O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Avaliem] - Iluminação de Bar / Taverna simples

Iniciado por Rayner, 07/02/2019 às 12:05

07/02/2019 às 12:05 Última edição: 07/02/2019 às 12:45 por Rayner
Boa tarde, comecei a treinar iluminação mas estou com pouco de dificuldade de deixar... decente e gostaria de saber o que vocês acham:

Essa fiz no Gimp e foi a primeira vez que usei a ferramenta. Também utilizo o Photoshop.
Edit: Eu gostaria que deem dicas sobre iluminação de janelas, quem vem a luz natural, pois só achei tutoriais / aulas de iluminação artificial como tochas e lâmpadas.

Deem dicas do que posso fazer / como fazer pois realmente senti um pouco de dificuldade de fazer a iluminação.
O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

------------

Ficou quase imperceptível, tente usar outra cor. Branco funciona bem em quase todos os casos. E você se esqueceu de aplicar a sombra. Assim você teria um efeito mais verossímil, com mais peso.

E não existe uma dica específica para iluminação de janelas. Iluminação é iluminação seja pela luz do sol, pela chama de uma vela ou pelo flash do seu celular. Dê uma olhada nas galerias expostas nessa área. Muitos membros postaram mapas incrivelmente bem iluminados e você pode tomá-los como exemplo.

Citação de: Corvo online 07/02/2019 às 18:17
Ficou quase imperceptível, tente usar outra cor. Branco funciona bem em quase todos os casos. E você se esqueceu de aplicar a sombra. Assim você teria um efeito mais verossímil, com mais peso.

E não existe uma dica específica para iluminação de janelas. Iluminação é iluminação seja pela luz do sol, pela chama de uma vela ou pelo flash do seu celular. Dê uma olhada nas galerias expostas nessa área. Muitos membros postaram mapas incrivelmente bem iluminados e você pode tomá-los como exemplo.

Opa valeu pelo comentário. Eu mesmo achei esse amarelo bem esquisitinho :derp: A Sombra que você se refere seria uma Camada de cor preta onde diminuímos a opacidade? Se sim, eu fiz uma e reduzi a opacidade para 30%.
Vou procurar sim. Valeu pela ajuda!

------------

Também, mas não só. Você precisa definir como a camada vai interagir com a camada de baixo e isso depende do efeito que você quer causar. Se é pra ser um ambiente escuro, se é pra reforçar as partes brilhantes e afins. Sugiro dar uma olhada nestes tópicos:

Mapas da 2º Mostra de Artes.
Uma casinha muito bacana.
Propaganda não autorizada.
Galeria do Lycanimus.
Galeria do ~Vici.
Galeria do Sky.

Isso pra postar os primeiros que encontrei. Se visitar cada tópico da área vai encontrar muita coisa legal, diversos estilos. Quanto mais referências, melhor. o/

Citação de: Corvo online 07/02/2019 às 20:57
Também, mas não só. Você precisa definir como a camada vai interagir com a camada de baixo e isso depende do efeito que você quer causar. Se é pra ser um ambiente escuro, se é pra reforçar as partes brilhantes e afins. Sugiro dar uma olhada nestes tópicos:

Mapas da 2º Mostra de Artes.
Uma casinha muito bacana.
Propaganda não autorizada.
Galeria do Lycanimus.
Galeria do ~Vici.
Galeria do Sky.

Isso pra postar os primeiros que encontrei. Se visitar cada tópico da área vai encontrar muita coisa legal, diversos estilos. Quanto mais referências, melhor. o/

Entendi. Minhas dúvidas são referentes a que ferramenta usar na verdade.
Esse mapinha por exemplo:
A Luz da janela sai reta e parece que com um degradê que vai diminuindo conforme se afasta do foco de iluminação. Existe algum meio mais rápido que o pincel (que deixa a luz(pintura) torta) ou é na raça mesmo usando o pincel? :/

Obrigado pelos links, vai ser de grande ajuda com certeza!

------------

Que eu saiba, a melhor forma é na raça mesmo. Você tem mais controle. Mas, gambiarras existem. Você pode usar a ferramenta de criação de formas, esticar um retângulo como raio de luz, aplicar o degradê nele e fuçar no modo de mesclagem/opacidade até que se encaixe.

Fiz alguns experimentos com seu mapa. Não mapeio desde a época de ouro, então estou enferrujado, mas acredito que dê pra absorver algumas coisas daí o/

Citação de: Corvo online 07/02/2019 às 22:15
Que eu saiba, a melhor forma é na raça mesmo. Você tem mais controle. Mas, gambiarras existem. Você pode usar a ferramenta de criação de formas, esticar um retângulo como raio de luz, aplicar o degradê nele e fuçar no modo de mesclagem/opacidade até que se encaixe.

