi-se o tempo em que tu escolheria entre ajudar a velhinha ou deixar pra lá, afinal, porque tu ignoraria? Tu só tinha a perder. É muito mais interessante tu escolher entre: tentar resgatar um amigo e correr o risco de matar dois personagens, ou; deixar ele morrer mas ter a certeza que um ficará seguro. Questões que causam esse conflito sobre o mal menor são bem interessantes ao meu ver para jogos assim, guiado pela história e escolhas que variam.

Também é sempre importante jogar títulos do gênero, pra tu ter visões diferentes e variadas do que tá construindo. Mas acho que tua ideia tem um bom fundamento, só tome o cuidado de mantê-la a rédeas curtas e não criar ramificações demais, se não tu perde o controle.

Citação de: King Gerar online 27/12/2018 às 13:33
Eu boto fé em um sistema assim, aliás, é um bom modo de fazer um sistema de escolhas. Mas como o pessoal já disse, tu tem que ter um enredo bom para caminhar ao lado desse sistema. Não adianta as escolhas aparecerem perfeitamente enquanto são desinteressantes, não causar nenhum sentimento ou impacto.

Algo que vejo crescendo cada vez mais em questões de escolhas em jogos é escolher entre dois males. Foi-se o tempo em que tu escolheria entre ajudar a velhinha ou deixar pra lá, afinal, porque tu ignoraria? Tu só tinha a perder. É muito mais interessante tu escolher entre: tentar resgatar um amigo e correr o risco de matar dois personagens, ou; deixar ele morrer mas ter a certeza que um ficará seguro. Questões que causam esse conflito sobre o mal menor são bem interessantes ao meu ver para jogos assim, guiado pela história e escolhas que variam.

Também é sempre importante jogar títulos do gênero, pra tu ter visões diferentes e variadas do que tá construindo. Mas acho que tua ideia tem um bom fundamento, só tome o cuidado de mantê-la a rédeas curtas e não criar ramificações demais, se não tu perde o controle.

Sim, é exatamente isso que eu tava pensando, sbore as escolhas serem mais contraditórias, provocando a morte de algum personagem.
Sobre os títulos, eu tive essa ideia por jogar o jogo Detroit: Become Human. Achei muito interessante o jeito em que as cenas e diálogos mudam dependendo do jeito que você age.
-=-

Po, Detroit: Become Human é um excelente modelo pra tu conferir. Infelizmente não tive o prazer de jogar, mas assisti bastante gameplays. Também tem alguns títulos da falecida Telltale, que o pessoal diz não dar tanta importância às suas escolhas, mas The Wolf Among Us é bem elogiada. Também tem o renomado Life is Strange, que, apesar de ser um adventure, apresenta uma boa direção do eredo, que pode te dar algumas ideias.
Agora uma indicação mais pessoal, é The Lion Song. Vou confessar que não gosto de jogos que me deixam somente lendo textos, mas eu gostei tanto desse título que preciso recomendá-lo a quem possa ser útil. O primeiro episódio é gratuito, se der, dá uma olhada.

No mais, vi que são suas primeiras postagens no site. Seja bem-vindo!  :ok:

Eu tento fazer isso aos meus projetos, mas já pensando no final do game, "as variáveis", tenta fazer algo linear num primeiro momento depois faz uma linha de cada vez, é melhor do que encher a tela de escolhas e ter que criar cada situação no momento, tirando muito do foco no desenvolvimento.

27/12/2018 às 20:27 #8 Última edição: 27/12/2018 às 20:33 por Corvo
Citação de: King Gerar online 27/12/2018 às 14:34
Po, Detroit: Become Human é um excelente modelo pra tu conferir. Infelizmente não tive o prazer de jogar, mas assisti bastante gameplays. Também tem alguns títulos da falecida Telltale, que o pessoal diz não dar tanta importância às suas escolhas, mas The Wolf Among Us é bem elogiada. Também tem o renomado Life is Strange, que, apesar de ser um adventure, apresenta uma boa direção do eredo, que pode te dar algumas ideias.
Agora uma indicação mais pessoal, é The Lion Song. Vou confessar que não gosto de jogos que me deixam somente lendo textos, mas eu gostei tanto desse título que preciso recomendá-lo a quem possa ser útil. O primeiro episódio é gratuito, se der, dá uma olhada.

No mais, vi que são suas primeiras postagens no site. Seja bem-vindo!  :ok:

Tbm joguei LiS e LiS Before The Storm. São muito bons e vc me lembrou deles agr.
Vou conferir esse jogo q vc me indicou, obrigado pelas dicas!

Citação de: hategum rpg online 27/12/2018 às 19:51
Eu tento fazer isso aos meus projetos, mas já pensando no final do game, "as variáveis", tenta fazer algo linear num primeiro momento depois faz uma linha de cada vez, é melhor do que encher a tela de escolhas e ter que criar cada situação no momento, tirando muito do foco no desenvolvimento.

Ss, se começar a encher demais fica confuso para o jogador e para o desenvolvedor.
-=-