O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sprite sheet

Iniciado por TheHopelessBoy, 07/01/2019 às 22:11

07/01/2019 às 22:11 Última edição: 09/01/2019 às 17:23 por TheHopelessBoy
Exemplo: Um só personagem  pode ter apenas 4 colunas e 3 linhas. Mas e se por exemplo eu querer que esse personagem tenha uma pose sheet?

que quando ele estiver parado ele se movimente e depois ao andar de novo ele tenha outra animação.
como faço isso?

Você pode criar outro charset de nove frames, mas usando-os da forma como referir para executar suas animações. Existesm códigos chamados multiframes que permitem que charsets usem mais que esse número de frames, as como você não especificou a engine não dá pra sugerir.

07/01/2019 às 23:37 #2 Última edição: 07/01/2019 às 23:40 por TheHopelessBoy
Citação de: Corvo online 07/01/2019 às 22:31
Você pode criar outro charset de nove frames, mas usando-os da forma como referir para executar suas animações. Existesm códigos chamados multiframes que permitem que charsets usem mais que esse número de frames, as como você não especificou a engine não dá pra sugerir.

é o rpg maker mv. E não entendi muito bem.
sobre criar um charset (spritesheet) com 9 frames entendi. Mas não entendi  sobre referir para executar como animação
e como eu exportaria?

Como um charset normal. Configure a imagem para que as animações correspondam às sequências de movimento normalmente. Por exemplo, uma animação em que o personagem levanta uma arma está na posição 1 do charset. Isto é, a animação de caminhada para baixo.

08/01/2019 às 07:52 #4 Última edição: 08/01/2019 às 11:00 por TheHopelessBoy
Citação de: Corvo online 08/01/2019 às 05:54
Como um charset normal. Configure a imagem para que as animações correspondam às sequências de movimento normalmente. Por exemplo, uma animação em que o personagem levanta uma arma está na posição 1 do charset. Isto é, a animação de caminhada para baixo.

Ah sim. Mas não teriam plugins que posso utilizar para aumentar o número de sprites ? E sobre criar a animação dele segurando a Arma na primeira linha ok. Mas isso não comprometeria quando ele andasse?

E ao ter criado um exemplo para fazer uma "porta" (que não foi uma porta que criei só queria saber se o RPG maker pegava todo o frame) coloquei 18 frames e vi que as portas padrão tem 6 linhas e 3 colunas. E assim coloquei (que já que tô usando Asesprite, só seu para selecionar o número de colunas) . Ai coloquei e deu um "erro" de seleção pq selecionava 2 frames ao invés de um. Nota-se que eu coloquei um $ no nome do sprite.

(Falei isso devido que o meu tópico foi trancado. E meu sprite era só um teste com um ponto no meio só para ver se o mv selecionava corretamente)

Talvez esse plugin do MOG te ajude, da uma olhada.
https://atelierrgss.wordpress.com/rmv-character-poses/
Hammer Strike

Citação de: HammerStrike online 08/01/2019 às 11:09
Talvez esse plugin do MOG te ajude, da uma olhada.
https://atelierrgss.wordpress.com/rmv-character-poses/

Pelo que eu vi, ajuda bastante. Os botões de ativação podem ser trocados? O dash por exemplo,  ao invés de  do botão de correr, eu posso trocar o botão? Tirando isso tá ótimo. Obrigado. Só falta os outros problemas mas isso ajuda bastante

Citação de: TheHopelessBoy online 07/01/2019 às 22:11
Exemplo: Um só personagem  pode ter apenas 4 colunas e 3 linhas. Mas e se por exemplo eu querer que esse personagem tenha uma pose sheet?

que quando ele estiver parado ele se movimente e depois ao andar de novo ele tenha outra animação.
como faço isso?
Você está fazendo as coisas erradas, primeiro peguem um templetes de 1 charset, vai perceber as dimensões da imagem, para fazer um sprite sheat no RPG maker, esse templete deve ter largura x4 e altura x2, o galv tinha um script que mudava as animações dentro do próprio sprite sheat do RPG maker.