O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Imagem

Iniciado por TheHopelessBoy, 09/01/2019 às 17:20

09/01/2019 às 17:20 Última edição: 09/01/2019 às 22:21 por Corvo
Eu estou pensando em minha história para um jogo e vai ter uma parte onde o protagonista vai ter que escolar entre 3 lápis. O problema é que eu quero que apareça 3 lápis na tela do jogador e  que o mesmo escolha um deles. Como eu faria isso?

Dá pra fazer por eventos.

Usando o mesmo sistema de seleção, você pode adicionar as imagens do lápis.

Mas você não deixou claro a engine, nem se quer um script ou sistema por eventos.

De qualquer forma isso deve ser pedido no Centro de recursos.
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Citação de: Zaggojhon online 09/01/2019 às 17:55
Dá pra fazer por eventos.

Usando o mesmo sistema de seleção, você pode adicionar as imagens do lápis.

Mas você não deixou claro a engine, nem se quer um script ou sistema por eventos.

De qualquer forma isso deve ser pedido no Centro de recursos.

E o RPG maker mv...

Mas tipo esse evento que eu vou fazer da para selecionar o lapis?

09/01/2019 às 18:01 #3 Última edição: 09/01/2019 às 18:08 por ~Vici
Você pode fazer por eventos com a mesma lógica de uma tela inicial/menu, ou seja, por meio de condições e variáveis com o auxílio de imagens.

Você irá precisar de:
1. Variável. Ela será responsável pelo valor da escolha do jogador e por isso a chamaremos de "Seleção".
2. Imagens. O exemplo que darei será com seis imagens. Três delas são para os lápis e as outras três serão para os mesmos só que "selecionados". Tem diversos meios de fazer isso, mas já que estou explicando apenas a lógica, irei direto ao ponto.

A primeira página do evento seria do próprio mapa e para ativar o sistema, certo? A segunda que estarei mostrando será o próprio.
Começaremos criando duas condições principais. Estas serão responsáveis pela opção ativa do jogador em relação aos lápis. Você pode acrescentar alguns efeitos como sons para quando o jogador mudar de opção.
Spoiler
[close]

Embaixo dessas condições criaremos mais três. Já estas terão a finalidade de mostrar visualmente qual opção está ativa.
Spoiler
[close]

E por fim, faremos mais condições que realizarão alguma ação quando o jogador escolher um desses lápis. No exemplo abaixo fiz com que o jogador se teletransportaria para algum canto.
Spoiler
[close]

Edit:

Vi agora que coloquei eles na página 1.  :noface:
Zaggo é muito rápido. Agh!

Citação de: TheHopelessBoy online 09/01/2019 às 18:00
Mas tipo esse evento que eu vou fazer da para selecionar o lapis?
Basta você criar uma condição e o que será executado quando o jogador escolher o lápis (pressionar a tecla "C").

Citação de: ~Vici online 09/01/2019 às 18:01
Você pode fazer por eventos com a mesma lógica de uma tela inicial/menu, ou seja, por meio de condições e variáveis com o auxílio de imagens.

Você irá precisar de:
1. Variável. Ela será responsável pelo valor da escolha do jogador e por isso a chamaremos de "Seleção".
2. Imagens. O exemplo que darei será com seis imagens. Três delas são para os lápis e as outras três serão para os mesmos só que "selecionados". Tem diversos meios de fazer isso, mas já que estou explicando apenas a lógica, irei direto ao ponto.

A primeira página do evento seria do próprio mapa e para ativar o sistema, certo? A segunda que estarei mostrando será o próprio.
Começaremos criando duas condições principais. Estas serão responsáveis pela opção ativa do jogador em relação aos lápis. Você pode acrescentar alguns efeitos como sons para quando o jogador mudar de opção.
Spoiler
[close]

Embaixo dessas condições criaremos mais três. Já estas terão a finalidade de mostrar visualmente qual opção está ativa.
Spoiler
[close]

E por fim, faremos mais condições que realizarão alguma ação quando o jogador escolher um desses lápis. No exemplo abaixo fiz com que o jogador se teletransportaria para algum canto.
Spoiler
[close]

Edit:

Vi agora que coloquei eles na página 1.  :noface:
Zaggo é muito rápido. Agh!
Basta você criar uma condição e o que será executado quando o jogador escolher o lápis (pressionar a tecla "C").

Obrigado! Poderia upar o projeto para ver como ficaria?

O exemplo está no meu projeto principal.
Seguindo essa lógica você conseguirá fazer o que pretende, mas qualquer coisa posto sim. Só esperar essa tempestade parar..

Citação de: ~Vici online 09/01/2019 às 19:44
O exemplo está no meu projeto principal.
Seguindo essa lógica você conseguirá fazer o que pretende, mas qualquer coisa posto sim. Só esperar essa tempestade parar..

Ah sim. Eu tentei de uma forma Semelhante ( pq o evento começaria já nos lápis e não escolher os lápis no mundo afora. Mas obrigado por ter me explicado os eventos consegui fazer.)