O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Freedman's Mansion - Entrance Hall

Iniciado por RaonyFM, 20/02/2019 às 13:18

20/02/2019 às 13:18 Última edição: 20/02/2019 às 16:34 por RaonyFM
   Caríssimos,

Mais um mapinha do meu pocket-project. Como o primeiro e o segundo ato passar-se-ão numa mansão, estou empenhado em criar aquela atmosfera de suspense em cenários internos. Tenho sérios problemas com jumpscares, que costumam ser usados de forma preguiçosa; creio que criar uma atmosfera sombria é mais efetivo do que sustos baratos.

Spoiler
[close]
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Eu adorei o mapa.
A principio achei que seria baseado em alguma mansão do resident, porque me trouxe memorias antigas dos cenários e da tensão do jogo, principalmente do 0 hehe eu devo ta viajando xD

Porem esses quadros estão um tantinho iluminado de mais comparado ao resto, eu ficaria fuxicando  neles achando que teria alguma coisa la.

Tenho que forçar um pouquinho a visão p analisar mais kk  :O=O:   mas acho que você usou as luminárias de canto ao lado da escada em vez das de 3 pontas que usou no resto do mapa.

Acho que e isso msm com as coisas que falei continuo adorando o mapa, ele passa munto a atmosfera de jogo de terror / suspense, estou curiosa de como sera os outros cômodos da mansão!

Citação de: Hamster online 20/02/2019 às 15:24
Eu adorei o mapa.
A principio achei que seria baseado em alguma mansão do resident, porque me trouxe memorias antigas dos cenários e da tensão do jogo, principalmente do 0 hehe eu devo ta viajando xD

Porem esses quadros estão um tantinho iluminado de mais comparado ao resto, eu ficaria fuxicando  neles achando que teria alguma coisa la.

Tenho que forçar um pouquinho a visão p analisar mais kk  :O=O:   mas acho que você usou as luminárias de canto ao lado da escada em vez das de 3 pontas que usou no resto do mapa.

Acho que e isso msm com as coisas que falei continuo adorando o mapa, ele passa munto a atmosfera de jogo de terror / suspense, estou curiosa de como sera os outros cômodos da mansão!

Creio que a relação com Resident Evil deva-se ao tom de vermelho mesclado ao tom de madeira, bem como a escadaria central e as pilastras. O hall da mansão do Resident Evil é bem parecido, e confesso que me inspirei nela. Mas a inspiração termina aí, pois o game não é sobre zumbis, mas sobre o Cthulhu Mythos; é uma "homenagem" à H.P. Lovecraft.
   Sobre os quadros, eu os destaquei devido ao fato de que todos os quadros presentes no game serão interativos. Ao clicar em um quadro, será possível vê-lo em detalhe. Aliás, a título de curiosidade: os quadros não são genéricos, não pertencem a nenhum pacote de recursos, pois são quadros de artistas reais (inclusive, cada um mostrará uma legenda com o nome do artista, o título do quadro e o ano em que foi pintado). Então, cada um deles será único. O proprietário da mansão é um erudito, ele possui profundo conhecimento em artes, ciências e filosofia. Isso se refletirá na ambientação.
   Obrigado pelo elogio! Estou aprendendo muito, pois nunca trabalhei com esse estilo de tileset, tampouco com essa temática. Será algo muito diferente do que estou fazendo em Canções de Mnemosine. Espero conseguir criar uma ótima imersão aos jogadores, e contar uma ótima história de horror.
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Citação de: RaonyFM online 20/02/2019 às 13:18
[...]
Tenho sérios problemas com jumpscares, que costumam ser usados de forma preguiçosa; creio que criar uma atmosfera sombria é mais efetivo do que sustos baratos.[/justify]
[...]

Comentário bonito, comentário formoso. Comentário bem feito.  :ok:

O mapa está muito bom, a iluminação ficou bem harmônica no cenário inteiro. coisa difícil de fazer. Porém o excesso de simetria pode atrapalhar, alguns pontos me incomodaram:

- As colunas na parte superior que estão próximas às esquinas do patamar dão a impressão de estarem muito próximas da curva. Creio que abaixá-las um tile resolva.
- As estátuas nas mesas são idênticas. Eu inverteria a posição horizontal de uma delas ou trocaria ambas por outros objetos não tão simétricos.
- As marcações do teto definindo portas laterais incomodam, mas isso é mais opinião que crítica. Eu prefiro - atualmente - deixar os tetos retinhos e usar outro meio de marcação. As setinhas brilhantes de antigamente funcionam para mim, mas acho que destoariam da ideia que o jogo quer passar. Mas quem sabe lâmpadas?
- Não concordo com o lustre ali, porque não há lógica em mostrá-lo se também não se mostra o teto. Ao meu ver ele é dispensável.

