O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cartas e Interface de Batalha

Iniciado por 9155gabrielgap, 22/01/2019 às 19:36

22/01/2019 às 19:36 Última edição: 24/01/2019 às 19:22 por 9155gabrielgap
   Há algum tempo venho me dedicando a um sistema de batalha por eventos baseada em cartas. No final, acabou ficando idêntico às batalhas padrões do maker, porém com a liberdade de modificar a interface de uma maneira mais adequada.
   Entretanto, não sou nenhum designer, e a parte da interface veio se tornando um certo empecilho, principalmente no que se refere às cartas em si.
   Outro problema que tenho tido em relação a isso é o cenário, que não se relaciona com o design das cartas, que por sua vez não se relacionam com o estilo medieval das artes. (Artes essas que retirei do google.)
   No fim das contas, por não ter experiência com rgss e não tomar vergonha na cara de tentar aprender outra linguagem e partir para um unity da vida, já desisti algumas vezes desse projeto, pois o resultado que cheguei é bem longe do esperado, tanto em relação à aparência quanto em relação ao sistema em si.
   Gostaria de saber, na opinião de vocês, o que na interface ficou agradável e o que o incomoda?

screenshots

[close]

Já em relação às cartas, qual a sua opinião?

cartas antigas

[close]

Cartas refeitas (estão maiores pois ainda não redimensionei para o maker.)
cartas refeitas

[close]

Desculpem o texto enorme apenas para avaliar as imagens.

"A árvore sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é feito de madeira"

Inicialmente me incomoda o tamanho das cartas em relação ao da tela. Isto é, se o objetivo é ter apenas duas imagens visíveis por vez, tudo bem, mas acho desnecessário ter uma acima da outra. Você pode mantê-as centralizadas e mostrar as opções abaixo da carta em atividade, talvez com um contorno na mesma para realçar qual carta está sendo usada.

O que complica é que é difícil avaliar a interface sem saber como o jogo deve funcionar. Das cartas, só não gostei das bordinhas cortadas. Os desenhos possuem o mesmo estilo. Não sei se o tamanho está legal, as imagens são bonitas, mas não o bastante para ocuparem tanto espaço. É como se faltasse alguma coisa nas cartas, algum ícone, alguma informação. Enfim, alguma coisa. Fico na dúvida se é uma falha ou não.

Quanto à imagem de fundo, deixe dinâmica. Altere conforme o local onde acontece a batalha. Digamos, se o personagem está jogando em uma vila, use o cenário respectivo. Se está nas montanhas, use o das montanhas. Ou crie um campo, como nos jogos de cartas mais famosos. Claro, lembre-se de que ele vai precisar ter alguma utilidade.

22/01/2019 às 20:18 #2 Última edição: 22/01/2019 às 20:20 por 9155gabrielgap
Citação de: Corvo online 22/01/2019 às 19:44
Inicialmente me incomoda o tamanho das cartas em relação ao da tela. Isto é, se o objetivo é ter apenas duas imagens visíveis por vez, tudo bem, mas acho desnecessário ter uma acima da outra. Você pode mantê-as centralizadas e mostrar as opções abaixo da carta em atividade, talvez com um contorno na mesma para realçar qual carta está sendo usada.
Em relação a isso, a batalha seria uma carta contra a outra, pense da seguinte maneira: é a mesma coisa que a batalha padrão do maker, apenas que a carta da esquerda é controlada pelo jogador e a da direita pelo pc.
   Essa seria a interface anterior (não repare nos números fora de lugar e na falta de uma carta).
Spoiler
[close]
   Acho que ficavam estranhas lado a lado.

O que complica é que é difícil avaliar a interface sem saber como o jogo deve funcionar. Das cartas, só não gostei das bordinhas cortadas. Os desenhos possuem o mesmo estilo. Não sei se o tamanho está legal, as imagens são bonitas, mas não o bastante para ocuparem tanto espaço. É como se faltasse alguma coisa nas cartas, algum ícone, alguma informação. Enfim, alguma coisa. Fico na dúvida se é uma falha ou não.
Esse é exatamente o problema. Como os personagens são cartas apenas como uma desculpa para a interface, não existem efeitos nem descrição. Por conta da resolução do maker, não sei se colocar uma descrição ou os status ficariam bonitos na tela. Penso que podem ficar serrilhados ou ilegíveis.

Quanto à imagem de fundo, deixe dinâmica. Altere conforme o local onde acontece a batalha. Digamos, se o personagem está jogando em uma vila, use o cenário respectivo. Se está nas montanhas, use o das montanhas. Ou crie um campo, como nos jogos de cartas mais famosos. Claro, lembre-se de que ele vai precisar ter alguma utilidade.
Já nesse assunto, é exatamente o que eu estou fazendo, mas nenhum fundo combina com o jogo, são apenas paisagens de acordo com a batalha.

"A árvore sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é feito de madeira"

Esse seu sistema de batalha não tem uma carta que mude o terreno?
Uma carta contra outra fica estranho mesmo, o ideal seria mais cartas na tela, com efeitos diferentes, dos de só tipo "criatura" que esta ali pra lutar. Você deve definir as regras do jogo antes de colocar as imagens.

Citação de: hategum rpg online 22/01/2019 às 20:31
Esse seu sistema de batalha não tem uma carta que mude o terreno?
Uma carta contra outra fica estranho mesmo, o ideal seria mais cartas na tela, com efeitos diferentes, dos de só tipo "criatura" que esta ali pra lutar. Você deve definir as regras do jogo antes de colocar as imagens.

Essa parte é a que vem quebrando a minha cabeça, mas já tenho algumas ideias em mente. Em relação às regras do jogo, você tem razão, preciso definir as regras antes, ma pra isso tenho que fazer com que se encaixem nas limitações do maker e das minhas habilidades.

OBS: atualizei o design das cartas. Já estão no post.