O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Por que removeram os links para download dos RPG Makers?

Iniciado por LoboShow, 06/02/2019 às 16:00

06/02/2019 às 16:00 Última edição: 07/02/2019 às 13:02 por King Gerar
  Lembro que quando isso aqui era tudo mato tinha um tópico específico para download dos RPG Makers. Só que quando fui lá procurar links para recomendar para um amigo que está curioso em relação ao gamedev, me deparo com isso.

Por que essa mudança repentina? Tomaram algum aviso da Enterbrain? Ou estão com medo de levar algum strike da vida? E eu sei muito bem que pirataria é ruim e blá blá blá. Mas os links para download sempre foram úteis para quem estava se aventurando no Maker, se o cara gostar e realmente for se empenhar, é só comprar ué. Sim, sei que tem BETA, mas não acaba suprindo não.

Pois é. Eu mesmo uso um pirata aqui só pra brincar com uns mapas e testar umas coisas... pois não tenho intenção de desenvolver um jogo no momento.

Sobre o motivo eu não sei, lembro que assim que surgiu a RPG Maker Web, os links foram removidos com o tempo, sendo primeiro na falecida MRM e depois aqui. Mas como eu voltei recentemente no fim de 2018 e eu consegui novamente o pirata pesquisando, então não deve ser difícil encontrar por ai.

2010 ~ 2016 / 2023 ~ 2025

Citação de: Vash online 06/02/2019 às 16:19
eu consegui novamente o pirata pesquisando, então não deve ser difícil encontrar por ai.

Pra que arriscar a vida em torrents se pode ter tudo linkado aqui né? Fica a reflexão.

Nem foi por torrent. Não ouve nenhuma acusação de vírus ou algo do tipo que me prejudicasse e esses programas de proteção aqui são pagos.

Citação de: LoboShow online 06/02/2019 às 16:28Pra que arriscar a vida em torrents se pode ter tudo linkado aqui né? Fica a reflexão.

Então, compre, compre, compre!
Spoiler
[close]

Eu tô mais que ciente que o melhor é comprar, inclusive eu devo ter até o XP original, junto do MV. Me refiro aos novatos que provavelmente nem vão lançar nada comercial, não vejo porque tirar os links que estavam ali há anos. Duvido muito que tenha prejudicado a Enterbrain.

Mas enfim, ainda espero saber por que tiraram, mas provavelmente eu já saiba: "porque não aprovam a pirataria" (mesmo os links estando ali fazia anos).

Eu já havia questionado a staff em 2013. Tópico: Qual é a posição do fórum sobre a PIRATARIA?

Uma resposta do RAIZEN nesse tópico que eu acho pertinente até hoje.
CitarSo adicionando algo, nem a CRM nem a SRM vão tirar os rpg makers de download... porque? Simples, super simples, 70% dos makers aqui não entendem tão bem inglês, a engine oficial é em inglês/japonês, não vamos tirar o RPG Maker que pode sim estar craqueado, mas acima de tudo, está em português, e isso ajuda muita muita gente, então eu sempre deixei claro.

Se puderem, comprem, ajudem a Enterbrain, pelo seu esforço diante da engine, mas vamos dispor a versão aberta em português, exatamente porque essa qualquer brasileiro pode usar. Outra coisa, RIPs, RIP se forem realmente digamos, proibirem isso, eu pessoalmente acho ridículo, pois os RIPs, 90% das empresas, gostam que acontecem, porque isso divulga o próprio jogo e a marca, lembrando que obviamente 90% dos RIPs são de jogos que já pararam de serem comercializados, ou seja, porque ela iria ficar brava por usarem os gráficos, citando ainda por cima de onde foi tirado? Diferente de por exemplo, um Modern Day Pack, aonde o lucro está voltado ao recurso, essa é a única coisa que pode entrar em pauta aqui e provavelmente na SRM, pois é dai que vem a fonte de lucro deles, agora um RIP do Final Fantasy 4 do snes? porque diabos a square iria ficar irritada por isso? ela fica é feliz por divulgarmos algo cujo, divulga a marca dela, e cujo ela não tem prejuízo algum por não estar mais sendo comercializado.

Uma citação do VASH também que eu acho pertinente até hoje:
CitarNão "liguei muito" pra noticia (fiquei como o meu avatar), porque sempre vou ter um lugar para baixar o meu Maker, [...] sendo a questão da língua e a questão do pagar pelo Maker e talvez nem usa-lo, como tenho todas as versões piratas e não uso para um projeto. As vezes para mapear, como alguns duelos.

