O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RM MV - Tamanho da "screen" x tamanho da "width" x show picture

Iniciado por Eliaquim, 14/01/2019 às 18:31

Olá pessoal!
Estou com uma dúvida. Eu usei esse plugin para fazer isso com a tela.
Deixar a resolução em 816x624 MAS com o tamanho da tela em 1104x624.
Spoiler
[close]

Daí, eu gostaria de poder usar essa parte que ficou com a barra preta, pra colocar essa foto. Só que o programa entende que a posição X começa junto com o mapa (ou seja, levando em consideração o 816 e não o 1104). E não na beirada da tela. Alguém sabe se tem como eu aproveitar essa barra preta nos cantos da tela? Ou eu teria que realmente usar a resolução de 1104 também?
Spoiler
[close]

Imagino que seja impossível sem criar um plugin especificamente para isso. O RM só vai considerar como tela o espaço que ele mesmo está usando. Não sei te dizer o quanto isso seria complicado. Mas fazer gambiarras por eventos não rola? Digo, ter imagens fixas na tela tanto das bordas pretas quanto dos botões.

Citação de: Corvo online 14/01/2019 às 18:51
Imagino que seja impossível sem criar um plugin especificamente para isso. O RM só vai considerar como tela o espaço que ele mesmo está usando. Não sei te dizer o quanto isso seria complicado. Mas fazer gambiarras por eventos não rola? Digo, ter imagens fixas na tela tanto das bordas pretas quanto dos botões.

Saquei...
Pow, por eventos rola tranquilamente... Mas como planejo colocar pra mobile e o mv tem várias coisas com o desempenho, gostaria de evitar de usar mais que 816 para o mapa em si.
Se ninguém souber de nada, vou por os controles transparentes mesmo na frente da tela.

Olha, eu diria que mesmo usando plugin, tu não vai conseguir colocar nada naquela tela preta.

Isto porque o conteúdo que está em preto na janela esta fora da área de renderização, logo o jogo não consegue desenhar nada ali, aquela área simplesmente não existe para o jogo. Ao ordenar a execução do jogo clicando no EXE o programa foi criado para abrir uma nova janela e preenchê-la com a área de renderização do jogo. Ambas dimensões da janela e da área de renderização devem ser iguais para não haverem esses espaços pretos. Deixando essas dimensões diferentes, o programa não tem o que desenhar e deixará vazio, em preto. Pra exibir algo ali tu teria que alterar o software, o RPG Maker, para, além de desenhar o jogo, desenhar as coisas a mais que deseja, como acontece em emuladores, que além de desenhar a área de renderização do jogo, desenha menus que podem ser acessados também. Porém, alterar a engine fere os termos de uso do programa, portanto é proibido.

É o mesmo que acontece quando se vai jogar em um monitor ultrawide, com resolução 21:9, um jogo que não suporta esse formato de tela. O espaço excedente fica em preto, como acontece em Monster Hunter World.

O que tu pode fazer, por meio de plugins, é programar a Scene_Base (que vai ser lida em todas Scenes) para desenhar esses controles nos cantos das telas e abaixo tampar de preto. E reescrever todas as outras Scenes para trabalharem somente no espaço restante, onde tu não desenhará os controles. Mas como falei, tu vai ter que reescrever todo o código rpg_scenes, e o que não reescrever terá que revisar ou editar para se adequar às mudanças, o que não é um trabalho bom além de eu, particularmente, achar totalmente desnecessário.

Na minha opinião primeiro tu deveria visar uma resolução comum a dispositivos móveis. 816x624 é mais próximo do formato 4:3, que caiu em desuso há uns... não sei, dez anos no mínimo, desde o lançamento dos monitores LCD e os primeiros smartphones. Eu recomendaria HD, 1280x720. Quanto à preocupação em o jogo pesar por ter que desenhar mais tiles, não serão dez ou vinte tiles a menos que vão salvar o desempenho do seu jogo. Se isso comprometer a estabilidade dele, pode ter certeza que qualquer transição de mapa, aparição de menu, janela ou imagem irá fazer o FPS dropar vertiginosamente no momento. É melhor tu ficar atento ao tamanho dos arquivos, pois eles vão ditar a memória necessária, e a quantidade de sistemas e eventos no mapa, pois estes ditarão o processamento. Quanto aos controles, tu sabendo que eles ocuparão espaço na tela, cabe a tu desenvolver o jogo sabendo que certos lugares da tela ficarão ocultas pela mão do jogador, tome cuidado de não mostrar nada importante debaixo da mão dele.

Pow King, obrigadão pela explicação!
Realmente, 816x624 não é o que eu queria usar não...
1104x816 ocupa a tela inteira da maioria dos celulares que testei meu e de meus amigos. Mas pesquisarei mais profundamente.
Por enquanto sei que tem de ser múltiplo de 48.
Obrigado pelas dicas!

Uma dúvida não relacionada ao tópico:
Nessa resposta mudei o ícone para "resolvido".
Entretanto quando saio do tópico, ele sempre continua com o ícone anterior. Daí eu tenho que usar a opção "modificar" no primeiro comentário do tópico que fiz e colocar resolvido por lá pra mudar.
Esse é o procedimento correto?

Sim, você sempre altera o ícone da primeira mensagem, pois é ele que aparece na lista. :D