Fala Raony, como você está meu caro?

Gostei muito do seu mapa, o clima de terror que você passou ficou muito bom, e a composição do mapa em si ficou bem legal, em questão de iluminação e sombreamento, talvez o mapa tenha ficado um pouco escuro, o problema com isso é enxergar alguns detalhes e ter que força um pouco a visão, isso é bem normal em mapas com essa temática, mas uma dica que eu posso lhe dar sem perder essa ambientação, é tentar usar algum filtro com tonalidades mais frias ao mapa, isso já melhoraria o problema com o sombreamento e daria um toque a mais no ambiente, como por exemplo uma luz natural externa, deixarei um exemplo com o seu mapa se me permitir, só para entender o que eu quis dizer, lembrando que isso é só uma dica que pode te ajudar a criar ambientes com essa temática, mas do modo que o seu mapa está, está ótimo, parabéns, espero ver mais sobre esse projeto!

Exemplo:
Spoiler
[close]

Abraços do Lyca!  :ok:
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.

Citar- As colunas na parte superior que estão próximas às esquinas do patamar dão a impressão de estarem muito próximas da curva. Creio que abaixá-las um tile resolva.

É uma boa ideia, Corvo, acho que ficaria mesmo melhor.

Citar- As estátuas nas mesas são idênticas. Eu inverteria a posição horizontal de uma delas ou trocaria ambas por outros objetos não tão simétricos.

Eu também não gostei dessas duas estátuas, considerei inverter a posição horizontal de uma delas, mas acho que seria mais interessante colocar outra estátua.

Citar- As marcações do teto definindo portas laterais incomodam, mas isso é mais opinião que crítica. Eu prefiro - atualmente - deixar os tetos retinhos e usar outro meio de marcação. As setinhas brilhantes de antigamente funcionam para mim, mas acho que destoariam da ideia que o jogo quer passar. Mas quem sabe lâmpadas?

Essas marcações do teto também desagradam-me, mas foi a melhor forma que encontrei para indicar ao jogador que ali há portas. Setinhas, como você disse, não combinariam com a proposta do game, por isso as descartei. Lâmpadas não funcionariam, pois não há luz elétrica na mansão, salvo em lugares específicos, e apenas no intuito de criar tensão e mistério. De qualquer forma, ainda estou aberto à soluções mais elegantes... hahaha...

CitarFala Raony, como você está meu caro?

Gostei muito do seu mapa, o clima de terror que você passou ficou muito bom, e a composição do mapa em si ficou bem legal, em questão de iluminação e sombreamento, talvez o mapa tenha ficado um pouco escuro, o problema com isso é enxergar alguns detalhes e ter que força um pouco a visão, isso é bem normal em mapas com essa temática, mas uma dica que eu posso lhe dar sem perder essa ambientação, é tentar usar algum filtro com tonalidades mais frias ao mapa, isso já melhoraria o problema com o sombreamento e daria um toque a mais no ambiente, como por exemplo uma luz natural externa, deixarei um exemplo com o seu mapa se me permitir, só para entender o que eu quis dizer, lembrando que isso é só uma dica que pode te ajudar a criar ambientes com essa temática, mas do modo que o seu mapa está, está ótimo, parabéns, espero ver mais sobre esse projeto!

Vou muito bem, e o senhor? Gostei da ideia dos filtros, certamente os utilizarei em cenários nos quais a luz natural externa for mais presente. Obrigado pelo toque! Sobre as sombras demasiado intensas, então, in game elas não ficam tão fortes. Essa imagem foi tirada diretamente do PS, e na edição eu tenho que deixar as sombras intensas, pois no Maker elas ficam mais fracas. Se eu deixasse mais claro no PS, ficaria ainda mais no Maker, quebrando a estética. Ou seja, durante a gameplay as sombras não irão atrapalhar o jogador. Mais uma vez, obrigado pelo comentário! o/