O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Por que não consigo fazer pixel art no RM VX Ace?

Iniciado por Nogueira, 26/02/2019 às 21:06

26/02/2019 às 21:06 Última edição: 26/02/2019 às 21:56 por Nogueira
Fala galera, comecei a usar o Vx ace a pouco tempo e estou com uma dúvida: quando pego um spritesheet de um personagem e vou fazer uma pixel art no paint não consigo usar a arte que fiz. O que rola é que não aparece opção de selecionar cada um dos templates, a seleção dos templates dentro do evento fica pequenininha, tipo assim:

Por que isso acontece? Como fazer para evitar? E essa mancha branca em cima do personagem, tem como evitar?

Outra dúvida: uma coisa que estou sentindo falta no vx ace é a possibilidade de colocar objetos do tileset um em cima do outro e ter a opção de usar o gráfico do tile no evento. Tem como fazer isso? Não poder sobrepor objetos está foda, dificulta demais o mapeamento.

26/02/2019 às 21:15 #1 Última edição: 26/02/2019 às 21:20 por Biel1595
Primeiro, você precisa ter certeza de que os sprites estão na resolução certa. Pegue sprites estilo mack e coloque por baixo, ou pegue uma referência no google.

Se você tem certeza de que os sprites estão corretos, não se esqueça de colocar como prefixo (No início do nome da imagem) uma exclamação.
Espero que tenha ajudado!

Sobre as sombras, bom, use o photoshop ou outro programa de edição de imagem para tirá-los.

E sobre os layers, o RPG Maker VX Ace não tem opção de mais de um layer, ou seja, você precisa usar eventos para criar um objeto em cima do outro, ou usar parallax.

Caso eu tenha ajudado, pode pedir à um coordenador para trancar o post ou colocar o ícone de resolvido :)
-=-

Citação de: Biel1595 online 26/02/2019 às 21:15
Primeiro, você precisa ter certeza de que os sprites estão na resolução certa. Pegue sprites estilo mack e coloque por baixo, ou pegue uma referência no google.

Muito obrigado, deu certo! No fim das contas era o prefixo mesmo, o meu que funcionou no caso foi o $ e não a exclamação.

Sobre os layers, o que seria o parallax no caso?

Parallax é você pegar qualquer tileset e fazer um mapa por um editor de imagem qualquer (O que mais usam é o photoshop).
Também serve para fazer iluminações, fogs e etc...

Mas cuidado com os tilesets que usa, vê sempre quem você precisa creditar, e se eles são grátis para o uso comercial/não comercial, ou até mesmo se não puder usar em outras engines, por exemplo, um tile do MV no VX Ace :)
-=-

Citação de: Biel1595 online 26/02/2019 às 21:23
Parallax é você pegar qualquer tileset e fazer um mapa por um editor de imagem qualquer (O que mais usam é o photoshop).
Também serve para fazer iluminações, fogs e etc...

Mas cuidado com os tilesets que usa, vê sempre quem você precisa creditar, e se eles são grátis para o uso comercial/não comercial, ou até mesmo se não puder usar em outras engines, por exemplo, um tile do MV no VX Ace :)

Usar tileset sem autorização pode dar um problema muito grande?

26/02/2019 às 22:05 #5 Última edição: 26/02/2019 às 22:15 por Biel1595
Se o criador não exigir autorização, você só precisa dar os créditos à ele.
Se ele exigir autorização ou outra coisa para um projeto comercial, você só pode usá-los se seu jogo for e sempre ser gratuito.
Também tem o caso das DLC's, nas quais você só pode usar, independente de comercial ou não, se você comprá-las.

Se não seguir as regras, se eu não me engano, você pode levar um processo, ou vão pedir para você retirar o jogo do ar (Acho difícil fazerem só isso)
Mas não precisa se preocupar tanto, é só ler as coisas com atenção e, se tiver alguma dúvida, faça um tópico! :ok:

Há uma publicação no fórum oficial do RPG Maker, nas quais mostram tilesets que você NÃO pode usar em hipótese nenhuma.
Neles tem do Hanzo Kimura, BenBen, etc...
Esses tiles possuem gráficos de jogos já existentes, ou seja, são "ripados", e você não pode usá-los de jeito nenhum.
Ou simplesmente gráficos que os criadores não permitem disponibilizar gratuitamente, mas são distribuídos de qualquer jeito.

Aqui está a lista completa, se quiser ter a certeza de que está usando os tiles certos.
-=-