O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Fonte 2 - RPG Maker VX ACE

Iniciado por Lunno Maaka, 10/02/2019 às 19:09

10/02/2019 às 19:09 Última edição: 10/02/2019 às 21:09 por Corvo
Olá novamente makers!
Estou com outro problema... Por alguma razão a fonte que estou tentando utilizar no meu jogo não esta renmderizando corretamente.
A fonte que estou tentando usar é esta:

Mas por alguma razão restou tento isso:

A fonte não está sendo exibida de forma correta. Está com contorno e fora de proporção nas letras iniciais e também está toda desfocada.
Existe alguma forma de consertar esse erro? Ou é do próprio RPG Maker?
KEL
Viberlux (dev pause)

É do RPG Maker devido ao tamanho dos caracteres. O ideal seria que o RM redimensionasse as janelas conforme o tamanho do conteúdo contido nas mesmas, mas ele faz justamente o contrário. Se o seu texto exceder o tamanho destas ele será deformado automaticamente para se encaixar. O que pode causar erros como este se os caracteres forem muito grandes.

Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 19:15
É do RPG Maker devido ao tamanho dos caracteres. O ideal seria que o RM redimensionasse as janelas conforme o tamanho do conteúdo contido nas mesmas, mas ele faz justamente o contrário. Se o seu texto exceder o tamanho destas ele será deformado automaticamente para se encaixar. O que pode causar erros como este se os caracteres forem muito grandes.
Entendi, então o certo seria eu redusir ao maximo a quantidade de caracteres por linha?
KEL
Viberlux (dev pause)

Ajuda, mas você pode usar o Font.default_size = N e tentar achar um tamanho no qual sua fonte se encaixe bem. Se não der, recomendo trocar a mesma.

Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 19:34
Ajuda, mas você pode usar o Font.default_size = N e tentar achar um tamanho no qual sua fonte se encaixe bem. Se não der, recomendo trocar a mesma.
Obrigado pela dica. Quanto a usar Font.default_size = N tinha dado erro. Vou ter que optar pela segunda opção.
KEL
Viberlux (dev pause)

Que erro está tendo com ele? Instalou algum core externo no projeto? Se tiver instalado e for o do Yanfly, aí está.

Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 19:47
Que erro está tendo com ele? Instalou algum core externo no projeto? Se tiver instalado e for o do Yanfly, aí está.
Além do script de pular a tela de titulo, teclas de atalho, M3T Moveblock e a remoção da call menu. Não estou a usar mais nenhum recurso de terceiros.
KEL
Viberlux (dev pause)

Então faltou alguma coisa ou colocou o código no lugar errado. Os comandos devem ser inseridos dentro do Main, assim:

#==============================================================================
# ** Main
#------------------------------------------------------------------------------
#  Após a definição de cada classe e modulo, o processamento real inicia aqui.

Font.default_name = ["Nome da Fonte"]
Font.default_size = N # Tamanho da Fonte

rgss_main { SceneManager.run }

Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 19:58
Então faltou alguma coisa ou colocou o código no lugar errado. Os comandos devem ser inseridos dentro do Main, assim:

# ** Main

Font.default_name = ["Nome da Fonte"]
Font.default_size = N # Tamanho da Fonte

O erro ainda continua quando coloco a letra N.
Eu havia colocado variaveis globais junto com o codigo desta forma:
# ** Main
Font.default_name = $font_name = "nome da fonte"
Font.default_size = $font_size = 28

KEL
Viberlux (dev pause)

N seria um número inteiro. O mesmo que:

Font.default_size = 16 # Tamanho da Fonte

No seu caso, ambas as variáveis são inúteis, pois você pode definir o valor diretamente.

Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 20:18
N seria um número inteiro. O mesmo que:

Font.default_size = 16 # Tamanho da Fonte

No seu caso, ambas as variáveis são inúteis, pois você pode definir o valor diretamente.
Entendi. Este funcionou mas ainda sim quando tentei aumentar a fonte, ela ficou cortada na janela.
Existe algum script para fazer essa correção? Ou eu devo alterar alguma coisa nos scripts originais?
KEL
Viberlux (dev pause)

Não há como corrigir a não ser que você planeje reescrever a classe Window inteira e suas herdeiras. Basicamente, refazer a janela do jogo e as janelas criadas dentro dele. Mas como sugeri acima, alterar o valor de N pode te permitir encontrar um tamanho que funcione melhor ou não. Se não achar, recomendo que troque de fonte.

10/02/2019 às 21:06 #12 Última edição: 10/02/2019 às 21:07 por Lunno Maaka
Citação de: Corvo online 10/02/2019 às 20:43
Não há como corrigir a não ser que você planeje reescrever a classe Window inteira e suas herdeiras. Basicamente, refazer a janela do jogo e as janelas criadas dentro dele. Mas como sugeri acima, alterar o valor de N pode te permitir encontrar um tamanho que funcione melhor ou não. Se não achar, recomendo que troque de fonte.
Melhor não, reescrever a classe toda certemente dará mais trabalho que o próprio desenvolvimento do jogo em si ao julgar pelo conhecimento precario em RGSS3.
Realmente alterar o valor funciona algumas vezes o unico tamanho que tem foco nas letras é muito pequeno,mas vou tentar pelos seus multiplos.
A fonte é a unica coisa que não posso trocar, ela tem a escensia de pixel que nescessito.

Obrigado pelo suporte!
KEL
Viberlux (dev pause)