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FSM - FIRST SEED MATERIAL (?)

Iniciado por Eliaquim, 14/01/2019 às 17:27

14/01/2019 às 17:27 Última edição: 14/01/2019 às 17:56 por Eliaquim
Galera, eu entrei no rpg maker usando o MV. Algumas coisas sou meio perdido nos antigos, como o 200 e 2003.
Estou vendo alguns sites japas procurando recursos desses dois antigos makers.
Muitos deles falam pra eu dar crédito para FSM.
O que é isso?
FSM é para o 2000/2003 tipo o Kadokawa é para o mv?
São os produtores originais do dos gráficos do rm 2000 e 2003?

First Seed Material. Não são os responsáveis pelo RTP de nenhuma das versões, mas criaram muita coisa para o RPG Maker em geral. Você só precisa dar os créditos se usar algo deles. Para ser honesto, nem sei se o blog ainda é ativo, o pessoal já adianta que você deve colocar os créditos porque os recursos deles eram como os scripts do Raizen: todo projeto tinha. Talvez você tenha se envolvido com isto, logo te disseram para creditá-los. É obra deles.

Saquei! Po então beleza. Obrigadão aí!

Vou deixar o tópico aberto. Se alguém souber informar melhor, manifeste-se.

Pra deixar claro. õ/
E cada postagem do blog novo deles tem o termo em inglês.

Citação de: Vash online 05/01/2019 às 18:07
São gráficos feitos por artistas, se cada link leva para um site/blog diferente, então terão artistas diferentes que determinam os termos de uso que podem ser distintos um dos outros no quesito de uso e não uma engine, ela não determina pelo que me lembro o que você deve usar ou não em seus jogos.

Por exemplo, neste blog: http://sirominto.blog90.fc2.com/blog-entry-1.html O autor diz segundo a tradução do google:
Nesse blog você encontrará alterações feitas do material original por outro artista que deixa por sua conta verificar os termos dos sites citados, não deixando de dar crédito a quem alterou. Você pode acabar encontrando algum site/blog que pode ter baseado no formato do Mack, mas não aproveitou de nenhuma peça de roupa ou cabelo dos originais e esse artista terá provavelmente seu termo de uso diferenciado do anterior, então você terá que dar uma olhada em cada artista, isso vale para qualquer imagem disponibilizada na internet.

O Mack é um estilo feito a muitos anos por artistas de uma equipe chamada de REFMAP disponibilizada no site FSM (First Seed Material) que fechou as portas até reabrir novamente nesse endereço: http://refmap-l.blog.jp/ onde seus termos atuais dizem que o uso é livre na criação do jogo em qualquer engine, não podendo distribuir a imagem dos gráficos originais a fora, apenas redirecionando por meio de links e sendo creditado como "REFMAP" no jogo.

Citação de: Vash online 21/11/2018 às 17:46
História meio confusa que envolve japones Néh? \(-.-)',

Dando uma pesquisada para relembrar, existem dois estilos que o pessoal chamam ambos de MACK.

Um deles é o gerador que foi criado pelo MACK do site: http://homepage3.nifty.com:80/looseleaf/
"このサイトの画像は、Loose Leaf管理者MACKによって作成されたものを使用しております。"
"A imagem deste site é a criada pelo administrador do Loose Leaf, MACK. " ~ Google Tradutor


Diferente do outro estilo que também foi criado por ele, o pessoal credita erroneamente ele como o criador de todo o conjunto de gráficos, mas na verdade o estilo gráfico do charset foi criado somente por ele, os gráficos dos tilesets, faces, entre outros foram feitos pelos demais membros de uma equipe inicialmente chamada de REFMAP que são citados neste link: http://www.tekepon.net:80/fsm/modules/refmap/index.php?mode=staff, então resumindo esse estilo é do Mack, mas segue uma linha padrão para combinar com o estilo dos demais gráficos elaborados pela REFMAP, como se fosse um RTP oficial.

1 exemplo dos materiais deles:
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Esse que é o mesmo estilo da imagem que você colocou no tópico, infelizmente o site oficial não está disponível, mas você encontra facilmente os gráficos referentes ao estilo por ter sido muito divulgado na época.

E pra finalizar uma boa alma que não sei quando, fez um template apenas dos adultos onde nele está creditado o nome também.
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Pois é, o char foi ampliado de forma errada se aumentar o zoom da para notar que certos locais tem 1 pixel e outro 4 pixels.




Para facilitar, eu encontrei dois tópicos em comunidades estrangeiras onde estavam/estão recuperando os arquivos com auxilio dos próprios membros.

https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/first-seed-material-refmap-gone-resource-recovery-operation-go.27123/
https://rpgmaker.net/forums/topics/15396/

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