O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como criar um túnel e como andar nas superfícies? RPG Maker MV

Iniciado por carlos.maker123, 28/12/2018 às 13:21

28/12/2018 às 13:21 Última edição: 29/12/2018 às 11:16 por carlos.maker123
Olá makers,

Estou enfrentando duas limitações no mapeamento no MV, vou tentar explicar duma forma clara.

1 - Túnel. gostaria de fazer uma entrada num bloco de pedra, em que o jogador pudesse entrar, passar por dentro do túnel sem ser visto (estaria abaixo do teto) e seguiria por dentro da construção.

2 - Como faço para andar no teto, já que o tile tem que proibir a entrada do jogador?

Espero que tenha sido claro, estou com essa dificuldade pq esses tiles estão na coluna A, daí não dá para fazer eles por eventos.
A única coisa que pensei foi um mapeamento por parallax, mas me parece muito complicado, e mesmo assim, um mapeamento por parallax é possível fazer alguns pontos ficar abaixo do jogador e em outros acima?
"Um único sonho é mais poderoso que mil realidades"
J.R.R. Tolkien

Ambos os problemas não são limitações, basta mover os tiles para a aba B ou posterior. Para os túneis, na configuração de passabilidade utilize a marcação . Sim, é uma estrela, basta acessar a aba de tiles do database. Esse símbolo sinaliza que o tile é passável mas fica acima do jogador.

Pra segunda questão, mesma coisa, mas marque os tiles com bolinha, selecione as setas no menu à direita e marque em quais direções ele não é passável. Assim você configura um tile que não é possível acessar normalmente, mas permite que se caminhe sobre uma vez que estiver acima dele. E sim, para colocar imagens sobre os personagens em parallax você pode usar tiles, como citado acima, ou imagens.

Veja só Corvo,
Se o tile do teto for uma estrela (✭)[Sobre o personagem] ele poderá entrar pelo lado, e não apenas pela passagem.
o mesmo vale para caminhar sobre. não dá pra usar as setas[edição de tile], pq o tile do teto é apenas um bloco do tileset.

(se não entendeu vou postar uma imagem)
J.R.R. Tolkien

Não estou podendo conferir no momento, mas você verificou se ao modificar a passabilidade de cada lado, a configuração da estrela é alterada? Porque são definições independentes uma da outra. Logo, tanto faz se o tile está abaixo ou acima do personagem, as direções podem ser alteradas.

Se o telhado é apenas um tile você ainda pode alterar a direção. Veja, por exemplo, a configuração das pontes do RTP. Cada bloco é configurado individualmente de modo que você possa andar livremente pelo centro, mas apenas paralelamente à construção nos cantos.

28/12/2018 às 16:12 #4 Última edição: 28/12/2018 às 16:22 por IloveRPGMaker
Eu achei no Youtube um video que acho que e o que vc quer(no video ensina a fazer uma ponte, mas é praticamente o mesmo, pois passasse por cima e por baixo da ponte, e no caso do tunel deu me a entender que vc queria que passasse por cima e por baixo do Tunel)
Nota: é por eventos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=aW2u_qw9XEE

IloveRPGMaker foi como eu disse, não da para fazer, pois os tiles A não podem ser usados como eventos, pois eles tem sub animações. o teto por exemplo se completa, isso só acontece no tile A. É uma configuração interna do RPG Maker.
No video a ponte não é um Tile A. Resolvido.

Corvo, eu sonhei com a solução e o rpg maker mv não me deixou resolver.
Os tiles A não podem ter estrela (✭). ou é "O" ou "x".

Eu ia resolver da seguinte maneira:
Criei um evento na entrada que alterava o tileset para um idêntico, que só mudava a passabilidade. porém o jogo não me permite usar  ✭ nos tiles A
J.R.R. Tolkien

Pois voltamos ao meu comentário inicial: mova os tiles pra aba B ou posterior.

Mas os tiles de parede e teto se não estiverem no Tile A eles bugam. eles não se alto completam... entende?
J.R.R. Tolkien

Sim, aí vem um pouco do trabalho que você vai ter que fazer bastante pra mexer com RPG Maker: editar as imagens. Aqui há alguns templates pra te guiar, seguindo os quadros você só precisa copiar e colar. Os tiles não vão se autocompletar sozinhos, então você vai ter de mapear manualmente mesmo.

Opa,
Não respondi antes pq estava sem net.
Andar sobre os tiles eu consegui, fazendo o esquema de mudar o tile set.
Mas para fazer o túnel eu não consegui... kakaka, melhor quir um outro mapa mesmo.

Vou trancar o post, se alguém quiser me dizer algo manda no direct.
J.R.R. Tolkien

Não existe algum plugin/evento que possa usar as regiões no programa para servir de caminho para o túnel? Onde região 01 para o caminho fique acessível com transparência e região 02 para o restante do mapa/construção que fica bloqueado e superior ao personagem?

Estou só jogando essas questões ao vento para quem sabe ajudar, pois minha noção de evento/script/plugin é nula.

2010 ~ 2016 / 2024

Citação de: Vash online 29/12/2018 às 11:30
Não existe algum plugin/evento que possa usar as regiões no programa para servir de caminho para o túnel? Onde região 01 para o caminho fique acessível com transparência e região 02 para o restante do mapa/construção que fica bloqueado e superior ao personagem?

Estou só jogando essas questões ao vento para quem sabe ajudar, pois minha noção de evento/script/plugin é nula.

Funciona, mas é desnecessário ter todo esse trabalho. Quando eu estive desenvolvendo isto, usei muito o esquema de passar por baixo dos tiles e tendo duas configurações, uma passável e outra bloqueando, foi a forma mais prática que encontrei. Ficar alternando as prioridades é melhor pra coisas pequenas, como isso, ou pode causar bastante lag.

Mas já que o autor pediu, tópico trancado.