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Acervo de Snippets (Pequenos plugins)

Iniciado por Eliaquim, 17/01/2019 às 20:15

17/01/2019 às 20:15 Última edição: 01/02/2019 às 21:51 por Eliaquim
Snippets



  • Pode se dizer que em sua maioria são partes do código fonte que podem ser reaproveitadas e/ou reutilizadas para modificar ou adicionar novas funcionalidades ao seu projeto.
  • Se você possuir algum conhecimento em JavaScript, você pode criar seus próprios Snippets.
  • De forma prática, são pequenos plugins que podem ser adicionados ao seu projeto.

No fórum oficial, existem vários deles nesse tópico:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/js-snippets-thread.92501/

Por exemplo, com o código abaixo, você pode mudar a fórmula do critical hit (acerto crítico), alterando o número:

Game_Action.prototype.applyCritical = function(damage) {
    return damage * 2; // Aqui, você pode substituir por fórmulas, ou por outros números :)
};


Basta copiar o código e colar em documento de texto. Depois, salve o arquivo com a extensão .js e adicione como um plugin no seu projeto.

Abaixo, estarei disponibilizando os Snippets que fiz para meus projetos. Podem usar livremente, não é necessário me dar créditos.
Se você quiser postar os seus também, fique a vontade (não precisa seguir meu método de organização, mas seria legal se deixasse bem explicado e organizado para as pessoas).



[box2 class=titlebg title=Customize o Game Over]
Spoiler
Nome: SN_CustomGameover.js

Download: https://drive.google.com/open?id=1Sj6C93H8bIoBl34EdWYRLCx9GEwjryLY

Função: Evita que a cena de game over seja chamada automaticamente após a morte de todo o grupo. Ao invés disso, ativa uma Switch.

Exemplo: Essa imagem é de um evento comum que é ativado com a switch especificada no código, 181.

[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Alterar o número de colunas em "Mostrar Escolhas" (Show Choices)]
Spoiler


Nome: SN_WindowChoiceListCols.js

https://drive.google.com/open?id=1xWEMRO392aLnTUg_R6JQS1Q4wi56T_eu

Função: Alterar a quantidade de colunas em Mostrar escolhas(Show Choices).
Por padrão o MV dá espaço para seis escolhas. E se você usar todas, elas estarão sempre em uma única coluna. Com esse código, você pode alterar o número de colunas com base em um valor de uma variável(no caso, a variável de número 1) ou de um número. Depois é só definir com um evento o valor dessa variável, que na hora de mostrar as escolhas as colunas serão criadas.

Exemplo: Número de colunas = 2(Só é preciso ajeitar o tamanho da janela).


[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Mudar a posição e tamanho do cursor]
Spoiler


Nome: SN_CursorRect.js

Download: https://drive.google.com/open?id=1GOARlTM1XRM6KJECQysvmBgx0KrYshv7

Função: Aumenta o tamanho e muda a posição do cursor na janela. Mas pode substituir pelo nome de outra janela.

Exemplo:


[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Customiza o tempo que leva para uma janela abrir e fechar.]
Spoiler


Nome: SN_WindowOpennes.js

Download: https://drive.google.com/open?id=1g7HPGKdhpOjsIm5tzsBIfQFxGv1A5BPo

Função: Quando você abrir uma caixa de mensagem por exemplo, quando falar com um npc, você pode definir a velocidade com que essa caixa de texto vai abrir e fechar. Por enquanto creio que se aplica a todas as janelas.

Exemplo: (Não conseguir fazer o upload do gif diretamente. Deu sempre url inválido =/ )

blob:https://imgur.com/26aa7aeb-98a1-4919-a743-18eb8d03ac40

[close]
[/box2]



Novo Snippet adicionado!

[box2 class=titlebg title=Mudar a posição e tamanho do cursor]
Spoiler
Nome: SN_CursorRect

Explicação: Fiz uma customização no menu, com ícones maiores que o normal. Então precisava que aquele "selectable" ficasse mais ou menos do mesmo tamanho.

Snippet:
Window_ItemList.prototype.updateCursor = function() {
    if (this._cursorAll) {
        var allRowsHeight = this.maxRows() * this.itemHeight();
        this.setCursorRect(0, 0, this.contents.width, allRowsHeight);
        this.setTopRow(0);
    } else if (this.isCursorVisible()) { // Se o cursor estiver visivel, os valores abaixo serão o tamanho e posição dele.
        var rect = this.itemRect(this.index());
        rect.x += 0; // Aumentar, move o cursor para direita. Diminuir, move o cursor para esquerda.
        rect.y += 0; // Aumentar, move o cursor para cima. Diminuir, move o cursor para baixo.
        rect.width += 100; // Aumentar deixa o cursor mais grosso. Diminuir deixa o cursor mais fino (horizontalmente).
        rect.height += 100; // Aumentar deixa o cursor mais grosso. Diminuir deixa o cursor mais fino (verticalmente).
        this.setCursorRect(rect.x, rect.y, rect.width, rect.height);
    } else {
        this.setCursorRect(0, 0, 0, 0); // Se o cursor não estiver visivel, esse será os valores dele.
    }
};


Função: Aumenta o tamanho e muda a posição do cursor na janela. Mas pode substituir pelo nome de outra janela.

Exemplo:
Spoiler

[close]
[close]
[/box2]

Mais um adicionado!

[box2 class=titlebg title=Customiza o tempo que leva para uma janela abrir e fechar.]
Spoiler


Nome: SN_WindowOpennes.js

Download: https://drive.google.com/open?id=1g7HPGKdhpOjsIm5tzsBIfQFxGv1A5BPo

Função: Quando você abrir uma caixa de mensagem por exemplo, quando falar com um npc, você pode definir a velocidade com que essa caixa de texto vai abrir e fechar. Por enquanto creio que se aplica a todas as janelas.

Exemplo: (Não conseguir fazer o upload do gif diretamente. Deu sempre url inválido =/ )

blob:https://imgur.com/26aa7aeb-98a1-4919-a743-18eb8d03ac40

[close]
[/box2]