O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale a pena converter meu jogo de VX Ace para MV ??

Iniciado por Carogui1, 26/01/2019 às 17:46

26/01/2019 às 17:46 Última edição: 27/01/2019 às 08:41 por Corvo
Bem, o que me ocorreu foi que baixei o VX Ace pensando ser a plataforma mais atualizada do programa, ai fui fazendo meu projeto, ficando bem daora, so que descobri que existe o MV com muitas outras funcionalidades parece e resolução melhor, aí vem a duvida, vale a pena eu converter tudo? O que irei perder? Da trabalho?
Enjoy the Silence ♫

Eu particularmente levo resolução muito a sério pois gosto de ter interfaces bem trabalhadas e ter mais área disponível ajuda nisso, assim, quando o MV foi lançado eu logo tratei de passar meu projeto para ele, independente de qualquer outra coisa.

Porém já adianto que dá trabalho. Tu praticamente terá que refazer tudo. Os tiles são de tamanhos diferentes, então se tu usa tiles diferentes do padrão terá que procurar tiles similares aos que usa e, lembrando, ainda que já exista muito recurso para o MV, a quantidade de recursos para VX Ace é bem maior. Os mapas também terão que ser refeitos, bem como todos eventos, comuns ou nos mapas, já que não há como copiar de um para o outro. O banco de dados também, então se tu fez dezenas de armas, personagens e inimigos, terá que refazê-los. O mais agravante é nos códigos, pois pode ser que tu utilize algum script para VX Ace que não existe para MV. Ou exista, mas funciona de forma diferente, e tu terá que fazer adaptações. E não cogite copiar o código de um e jogar no outro pois não funciona, são linguagens diferentes. A única coisa que tu poderá reutilizar são os sons, ainda assim fique atente ao formato pois talvez tu precisará convertê-los, pois o MV aceita somente OGG e M4A.

Enfim, é bastante trabalho. A única facilidade é que tu já sabe o que tem que fazer até a parte que já fez.

A pergunta é: seu jogo precisa de alguma funcionalidade do MV? Eu recomendo fortemente focar nas necessidades do seu projeto. A menos que você tenha atingido as limitações da engine (resolução é uma limitação comum no Ace), não creio que seja um trabalho que valha a pena.

Se seu projeto já tiver bem adiantado (tipo, uns 50% ou mais), não vale a pena não. A não ser que tenha muito tempo livre pra refazer tudo do zero e não se importe com trabalho extra.

Mais vale você terminá-lo no VX Ace mesmo, principalmente se for um jogo comercial. Inclusive, já conheci muita gente que prefere o VX ou inferiores do que as instabilidades do novo MV.

Mas... No fim. Fica a seu critério. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Acho q me decidi por terminar no VX, me acustumei com ele e nn tem volta acho, eu sou do tipo q se importa com trabalho extra então piora mt, mas ta ficando mt bom o jogo, espero postar uma hora aqui no forum  :wow:
Enjoy the Silence ♫