Enfim, achei estranho terem retirado os links, e não lembro de terem avisado os membros. O que é uma pena, já que sempre falei para conhecidos: Procura Centro RPG Maker, e baixa a ferramenta de graça para tu conhecer e tals..

De qualquer modo, caso algum novato não tenha a malemolência de catar essas coisas nas internetz da vida, mande MP para mim, que talvez eu ache links de Engines e DLCs piratinhas para você. [Se eu tiver tempo também.]

Pois eu sei o quanto é desanimador ter uma ideia legal e não ter os recursos na mão para executar a ideia. E sem falar que é muito dificil que teu jogo será comercial, então recursos piratas não vão dar em nada mesmo.

06/02/2019 às 16:57 #6 Última edição: 06/02/2019 às 17:08 por Vash
Citação de: LoboShow online 06/02/2019 às 16:49
  Eu tô mais que ciente que o melhor é comprar, inclusive eu devo ter até o XP original, junto do MV. Me refiro aos novatos que provavelmente nem vão lançar nada comercial, não vejo porque tirar os links que estavam ali há anos. Duvido muito que tenha prejudicado a Enterbrain.

Mas enfim, ainda espero saber por que tiraram, mas provavelmente eu já saiba: "porque não aprovam a pirataria" (mesmo os links estando ali fazia anos).

Mas como falei, isso encontra facilmente a fora, dei uma pesquisada rápida aqui e já achei RM no media, 4share... de fácil acesso para novatos e para quem não tem condição de pagar por um produto.

"porque não aprovam a pirataria", sim, muito provável que foi esse motivo, da mesma forma que se tornou proibido a disponibilização de pacotes/dlc de materiais pagos aqui no fórum.

@NumPaD
Não entende do porque reforçar uma opinião de 2013, 2013? O.o
Pirataria nunca vai acabar, como reforcei pro Lobo e de novo falo, só procurar e irá encontrar facilmente os links para baixar na internet a fora. Se o porque da CRM mudar de 2013 até 2017(ano que removeram?) removendo o link, eles tiveram seus motivos.

Qualquer programa que vocês estejam baixando pela internet, seja o RM, antivírus, jogos e outros, você estará correndo o risco da mesma forma, por isso recomenda original. Não posso confirmar isso, mas possivelmente esses links fornecidos aqui podem ser os mesmo links que você encontra a fora.

06/02/2019 às 17:24 #7 Última edição: 06/02/2019 às 17:26 por CleanWater
Já tentaram ter um pouco de empatia e compreender o outro lado da moeda?

Se o link do pirata está disponível, o que lhes fazem crer que a maioria das pessoas vão ter a integridade de comprar o original, por compreenderem que a empresa se sustenta da venda de seus softwares?

Se alguém quer só se aventurar na brincadeira de game dev, já existem muitos softwares (de fato) gratuitos por aí.

Além do mais...

CitarSo adicionando algo, nem a CRM nem a SRM vão tirar os rpg makers de download... porque? Simples, super simples, 70% dos makers aqui não entendem tão bem inglês, a engine oficial é em inglês/japonês, não vamos tirar o RPG Maker que pode sim estar craqueado, mas acima de tudo, está em português, e isso ajuda muita muita gente, então eu sempre deixei claro.

É sério que não passa pela cabeça de vocês que se todo mundo no Brasil comprasse a versão original, e demonstrasse que existe sim mercado para o RM aqui no Brasil, muito provavelmente também teríamos uma versão oficial em português dos makers antigos (como já temos no caso do MV na Steam)?

A partir do momento que o mundo inteiro sabe que Brasil não dá lucro por causa da pirataria, quando é que seremos notados pelas empresas estrangeiras?

Fica aí a reflexão.

P.S.: Toquei apenas na ponta do iceberg dos problemas que a pirataria causa.
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente

Não é tão repentina assim já faz um tempo. Vamos aos pontos:

1) Não interessam os debates filosóficos à respeito da pirataria. Atualmente ainda é considerado crime e eu não vou arriscar o fórum e o nome do mesmo só porque é um debate subjetivo. Aproveitando, peço que não desviem o assunto do tópico. Vamos manter o foco na remoção dos links.

2) Não, não recebemos notificação alguma da Degica. Foi uma decisão minha e, se houve algo errado, foi que não consultei o resto da equipe antes de remover os links. Entretanto, mantenho minha posição. Se futuramente houver uma discussão sobre retornar ou não com os links para as versões piratas, votarei contra enquanto isso representar algum risco para o fórum.