Ah sim. Valeu pela dica  :XD:

Citação de: Sotelie online 07/02/2019 às 23:03
Fiz alguns experimentos com seu mapa. Não mapeio desde a época de ouro, então estou enferrujado, mas acredito que dê pra absorver algumas coisas daí o/

Opa, da sim. Esses efeitos da luz menos espalhada também foi feito com o pincel?
Você salvou esse arquivo do mapa? Se sim, tem como me passar?

Obrigado pela ajuda ;)

------------

Sem problemas o/

As partículas de poeira foram feitas com um brush configurado para possuir scattering.
Spoiler
[close]

Aí eu usei simplesmente a ferramenta de seleção, o pincel, a borracha e a ferramenta de transformação (CTRL + T) para distorcer (Skew) o reflexo de luz da janela.

É importante respeitar a direção da luz na hora de aplicar a sombra. Aqui eu assumi que o sol esteja na direção das janelas, fazendo com que a luz de lá possua mais intensidade que a luz da porta, consequentemente as sombras vêm na direção oposta.

Outro fator importante na hora de aplicar sombreamento ou iluminação é levar em conta o estilo artístico do jogo. Alguns jogos trabalham mais com sombras e não possuem um esquema de luz intenso, já outros jogos possuem bastante luz e trabalham muito pouco com sombra. Tem também o fator da cena, onde um esquema de sombras decente pode ser vital para uma cena de mistério ou um diálogo triste, por exemplo.

No mais, apenas coloque uma boa música e siga o fluxo. Mapear não tem muito segredo. Basta imaginar como é o cenário que pretende fazer e usar as ferramentas à sua disposição para esculpir a obra o/

Pow acho que se deixar essa luz mais branca e escurecer a tela, vai ficar melhor. E você vai conseguir perceber até melhor como ficou/como você quer iluminar o mapa.

Citação de: Sotelie online 08/02/2019 às 02:44
Sem problemas o/

As partículas de poeira foram feitas com um brush configurado para possuir scattering.
Spoiler
[close]

Aí eu usei simplesmente a ferramenta de seleção, o pincel, a borracha e a ferramenta de transformação (CTRL + T) para distorcer (Skew) o reflexo de luz da janela.

É importante respeitar a direção da luz na hora de aplicar a sombra. Aqui eu assumi que o sol esteja na direção das janelas, fazendo com que a luz de lá possua mais intensidade que a luz da porta, consequentemente as sombras vêm na direção oposta.

Outro fator importante na hora de aplicar sombreamento ou iluminação é levar em conta o estilo artístico do jogo. Alguns jogos trabalham mais com sombras e não possuem um esquema de luz intenso, já outros jogos possuem bastante luz e trabalham muito pouco com sombra. Tem também o fator da cena, onde um esquema de sombras decente pode ser vital para uma cena de mistério ou um diálogo triste, por exemplo.

No mais, apenas coloque uma boa música e siga o fluxo. Mapear não tem muito segredo. Basta imaginar como é o cenário que pretende fazer e usar as ferramentas à sua disposição para esculpir a obra o/

Hahaha, muito bom, Sotelie! Adorei as dicas, eu não tinha noção sobre esse esquema de luz e sombra que os jogos utilizam mais um do que o outro.
Outra coisa em que pequei foi "imaginar" de onde vem a direção da luz. Nem me liguei nesse detalhe, estava fazendo apenas onde achei que teria luz.

Realmente muito boa as dicas, o arquivo PSD também me ajudou bastante a Sanar algumas das minhas dúvidas. Consegui fazer os seguintes mapas baseados no seu:

Esse fiz no Gimp, não gostei muito do resultado e acredito que seja porque não sei mexer direito ainda na ferramenta.

Esse fiz no Photoshop. Gostei mais do resultado deste mapa do que o do arquivo do Gimp. Fiquei tão empolgado em fazer a iluminação que acabei por não fazer os detalhes.
Não está igual o seu mas comparado ao meu primeiro mapa melhorou bastante ;-;

Fico muito grato pela ajuda que me deu e com os links que o Corvo disponibilizou vai dar para estudar bastante coisa.  :XD:

Citação de: Eliaquim online 08/02/2019 às 04:19
Pow acho que se deixar essa luz mais branca e escurecer a tela, vai ficar melhor. E você vai conseguir perceber até melhor como ficou/como você quer iluminar o mapa.

Sim, fiz isso e o resultado relmente melhorou bastante. Esse amarelo de ovo tinha ficado bem estrainho mesmo. Obrigado por comentar!

------------

Citação de: Corvo online 08/02/2019 às 19:46
Melhorou 8001%.  :clap:

Opa, obrigado  :ok: :XD:

------------