3) Pelos mesmos motivos acima, não só as versões do RPG Maker, mas qualquer conteúdo pirateado que for flagrado por aqui será removido e o membro, avisado.

Outros pontos que gostaria de considerar, agora como opiniões puras:

Não sabe inglês? Aproveite o programa e aprenda.
Não quer pagar? Use o RPG Maker VX Ace Lite ou procure nos fóruns gringos. Alguns deles disponibilizam até as versões traduzidas pelo pessoal daqui. Kyo, Sol_Maker e afins.

Citação de: Corvo online 06/02/2019 às 18:37
[...] Foi uma decisão minha e, se houve algo errado, foi que não consultei o resto da equipe antes de remover os links. [...]
Eu não sei se chegamos a debater, mas tu mencionou sim que estaria fazendo isso e, como deu sequência, imagino que pelo menos a maioria da staff não se posicionou contra.

Quanto à citação do Raizen, em 2013 eu concordava com ele - não serei hipócrita e confirmarei que muito é porque em 2013 eu também usava o programa pirata -. Mas as coisas mudaram muito de lá pra cá. Apesar de termos menos movimento no fórum, o RPG Maker cresceu bastante. O que antes era lançado somente em japonês e inglês, hoje já abrange uma dezena de idiomas. Naquela época, se não me engano, na Steam havia somente o VX Ace, hoje quase todas as versões estão lá. O programa também alcançou o Linux e será portado - a mesma versão - para os consoles atuais. Abriu-se as portas para os próprios usuários criarem conteúdo adicional pago, muitos abriram seus Patreon como o Victor Sant, Khas e Yanfly.

E com o RPG Maker ganhando novos adeptos, o fórum deixou de ser o principal lugar onde se encontrava o programa. Há muito tempo, muito antes mesmo dos links serem removidos, nós não éramos nenhum dos primeiros resultados na busca pelo download do programa, aqueles seis milhares de acessos àquele tópico estão ali desde o lançamento do MV, em 2015. Eu ao menos não lembro de ninguém nos últimos anos que chegou aqui procurando baixar o RPG Maker, sempre chegam já tendo-o testado um pouco e procurando recursos, suporte e guias. Então, ao meu ver, não vale a pena "sujar" a comunidade com este material se o que ela ganha em troca disso é insignificante.

Outro ponto é que tínhamos um inconsistência: permitíamos o download do programa pirata, mas não permitíamos a distribuição ilegítima das DLCs. Ou bloqueamos tudo ou permitimos tudo. Se permitíssemos, viríamos a desincentivar a criação de conteúdo, pois temos membros que vieram a desenvolver DLCs pagas, como o HammerStrike e o JosephSeraph, logo estaríamos tirando o lucro deles, o que é um comportamento horrendo de uma comunidade para com seus membros.

A versão mais recente do RPG Maker também seria um problema devido às atualizações. Quando uma versão mais recente fosse lançada dependeríamos de quem desenvolve a versão pirata para disponibilizá-la aqui, o que não acontece muito rápido pois foi-se o tempo em que tínhamos uma comunidade ansiosa pelo lançamento do programa para então traduzi-lo e pirateá-lo. Nesse meio tempo da falta da versão mais recente, disponibilizaríamos uma versão datada, que seria ausente das funções mais recentes e incompatível com os recursos atualizados, principalmente códigos.

Ah, e hoje já temos o VX Ace oficialmente em português bem como o MV, então idioma não é mais problema. Então por esses e outros motivos (menores e que não lembrei enquanto fazia a janta) é que acredito que não foi de todo mal a remoção dos links de download dos programas.

Bom... acho justo a remoção dos links.
Mas independente de opinião, ainda é crime.
TODAVIA! Ainda existe uma ferramenta que eles podem procurar o maker pirata em português....
https://www.google.com/
:math:

Ignorando completamente os comentários dos randoms acima e só considerando os comentários da staff: valeu por se pronunciarem.

Citação de: Corvo online 06/02/2019 às 18:37
Foi uma decisão minha e, se houve algo errado, foi que não consultei o resto da equipe antes de remover os links.

Então agora tá explicado, já entendi da onde saiu a frescura. Obrigado por esclarecerem, podem trancar o tópico para não ter que ler comentários menos espertos (para não dizer outra) coisa, como do membro acima.